Marketing de relacionamento em clínicas de olhos: você já possui?

Descubra tudo sobre marketing de relacionamento e saiba como e por que aplicá-lo em sua clínica de olhos de forma certeira!

Por Suellen Bosse em 16 de abril de 2020.

Nos primórdios do marketing, quando ele era estritamente offline, o objetivo era basicamente fortalecer marcas e gerar venda.

Com o passar dos anos as pessoas mudaram, as gerações se tornaram cada vez mais tecnológicas. E todo o cenário foi gradativamente mudando.

Percebendo a mudança no público, empresas dos mais diversos mercados tiveram que reinventar seu marketing. Mesmo que o fim continuasse sendo o mesmo: vender, antes dessa ação final se tornou necessário desenvolver algo com seu público: relacionamento. 

Sua clínica de oftalmologia já investiu em marketing de relacionamento? Conhece todos os benefícios que esse tipo de investimento pode trazer para sua clínica de olhos? 

Continue sua leitura e descubra tudo sobre marketing de relacionamento e como implantar em clínicas de oftalmologia!

O que é o marketing de relacionamento?

Marketing de relacionamento em clínicas de olhos: você possui? | MedPlus

O marketing de relacionamento se trata de uma estratégia voltada para a fidelização de clientes. No caso da sua clínica de olhos, a fidelização dos seus pacientes.

Para que seja possível promover a fidelização, sua estratégia deve ser focada em conteúdos pensados especialmente para as características do seu público, a fim de gerar proximidade e capturar sua atenção. 

Outro fator que está ligado diretamente ao marketing de relacionamento é a satisfação do seu paciente. Pois nesse caso o marketing não se trata de propaganda, mas sim da busca pelo aumento da satisfação do cliente em relação à sua clínica de oftalmologia.

Como implantar o marketing de relacionamento em sua clínica de olhos?

O primeiro passo para implantar o marketing de relacionamento em sua clínica de oftalmologia é deixar claro para toda a sua equipe que suas ações, de agora em diante, buscarão a fidelização do cliente.

Isso significa que todas as ações desenvolvidas pela sua clínica precisam ser pensadas para promover uma experiência positiva do paciente.

Portanto, promova um atendimento atencioso o humanizado, em todos o momentos que o paciente tiver contato com sua clínica, seja por um telefonema, sendo atendido pela sua equipe ou pelo profissional oftalmologista. 

Garanta também que os ambientes que compõem sua clínica sejam confortáveis. Procure por móveis que tragam isso para cada local, além de procurar utilizar cores calmas que promovam aconchego. 

Preste atenção no tempo de espera do paciente para sua consulta. Procure manter cada atendimento no horário agendado. Caso aconteçam atrasos, evite que eles sejam mais longos que 10 minutos. 

Longas esperas deixam pacientes chateados e isso pode acabar atrapalhando no processo de fidelização. 

É claro que também devemos falar sobre o marketing em si! 

Para tanto faça o possível para que toda a publicidade da sua clínica seja bastante humana, com conteúdos que busquem ajudar o paciente a ter uma vida mais saudável, e com mais qualidade.

Passo a passo para implantar o marketing de relacionamento

Para ficar mais clara a maneira de implantar o marketing de relacionamento e garantir que ele traga bons resultados em sua clínica de oftalmologia, siga estes quatro passos:

  1. Conheça seu público. Estude ele e saiba como ele se comporta, quais seus sonhos e principalmente as expectativas perante a sua clínica;
  2. Segmente o público descoberto no primeiro passo e procure personalizar o atendimento para cada paciente;
  3. Promova um atendimento humano focado na satisfação do cliente;
  4. Monitore seus resultados. Uma boa maneira de fazer isso é através de pesquisas de satisfação. Falaremos mais sobre o assunto adiante! 

Marketing de relacionamento em tempos de COVID-19

Marketing de relacionamento em clínicas de olhos: você possui? | MedPlus

O início do ano de 2020 foi marcado pela pandemia do coronavírus em todo o mundo. Tendo em vista o cenário mundial causado pela COVID-19, marketing de relacionamento se tornou algo muito importante para empresas.

