Pesquisa de satisfação pode ajudar a melhorar a sua clínica

Por Cecília Galvão em 22 de abril de 2016.

O objetivo de uma empresa, seja ela pequena, média ou grande, é satisfazer um desejo ou uma necessidade do cliente, e claro, fazer o trabalho da melhor forma para superar os seus concorrentes e ser lembrada sempre como a melhor empresa do ramo.

Mas sabemos que hoje, com toda essa correria que as pessoas vivem, às vezes os gestores de uma empresa não conseguem parar para analisar como anda a sua clínica, como os clientes estão vendo ela, se estão gostando do trabalho, ou ainda, se as pessoas que trabalham nela se sentem realizadas.

Aí no final das contas, muitas vezes o resultado não é o esperado, e o que acontece é que muitas empresas não conseguem identificar onde estão as falhas e no que ela pode estar melhorando para que os resultados superem as expectativas e sua empresa vire sinônimo de excelência.

E é aí que entram as pesquisas que você mesmo pode estar aplicando com a sua equipe ou com seus clientes para descobrir o que eles pensam sobre ela. Com esta pesquisa os gestores conseguem verificar se a empresa está 100% ou se precisa melhorar algo.

Como fazer essas pesquisas?

Especialistas dizem que as pesquisas de satisfação podem revelar dados valiosos que podem levar a empresa ao sucesso. Mas elas precisam ser bem elaboradas para dar resultado. Existem vários tipos de pesquisas: as online, em que as pessoas podem responder pelo site da empresa; as impressas, em que as pessoas podem responder pessoalmente na sua clínica; ou as reuniões organizadas com os colaboradores.

Com os clientes – As perguntas que você pode abordar em um pequeno questionário devem ser simples e objetivas. Normalmente elas estão relacionadas com o nível de satisfação do produto ou do serviço prestado. Isto é feito através de notas de 0 a 10, por exemplo. Você também pode escolher fazer as respostas objetivas (sim ou não). Sempre no fim das pesquisas deixe um espaço para que a pessoa possa descrever mais se ela desejar.

Outro método que também pode ser utilizado é a caixa de sugestões ou reclamações. Personalize uma caixa e coloque ao lado algumas folhas e uma caneta, para que a pessoa possa deixar a sua opinião.

Com os colaboradores – É importante saber o que os colaboradores da sua empresa pensam sobre o ambiente de trabalho. Faça pesquisa entre eles para saber se está faltando algum material no trabalho, se tem algum setor que possa melhorar, se tem algo que um colaborador está tendo dificuldades em resolver, entre outros questionamentos.

Outro método que também pode ajudar é fazer reuniões com os colaboradores. Pode ser uma por mês, ou a cada dois meses. Lembre-se de definir a pauta antes e avise os seus colaboradores, para que eles já levem sugestões de possíveis melhorias para aquele determinado assunto.

No geral, essas pesquisas fortalecem o relacionamento da empresa com os clientes, pois demonstra que ela está preocupada em atender bem. Também prospectam novos clientes, descobrem onde estão os erros, podem receber feedbacks muito construtivos, e faz com que a empresa esteja sempre a frente dos seus concorrentes.

Cecília Galvão

Líder de atendimento
Atua no atendimento da MedPlus há quase 2 anos e possui experiência nas áreas de atendimento ao cliente, suporte técnico, implantação e sucesso do cliente.