Modernizar ou não uma clínica médica. Qual o melhor momento?

Por Aline Patricia em 16 de agosto de 2017.

Um bom atendimento e profissionais qualificados, por si só, podem não conseguir garantir a fidelização de clientes e a atração de novos pacientes para a clínica. A aparência do ambiente e os recursos que ela oferece podem ser decisivos para uma agenda sempre cheia de clientes e a ampliação dos negócios.

Neste artigo você irá entender qual o melhor momento de planejar a readequação da clínica e a importância da modernização para a saúde do negócio. Confira!

Por que modernizar?

A reestruturação da clínica não deve ser somente relacionada à uma questão estética/decorativa. Além dessas questões, é necessário dar também bastante atenção a outros aspectos que precisam ser modernizados para atender melhor os pacientes ou até mesmo ampliar sua capacidade, visando o atendimento de uma demanda maior de clientes.

Veja abaixo alguns pontos essenciais que devem ser considerados na reformulação da clínica:

– Mobiliário

Quando os móveis da clínica estão com aspecto envelhecido ou não são mais suficientes para atender a demanda da clínica em termos de espaço e comodidade, será necessário pensar em um novo mobiliário para o local. No entanto, muitas vezes apenas uma reorganização do ambiente pode ser suficiente. Nesse caso, avalie detalhadamente as reais condições do espaço e entenda que tipo de alteração deverá ser feita.

– Decoração

Embora essa questão dependa um pouco do padrão que se queira dar à clínica, o ideal é optar por cores claras e limpas, linhas retas e objetos sóbrios. Caso seja necessário um novo mobiliário, procure escolher móveis modernos, compactos e com poucos detalhes, que podem se adaptar a qualquer ambiente mais facilmente.

Se o local foi direcionado a um público específico, como clínicas pediátricas por exemplo, a decoração deverá seguir uma temática mais alegre e colorida. Pode ser disponibilizada também uma brinquedoteca, com brinquedos seguros para todas as faixas etárias.

– Equipamentos

Seguindo a mesma lógica dos móveis, os equipamentos devem ser revistos caso haja uma ampliação no escopo de atendimento ou quando já estiverem ultrapassados.

– Posicionamento no mercado

Qual imagem a clínica deseja apresentar no mercado? Caso exista a intenção de realizar uma mudança significativa no posicionamento da instituição no segmento, deverá ser feito um estudo para entender e aplicar as transformações necessárias para que a clínica se enquadre nos novos padrões.

– Presença nos meios digitais

Inserir a clínica médica no mundo digital é uma maneira eficiente e de baixo custo não apenas para alinhar o estabelecimento com as novas tendências, mas também para divulga-lo no mercado. Nesse caso, o ideal é investir na criação de um site (que pode ser simples, destacando as especialidades e exames oferecidos, ou mais complexo, com a elaboração de conteúdos úteis para o paciente).

Além disso, é importante que a empresa esteja presente nas mídias sociais, um recurso que efetivamente pode trazer mais popularidade à clínica. Identifique onde seu público está (Facebook, Instagram ou Twitter) e crie uma página para divulgar conteúdos relevantes sobre medicina e seu universo e interagir com seguidores.

– Modernização na gestão

A atualização dos sistemas de gestão é fundamental para a modernização de clínicas médicas, já que traz inúmeras vantagens para todas as pontas envolvidas no atendimento do paciente.

Integrando as operações do estabelecimento com um software de gestão é possível otimizar uma série de ações do dia a dia da clínica, como a liberação e visualização de laudos e o acesso ao histórico médico do paciente e dos tratamentos e consultas realizados, entre outras funções.

A implantação desse tipo de solução não apenas modernizará o atendimento como aumentará sensivelmente a produtividade de toda a equipe, agilizando o atendimento, reduzindo erros operacionais e diminuindo os custos para o estabelecimento.

A MedPlus está há 18 anos no mercado disponibilizando para seus clientes modernas soluções para gestão de clínicas médicas, tornando-se uma referência nesse segmento. Entre em contato conosco e entenda o que a MedPlus pode oferecer para seu negócio!

 

Aline Patricia

Gerente de Produto
Formada em Administração, há 11 anos atua na MedPlus no atendimento ao cliente e atualmente é Gerente de Produto.