Manual prático para o sucesso – Parte 2

Por MedPlus em 05 de outubro de 2015.

Como já dissemos na primeira parte desse manual, não basta ser um excelente profissional de saúde para ter sucesso, caso sua intenção seja ter seu próprio consultório ou clínica. É preciso ter consciência de que seu empreendimento é um negócio como qualquer outro, portanto conhecer princípios de gestão é muito importante.

Agora que você já sabe como cuidar da aparência da sua clínica e como causar aquela boa impressão, vamos falar sobre o financeiro. Saber cuidar bem do caixa pode ser a diferença entre ir para o topo ou para o fundo do poço. A seguir, algumas lições básicas que servem para qualquer tipo de empresa, desde a padaria da esquina até os grandes hospitais.

Lição 1: o dinheiro da clínica não é seu. 

“Como assim, MedPlus? A clínica não é minha?”. Claro que é, mas você não deve usar o dinheiro que ela gera como se não houvesse amanhã. Anote isso, pois é muito importante: separe a sua conta bancária da conta bancária do consultório e jamais misture as duas coisas.

Estabeleça um salário para você, determine um dia fixo do mês para retirada e exercite a disciplina para que não haja retiradas extras. Tenha paciência, pois a boa gestão te ajudará a ter salários cada vez maiores.

Lição 2: qual é o preço?

Afinal, quanto custa a minha clínica? É preciso responder a essa pergunta para cobrar um preço justo pelos serviços oferecidos. Em linhas gerais, o cálculo da hora clínica funciona assim: divida os custos fixos da clínica ou consultório pelas horas trabalhadas no mês.

Os custos fixos são as contas de luz, água, telefone, aluguel, internet, impostos, salário de funcionários, seu pró labore e afins. Parece fácil, mas definir tabela de preços pode ser um assunto sensível. Na dúvida, procure consultar um profissional de contabilidade ou administração.

Lição 3: não ignore a contabilidade 

Um contador pode até cuidar de toda a burocracia para você, mas não deixe de acompanhar a movimentação contábil de seu negócio. Procure ficar por dentro de relatórios, balanços mensais e demonstrativos de resultados. Assim você estará no controle e poderá ver de perto o crescimento da sua empresa.

 

MedPlus