Por que ter um prontuário eletrônico em sua clínica médica?

Contar com o prontuário eletrônico em sua clínica ou consultório médico traz muitas vantagens para o seu negócio. Entenda mais:

Por Aline Patricia em 18 de fevereiro de 2020.

O prontuário eletrônico é uma ferramenta digital que já está bastante inserida no cotidiano dos médicos e de suas clínicas. 

Ele se torna ainda mais útil neste momento em que a segurança de dados está em pauta e que sua clínica ou consultório precisa se adaptar à Lei Geral de Proteção de Dados.

Apesar disso, diversos profissionais ainda se perguntam se vale a pena ter um prontuário eletrônico como um recurso de trabalho.

Por isso, é fundamental saber quais são as vantagens que essa ferramenta apresenta a fim de aprimorar o desempenho da clínica. 

Neste artigo, vamos apresentar quais são os motivos principais para adotar um prontuário digital na sua clínica ou consultório. Confira a seguir!

O que é o prontuário eletrônico

Com o objetivo de otimizar os processos de atendimento e proporcionar uma melhor experiência para o paciente, o prontuário eletrônico funciona como uma ferramenta que armazena as informações do paciente e seu histórico de procedimentos e tratamentos.

Ele substitui o prontuário de papel, usado para anotar as informações relevantes do paciente.

Neste mundo digital, o papel está rapidamente ficando ultrapassado.

O prontuário eletrônico pode receber muito mais informações, de forma mais organizada e disponível online – podendo ser acessado em qualquer lugar – sem ocupar espaço na sua clínica.

Nele constam todas as informações relevantes para um atendimento de excelência organizadas em um lugar só. 

Você pode cadastrar o histórico de doenças familiares, sintomas, reações, alergias, medicações administradas, procedimentos cirúrgicos, entre muitos outros.

O uso de prontuário eletrônico faz com que a clínica esteja inserida na era digital e que acrescente mais modernidade e agilidade em sua rotina. 

Confira a seguir as vantagens de aderir a um prontuário eletrônico ou as formas de aproveitar ao máximo se você já tiver aderido a essa tecnologia tão vantajosa!

O acesso é simples e rápido

Por ser totalmente digital, o prontuário eletrônico em clínicas pode ser acessado de maneira simples e rápida.

Ficou no passado a necessidade de procurar prontuários em arquivos de papel, atrasando a consulta e arriscando perder documentos importantes para o atendimento.

Agora, com o prontuário eletrônico, tudo está digital e organizado – todas as informações de um paciente estão no mesmo lugar, separadas de forma a facilitar seu acesso.

Por isso, todos os dados necessários podem ser acessados com velocidade. 

Além disso, junto com um software de gestão de clínica na nuvem (ou seja, online), como o MedPlus, o prontuário oferece acesso remoto.

Acesso em diferentes dispositivos

A disponibilidade das informações na nuvem significa que o médico pode acessar o sistema e as informações de seu paciente no momento que desejar e com o dispositivo eletrônico que estiver à sua disposição – seja celular, computador, tablet, entre outros.

Isso facilita ainda mais a rotina do médico e também o atendimento de excelência para o paciente.

As informações são armazenadas com segurança

Uma das principais vantagens do prontuário eletrônico é o fato de ser mais seguro do que prontuário em papel. 

O prontuário de papel é vulnerável ao clima, ao tempo, temperatura, umidade, incêndios, roubos e muitos outros problemas que podem te deixar sem as informações de seus pacientes – algo essencial para o funcionamento da sua clínica.

Com o prontuário eletrônico esse problema não existe. As informações registradas nos prontuários ficam arquivadas com segurança com o sistema de armazenamento em nuvem, uma funcionalidade que garante a proteção de dados dos pacientes e da clínica.

Mas não há problema com ataques de hackers e perda das informações digitais?

A sua preocupação é válida! Mas o MedPlus também se preocupa com isso.

Com infraestrutura de segurança AWS, da Amazon, o sistema MedPlus é um exemplo de segurança na proteção de dados digitais. Confira mais vantagens do armazenamento online de dados.

O prontuário eletrônico ainda disponibiliza o uso de senhas que dividem níveis de acesso para a equipe da clínica.

Cada um só vai poder acessar as informações necessárias. Isso ajuda a impedir que pessoas não autorizadas acessem as informações da sua clínica.

Com o prontuário eletrônico, você ainda tem acesso ao uso da assinatura eletrônica na nuvem, que é diretamente ligada ao CRM do médico, aumenta a segurança em todas as operações online e agiliza os processos.

Isso tudo já era essencial, mas agora é ainda mais importante, considerando a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Clínicas que não garantirem a segurança das informações de seus pacientes podem ser punidos com multas milionárias, e até terem suas atividades suspensas.

O prontuário eletrônico facilita a portabilidade dos dados

Com a aplicação da LGPD, os pacientes podem requerer acesso aos seus dados a qualquer momento.

Portanto a clínica precisa estar preparada para encaminhar cópias desses documentos.

Com documentos em papel ou offline, o processo é bem mais difícil. 

Já com o prontuário eletrônico armazenado em nuvem, a portabilidade dos dados  é uma preocupação a menos para a sua clínica.

Possibilita um melhor atendimento

As clínicas estão sempre buscando maneiras de otimizar a experiência de seus pacientes. 

Com o prontuário eletrônico, é possível oferecer um melhor atendimento, já que essa ferramenta acrescenta mais tecnologia e facilidade no dia a dia da clínica. 

Para um atendimento de excelência, o histórico do paciente é fundamental.

