Pilares para destacar a imagem profissional

Por MedPlus em 10 de junho de 2015.

Quando se fala em marketing pessoal, os profissionais investem na maneira como se apresentam, cuidando do vestuário e aperfeiçoando a forma de conversar com os outros. Alguns também procuram aumentar suas redes de contato, o popular Networking. Esses critérios são importantes? São, mas não imprimem necessariamente os três critérios essenciais: profissionalismo, entusiasmo e habilidade de relacionamento.

Para a maioria dos especialistas na área, com essas simples palavras levadas a sério e dedicação, muitas coisas boas podem acontecer. De acordo com Valéria Borges da Silveira, pós-graduada em Gestão Empresarial, o primeiro item, profissionalismo, é a soma da competência com o empenho em realizar o trabalho da melhor maneira.

“A pessoa verdadeiramente profissional persegue a excelência e não se contenta em fazer o que se espera dela – na verdade, procura superar as expectativas de todos que estão ao seu redor. É confiável, cumpre compromissos, respeita prazos e, de sobra, surpreende”, destaca.

Valéria complementa a ideia dizendo que o estusiasmo é a expressão da paixão por realizar algo que se gosta. Geralmente, a pessoa entusiasmada possui brilho e sabe como se relacionar. E isso enriquece o terceiro critério: habilidade de relacionamento.

“Já vi gente com muita garra e competência ser afastada do trabalho ou ter sua ascensão profissional comprometida por não ser capaz de estabelecer bons relacionamentos com clientes e parceiros, superiores, subordinados e colegas”.

Resumindo: com profissionalismo, entuasiasmo e habilidade de relacionamento, qualquer pessoa pode irradiar positivamente uma imagem vencedora, sem a necessidade de altos investimentos em marketing pessoal.

MedPlus