O médico também é seu cliente, sabia?

Por Cecília Galvão em 15 de fevereiro de 2017.

Consultórios ou clínicas tendem a achar que seus únicos clientes são os pacientes que procuram por tratamentos e especialidades, porém na verdade é que eles são apenas uma parte do seus clientes, você sabia?

Não?

O que temos para te dizer hoje é que o seu corpo clínico, ou seja, os médicos que trabalham em seu time também são e devem ser considerados seus clientes, pois eles são peça chave para que você obtenha os resultados que precisa.

Se você não dá a devida importância aos médicos e enfermeiros que integram a sua equipe, a MedPlus vai te mostrar que, talvez, se você não começar a tratá-los muito bem, fatos bem complexos começarão acontecer.

Fique com a gente nessa leitura!

 

O médico é peça chave de seu consultório!

Você como um bom gestor ou dono de estabelecimento de saúde já deve ter ouvido por diversas vezes que se um paciente não for bem tratado, se ele não receber a real atenção, se ele não se sentir confortável e não confiar no que está dizendo para ele, com toda a certeza, ele vai procurar outro profissional que vá te auxiliar.

A relação entre médico e paciente é fundamental para que o resultado de um tratamento ou de um processo de estética aconteça. No entanto, costumamos olhar essa situação apenas na fase final, ou seja, a relação entre médico e paciente, porém o sucesso começa antes…

A relação entre médico e paciente só será boa se o profissional estiver bem consigo mesmo e não dizemos isso em caráter de questões pessoais, na verdade, é muito além disso, o médico precisa ter a possibilidade de trabalhar em um ambiente em que tem conforto no atendimento, aberto para o diálogo e ferramentas que facilitem o seu dia a dia.

Então, para começar, o ideal é encarar o médico como um de seus clientes!

Normalmente, clínicas e consultórios não contratam em formato CLT, essa não é uma prática comum no segmento médico. O que ocorre muito é o vínculo através de PJ, ou seja, um prestador de serviço que irá fornecer um tipo de atividade que agregará valor à sua marca.

Sendo assim, um consultório médico poderá trabalhar com diferentes especialidades, apenas fazendo ajustes de horários, organização de espaço e fornecendo os materiais necessários para o atendimento.

Só que você concorda que uma relação de prestação de serviço dá margem para que os profissionais escolham se querem trabalhar com você ou em outro corpo médico?

E o que irá definir se ele passará longos anos dentro de seu consultório ou se irá embora é a forma que você lidará com as suas necessidades.

 

O que devo oferecer aos médicos e enfermeiros?

O trabalho clínico não é algo simples e para que eles chegassem até ali precisaram estudar muito, abdicar de sonhos e, muitas vezes, se dedicar mais de 1000% para lutar pela vida de cada paciente, então o mínimo que você pode oferecer é uma estrutura adequada de trabalho.

Seus equipamentos precisam estar em dia, o ambiente de trabalho precisa ser confortável, ele precisa ter ferramentas necessárias de organização, medicamentos, materiais cirúrgicos e tudo mais que o garanta fazer o seu trabalho com maestria.

A tecnologia está aí para isso e a MedPlus pode te ajudar a oferecer o que há de melhor nesse quesito!

Vamos pensar em algumas situações que acabam gerando atrito em seu corpo médico:

  • Falta de organização de salas e consultórios é um dos principais problemas em clínicas que trabalham com uma grande quantidade de profissionais. Sabendo disso, você pode usar um software que te ajude a organizar as disponibilidades, não deixando nenhum médico com sala fixa, deixando que ele agende o espaço do qual ele sente mais conforto;

 

  • Indisponibilidade de prontuário médico é um dos grandes problemas no momento do atendimento. Utilizar aquelas guias em papel é um risco grande de perda de informação, além de, por muitas vezes, atrasar o atendimento pelo fato de ter que aguardar a chegada. Evite isso, aposte em prontuários online, dentro de um sistema integrado, onde o médico pode acessar e consultar todo o histórico do paciente quando precisar;

 

  • Disponibilidade de medicações sempre em dia. Um médico ou enfermeiro quando não tem disponível os recursos necessários, que nesse caso são os remédios, acabam se sentindo impotentes diante de seus pacientes e, isso, torna o dia a dia de trabalho frustrante, fazendo com que na primeira oportunidade eles procurem alterativas de saída;

 

  • Especialistas precisam de equipamentos e máquinas especificas para que possam exercer a sua função, se o seu consultório não tem disponibilidade, não feche a parceria com esse profissional, pois a relação será complexa;

 

  • Por fim, dê espaço para que esse profissional tenha canal de comunicação aberto com a gestão de seu local de trabalho, apontando sempre os problemas, pois dessa forma você conseguirá resolver questões mais assertivamente já que estará enxergando com outros olhos.

A tecnologia está disponível para facilitar seu dia a dia e melhorar o desempenho do seu consultório médico.

É por isso, que nós, da MedPlus, acreditamos que a solução para a maioria dos problemas que esse setor tem é a falta de um software ERP de gestão para clínicas médicas.

Nossos clientes comentam após a implementação do sistema, seu corpo clínico de maneira geral ficou muito mais satisfeito, focado e os problemas diminuíram em mais de 30%.

Vale muita a pena bater um papo com a gente para que possamos entender qual a sua necessidade e no que podemos te ajudar em busca de melhores resultados.

Entre em contato conosco para que consigamos entender suas necessidades e lhe oferecer uma solução adequada.

Até breve!

Cecília Galvão

Líder de atendimento
Atua no atendimento da MedPlus há quase 2 anos e possui experiência nas áreas de atendimento ao cliente, suporte técnico, implantação e sucesso do cliente.