Manual prático para o sucesso – Parte final

Por MedPlus em 08 de outubro de 2015.

Não importa o tamanho da clínica, o bom andamento das coisas dependerá do trabalho de uma equipe. Mesmo que seja um consultório particular, com apenas um médico, outras pessoas também estarão no local.

Selecionar funcionários é uma tarefa bem complicada, principalmente se você não conta com a consultoria de alguém que entenda de recursos humanos. Antes de escolher alguém para, por exemplo, ocupar a vaga da recepção, é preciso determinar bem qual será a atividade exercida pelo contratado, e o que se espera dele quanto a qualificações técnicas e de comportamento.

Também é importante conhecer bem os objetivos e valores do candidato e em que momento ele se encontra em sua vida profissional. Isso precisa estar em sintonia com a cultura e os valores da empresa. Perfis e páginas em redes sociais costumam revelar bastante sobre nosso comportamento, tanto que não são raros os profissionais de RH analisarem os perfis de candidatos à vagas. Outra dica útil é buscar referências de ex-empregadores.

Com a equipe formada é preciso pensar em como criar um ambiente eficiente de trabalho, e é aqui que entram nossos tópicos:

Plano de trabalho

Tudo que é organizado funciona melhor, por isso vale a pena investir um tempo na criação de um plano de trabalho. Isso ajudará muito na sistematização e organização do que acontece no consultório ou clínica, principalmente se as funções e objetivos de cada funcionário ou setor estiverem muito bem esclarecidos.

Treinamento e motivação

Treinamento é importante e, por mais que isso possa custar um pouco, o investimento geralmente volta em qualidade de atendimento e boa execução dos serviços. Motivar a equipe também é fundamental. Remuneração adequada, um ambiente confortável e seguro e o bom e velho elogio são algumas ações que interferem na motivação da equipe.

 

Ambiente favorável

O ambiente organizacional precisa dar condições para que a equipe sinta tranquilidade para executar seu trabalho. A criação desse ambiente é algo bastante particular e depende de fatores como número de funcionários, ramo da empresa, entre outros. Por exemplo: funcionários de algumas grandes empresas de tecnologia têm cargas horárias maleáveis, trabalhando no período que acham mais adequado para determinadas tarefas. Procure analisar as características do seu consultório, clínica ou hospital, e estude as melhores formas de manter o ambiente favorável ao trabalho do seu time.

MedPlus