Com os dados todos organizados em uma plataforma digital fácil de manusear, o acesso a esse histórico é bem mais fácil.

O prontuário eletrônico dará ao médico uma visão geral da situação do paciente de maneira ágil e prática. É uma vantagem para médico e pacientes.

Menos papelada e mais informação

Antes, um atendimento médico envolvia muitos papéis misturados para permitir que o médico tivesse acesso a todas as informações do paciente. 

E ainda assim, algumas informações acabavam ficando de fora.

Com o prontuário eletrônico, acabou a realidade de ter de lidar com um monte de papéis ao mesmo tempo em que atende o seu paciente.

As informações estarão todas juntas no mesmo lugar, estruturadas digitalmente para um acesso muito mais rápido e eficiente.

E o melhor, tudo na tela de um tablet, computador, celular ou outro dispositivo eletrônico.

Permite anexo de exames

Sua clínica pode anexar digitalmente quaisquer exames necessários para o tratamento direto no prontuário eletrônico do seu paciente.

Isso elimina a necessidade de pedir para os pacientes levarem seus exames até o consultório – algo que muitas vezes não acontecia, porque o paciente esquecia ou não podia levar.

Hoje, com a digitalização, a própria clínica que fizer os exames pode enviar para o seu consultório, que os anexará no seu prontuário eletrônico, onde essas informações estarão sempre disponíveis para o médico.

Padroniza o visual e o uso de gráficos

No prontuário eletrônico, todas as informações ficam padronizadas.

Isso evita que a equipe da clínica tenha que lidar com informações confusas que não se completam.

Além disso, os dados digitais ainda podem ser organizados em gráficos, que vão facilitar a visualização da evolução do paciente.

Isso abre enormes possibilidades na melhoria da excelência do tratamento.

Evita o erro de anotações e a letra ilegível 

Prontuários de papel também são muito vulneráveis ao erro humano.

Em um dia de muito trabalho e estresse, é possível preencher o prontuário com problemas que vão impedir um bom tratamento. 

Ou, na pressa de anotar, a anotação pode acabar ficando difícil de ler, o que vai complicar o acesso às informações mais tarde.

Nada disso acontece no prontuário eletrônico.

Melhora a organização da clínica

É comum que as clínicas tenham diversos documentos para serem arquivados com segurança, com o intuito de que não ocorram prejuízos no futuro. 

Dessa forma, o prontuário eletrônico se faz necessário por reunir esses documentos em um mesmo sistema e melhorar a organização da clínica. 

Sendo digitais, os prontuários não ocupam espaço nem fazem com que clínica fique desorganizada.

Além disso, estando disponível na nuvem, os dados não ocupam espaço físico e nem mesmo digital nos computadores da sua clínica.

A praticidade do prontuário eletrônico faz com que a equipe clínica possa se dedicar ao que verdadeiramente importa: o bem-estar dos pacientes.

Também dá benefícios para os pacientes

As vantagens para a clínica e para o médico são muito grandes, mas se ainda não são suficientes para você, temos uma informação importante:

O prontuário eletrônico leva vantagens também para a satisfação da pessoa mais importante para a saúde financeira da sua clínica: o seu paciente.

Além das já mencionadas vantagens de agilidade no seu atendimento e na qualidade do tratamento, o prontuário eletrônico traz ainda um aumento da confiabilidade no atendimento, uma vez que o sistema facilita a legibilidade dos registros e uma descrição altamente organizada do prontuário.

Já está adequado à Lei de Digitalização de Prontuários?

A Lei de Digitalização de Prontuários, aprovada no fim de 2018, define que o prontuário digital tem a mesma validade do prontuário de papel.

Isso garante a segurança jurídica para que você use o prontuário digital sem medo.

Além disso, a lei assegura que o processo de informatização garantirá a integridade, a autenticidade e a confidencialidade do documento digital. 

A lei exige que os prontuários digitalizados contenham o certificado digital para que possam ter sua validade comprovada, dentro do padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). 

O prontuário digital do MedPlus já vem adequado à todas as exigências, garantindo uma utilização segura para a sua clínica.

Caso você ainda tenha documentos físicos, a lei declara que eles podem ser destruídos, liberando espaço na sua clínica.

No entanto, esses documentos devem passar por uma comissão de revisão para que sua eliminação seja aprovada.

Conheça o prontuário eletrônico do Software de Gestão Médica MedPlus

O Software de Gestão Médica MedPlus disponibiliza um sistema que conta com o prontuário completo, sendo uma funcionalidade adaptável para todas as especialidades da clínica e que garante mais agilidade para a sua gestão.

O prontuário do MedPlus oferece diversos recursos, como linha do tempo do paciente, anamnese personalizada, prescrição eletrônica, protocolos de solicitações de exames, editor de imagens, armazenamento de imagens e arquivos e assinatura digital.

Com ele, a sua clínica tem à disposição um prontuário totalmente preparado para atender as necessidades de realizar um excelente atendimento ao paciente. 

Além disso, a equipe MedPlus já foi preparada, com treinamentos e consultorias, para a adaptação à LGPD, inclusive nos seus prontuários eletrônicos;

Entre em contato conosco e saiba o que mais podemos fazer por sua clínica!

A sua clínica utiliza o prontuário eletrônico? Compartilhe a sua experiência com a gente! Conte sempre com o MedPlus, seu Software de Gestão Médica 

Aline Patricia

Gerente de Produto
Formada em Administração, há 11 anos atua na MedPlus no atendimento ao cliente e atualmente é Gerente de Produto.