Por MedPlus em 16/03/2016

Por que os pacientes faltam às consultas e como evitar.

Você sabe quais são as principais razões para faltas em consultas médicas agendadas? São muitos os motivos que levam ao não comparecimento. A boa notícia é que estes fatores podem facilmente ser evitados.

Motivos inevitáveis

O mais comum dos motivos é o imprevisto. Situações inesperadas podem ocorrer com o paciente, o que ocasiona a falta. O mesmo ocorre com o surgimento de compromissos de última hora. Muitas vezes, a agenda profissional pode ser alterada e acaba coincidindo com o dia e a hora reservados para o tratamento de saúde.

Muitos pacientes tendem a ignorar as consultas de retorno. Esse fato ocorre por causa da valorização do imediatismo. O paciente procura atendimento para um desconforto súbito e assim que os sintomas são eliminados o paciente tende a dar por encerrado o tratamento, desconsiderando a importância da avaliação final do médico.

Clínica em alerta!

Sabemos que as faltas em consultas agendadas causam prejuízo e muitas vezes os motivos para as desistências podem ser um alerta de que algo não vai bem na estrutura funcional de sua clínica.

A falta de empatia do paciente com a equipe de profissionais, ou até mesmo com o atendimento médico, pode ser um motivo para o paciente faltar à consulta que deixou agendada. Nesse caso, uma análise crítica com relação aos casos identificados será necessária para sanar o problema. Medidas para a humanização do atendimento também deverão ser adotadas.

Passar horas na sala de espera aguardando pelo atendimento, também pode levar o paciente a evitar uma próxima consulta. Isso porque a desorganização e demora causam sentimentos negativos como irritação e impaciência. Nesse caso, o paciente poderá optar por procurar um novo profissional para tratar do seu problema.

Tecnologia a seu favor

A boa notícia é que, hoje, as clínicas médicas dispõem de recursos capazes de organizar as consultas, por meio de agendas dinâmicas e com múltiplas rotinas para o dia a dia. Eles simplificam e agilizam todo o processo de atendimento aos pacientes, elevando os índices de satisfação.

Alguns softwares de gestão operacional, como o MedPlus, permitem que a clínica entre em contato com o paciente via sms ou e-mail, e confirme com antecedência sua presença na consulta pré-agendada. Esse recurso facilita a comunicação e reduz significativamente o número de faltas.

Procure contratar um software adequado as suas necessidades e não arrisque. Invista em soluções de qualidade e experiência de mercado reconhecidas.

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