O distanciamento social requerido para evitar a transmissão da COVID-19 impactou empresas, inclusive clínicas médicas. 

Para contornar a situação, o marketing de relacionamento se tornou uma arma realmente poderosa. Principalmente porque é possível promover seu relacionamento com o cliente através de ferramentas digitais!

Mais do que nunca as pessoas ficaram imersas no digital. Redes sociais, aplicativos, pesquisas em sites de busca. Isso tudo deu um salto bastante grande durante o período de quarentena. 

E vale destacar: depois que as pessoas perceberam tantas facilidades com o digital, elas não vão deixar de utilizar estas ferramentas. 

Como medir os resultados de sua estratégia de marketing de relacionamento?

Uma das maneiras de garantir que sua estratégia seja efetiva é analisando os resultados de suas ações. 

Pesquisas de satisfação são imprescindíveis para que o gestor compreenda como o paciente está se sentindo em relação a sua clínica de oftalmologia, e descobrir se suas ações estão sendo efetivas.

Existem muitas maneiras de realizar pesquisas de satisfação, uma delas é o NPS.

O Net Promoter Score (NPS) é uma métrica que calcula a satisfação do cliente. O método é bastante prático e não toma muito tempo da clínica para avaliar, nem do paciente para responder. 

Basta que o paciente responda uma pergunta bastante simples;

“Em uma escala de 0 a 100, o quanto você indicaria nosso consultório para um amigo ou familiar?

Para avaliar os resultados considere os seguintes números: 

75 a 100: Zona de Excelência;

50 a 74: Zona de Qualidade;

0 a 49: Zona de Aperfeiçoamento;

-100 a -1: Zona Crítica.

Para calcular a taxa final de satisfação de seus clientes, basta utilizar a seguinte fórmula:

“Promotores – Detratores”

Promotores são os pacientes cujas respostas ficaram entre a zona de excelência e qualidade. Já os Detratores são aqueles cujas notas ficaram entre a zona de aperfeiçoamento e crítica.  

Uma dica final é acrescentar uma pergunta a mais, pedindo o que justifica a resposta do paciente. Assim, o gestor saberá quais as causas do paciente estar completamente satisfeito, ou ainda o que pode ser melhorado. 

SMS e e-mail marketing para gerar relacionamento com seu paciente

Existem diversas ferramentas que podem promover a fidelização de seus pacientes. Falamos inicialmente de redes sociais, como Facebook e Instagram, mas existem outras ferramentas que podem ser utilizadas para tanto. 

Utilizar SMS e e-mail para se aproximar mais do seu paciente também é uma boa ideia. Essas ferramentas podem ser utilizadas para confirmação de consultas. Mas também é possível ir muito além disso.

Envie mensagens com dicas para garantir que seus pacientes tenham qualidade de vida e mais saúde. Como e-mails podem conter conteúdos mais longos, através desta ferramenta você pode enviar textos maiores, e inclusive receitas saudáveis e simples. 

Manter as pessoas atualizadas também é uma ótima ideia. O mercado da oftalmologia possui alguma novidade? Divida isso com seus pacientes. 

Lembre-se de também enviar mensagens em datas comemorativas como aniversários, natal, ano novo e outros feriados. Esse tipo de ação mostra que sua clínica se preocupa com o paciente, e isso promove a sua fidelização.

Aposte no marketing!

Como anda o marketing da sua clínica? Suas ações têm promovido a fidelização e a captação de pacientes?

Para que uma estratégia resulte em bons resultados e o investimento dê retorno para sua clínica, procure criar estratégias robustas e planejamentos completos.

Suellen Bosse

Gerente de Marketing
Atualmente é Gerente de Marketing, com mais de 15 anos de experiência na área de comunicação e relacionamento, faz parte do time da Sponte há mais de 18 anos.