Por que os pacientes faltam às consultas e como evitar.

Por MedPlus em 16 de março de 2016.

Você sabe quais são as principais razões para faltas em consultas médicas agendadas? São muitos os motivos que levam ao não comparecimento. A boa notícia é que estes fatores podem facilmente ser evitados.

Motivos inevitáveis

O mais comum dos motivos é o imprevisto. Situações inesperadas podem ocorrer com o paciente, o que ocasiona a falta. O mesmo ocorre com o surgimento de compromissos de última hora. Muitas vezes, a agenda profissional pode ser alterada e acaba coincidindo com o dia e a hora reservados para o tratamento de saúde.

Muitos pacientes tendem a ignorar as consultas de retorno. Esse fato ocorre por causa da valorização do imediatismo. O paciente procura atendimento para um desconforto súbito e assim que os sintomas são eliminados o paciente tende a dar por encerrado o tratamento, desconsiderando a importância da avaliação final do médico.

Clínica em alerta!

Sabemos que as faltas em consultas agendadas causam prejuízo e muitas vezes os motivos para as desistências podem ser um alerta de que algo não vai bem na estrutura funcional de sua clínica.

A falta de empatia do paciente com a equipe de profissionais, ou até mesmo com o atendimento médico, pode ser um motivo para o paciente faltar à consulta que deixou agendada. Nesse caso, uma análise crítica com relação aos casos identificados será necessária para sanar o problema. Medidas para a humanização do atendimento também deverão ser adotadas.

Passar horas na sala de espera aguardando pelo atendimento, também pode levar o paciente a evitar uma próxima consulta. Isso porque a desorganização e demora causam sentimentos negativos como irritação e impaciência. Nesse caso, o paciente poderá optar por procurar um novo profissional para tratar do seu problema.

Tecnologia a seu favor

A boa notícia é que, hoje, as clínicas médicas dispõem de recursos capazes de organizar as consultas, por meio de agendas dinâmicas e com múltiplas rotinas para o dia a dia. Eles simplificam e agilizam todo o processo de atendimento aos pacientes, elevando os índices de satisfação.

Alguns softwares de gestão operacional, como o MedPlus, permitem que a clínica entre em contato com o paciente via sms ou e-mail, e confirme com antecedência sua presença na consulta pré-agendada. Esse recurso facilita a comunicação e reduz significativamente o número de faltas.

Procure contratar um software adequado as suas necessidades e não arrisque. Invista em soluções de qualidade e experiência de mercado reconhecidas.

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