Por que seus pacientes faltam às consultas?

Por MedPlus em 27 de agosto de 2015.

Acontece em todas as clínicas: o não aparecimento de pacientes para as consultas agendadas. A falta sem o aviso prévio prejudica a rotina da clínica, que precisa lidar com horários vazios que poderiam ser disponibilizados para outros pacientes, e também para o próprio cliente, que não está recebendo a avaliação médica necessária.

Diante dessas situações, é preciso ter compreensão. Quando lidamos com pessoas, precisamos estar sujeitos às faltas. Hoje, listamos alguns motivos pelos quais os pacientes faltam às consultas.

Imprevistos acontecem.

O paciente marcou a consulta mas no mesmo dia surge um novo compromisso ou algo que não pode ser adiado, como uma reunião no trabalho. Outra situação recorrente é o paciente já possuir esse compromisso mas esquecê-lo no momento em que a consulta é marcada. Lembrar o paciente antecipadamente por SMS ou e-mail o horário e a data da sua consulta é uma ótima forma de contornar esse problema e não necessita muito esforço da sua equipe.

A importância de conscientizar sobre a reconsulta

Alguns tratamentos exigem o retorno do paciente. Porém, quando os sintomas da doença já passaram e o tratamento começa a dar resultados, muitos pacientes não voltam para o médico. Deixe claro para seu cliente como é importante que ele retorne para receber o acompanhamento médico necessário.

O relacionamento com a equipe não é legal.

Se o paciente não gosta do atendimento médico ou dos profissionais da clínica, provavelmente ele não irá voltar. Por isso, a importância de que todos os profissionais da clínica recebam instruções e saibam como trabalhar priorizando a saúde e satisfação dos pacientes. Os médicos, principalmente, devem ter em foco um bom relacionamento com quem está sendo atendido. Aqui no blog, já conversamos sobre pacientes satisfeitos e também possuímos um e-book que aborda como otimizar sua clínica para oferecer um melhor atendimento.

Longas esperas.

Organização é tudo! Clínicas que não possuem um sistema de trabalho e uma equipe organizada, provavelmente vão perder clientes. Os pacientes que são atendidos com horas de atraso ficam impacientes e podem correr riscos, inclusive, de saúde. É fundamental que sua clínica possua um excelente sistema de gestão para agilizar processos e eliminar pequenos problemas da rotina. 

Poucas mudanças podem fazer a diferença na agenda de consultas da sua clínica. Organizar e otimizar a clínica para receber, atender e se relacionar com os clientes de forma única e satisfatória é algo que trará retorno para médico, equipe e clientes.

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