Por que a prescrição digital veio para ficar em clínicas e consultórios médicos?

Em ascensão no Brasil, a prescrição digital está ganhando espaço dentro de clínicas e até hospitais, por conta de todas as vantagens que ela oferece ao médico, ao paciente e à gestão de consultórios médicos.

Em alguns países, como os Estados Unidos, essa prática já chega a ser obrigatória, pois deixa as ordens médicas registradas formalmente no sistema de computadores, dificultando falsificação de receitas, por exemplo.

Mas você sabe o que é e como funciona o sistema de prescrição médica digital? Sabe em quais aspectos ele pode agregar no serviço que você oferece?

Neste post explicaremos como é a mecânica dessa nova ferramenta, que cada vez mais tem sido adotada por médicos de todo o Brasil. Falaremos também sobre todos os benefícios que o profissional, estabelecimento médico, pacientes e farmácias ganham ao aderir essa nova tecnologia.

Confira a seguir:

O que é a prescrição digital?

Por que a prescrição digital veio para ficar em clínicas médicas? | MedPlus

A prescrição digital é uma das ferramentas oferecidas pela telemedicina, que por sua vez é a prática de usar canais interativos para promover a saúde, por meio de materiais educativos, recursos audiovisuais para a realização de teleconsultas, entre outros.

Nesse contexto, a prescrição digital vem com a missão de facilitar o trabalho do profissional de saúde e o processo de recuperação do paciente. Em linhas gerais, ela pode ser vista como uma versão digital da prescrição de medicamentos tradicional. 

Mas não se deixe enganar, pois a prescrição digital vai muito além da receita. Ela envolve um sistema integrado com farmácias, auxiliando na indicação de medicamentos previamente cadastrados em um banco de dados, bem como o controle mais preciso sobre o tratamento do paciente e seus dados.

Como funciona a prescrição digital?

Para facilitar o entendimento de como funciona a prática da prescrição digital, vamos contextualizá-la na rotina dos profissionais de saúde e pacientes:

Após fazer a cuidadosa análise do caso de cada paciente, o médico prescreve  o tratamento indicado. Em sua plataforma de prescrição digital, ele seleciona, entre os diversos medicamentos cadastrados, quais – ou qual – considera adequados para o caso do paciente. 

Nesse contexto, já é possível receitá-los como de uso contínuo ou não. A posologia, tempo de tratamento e demais orientações já devem ser incluídas na sequência pelo médico.

Em seguida, para que a prescrição seja gerada, o profissional insere seus dados e sua assinatura digital, seguindo as normas do ICP – Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira). Isso confere autenticidade ao documento, evitando fraudes.

Assim que for gerada, a prescrição médica será disponibilizada de forma on-line para acesso do médico, do paciente e também da farmácia ligada à plataforma de prescrição digital, facilitando a aquisição de medicamentos pelo paciente. 

O envio da receita pode ser feito pelo celular, por exemplo. Nesse caso, o paciente apresenta a prescrição por SMS ao farmacêutico e pode comprar seus remédios sem complicações.

Caso seja necessário o consumo de um medicamento de uso controlado, a prescrição digital elimina a necessidade do profissional farmacêutico reter a receita, uma vez que após a compra o próprio sistema registra que o paciente já obteve o medicamento.

A segurança é só uma das várias vantagens que a prescrição digital apresenta para todas as partes envolvidas no processo de atendimento ao paciente. Saiba mais sobre esse tópico a seguir:

Quais os benefícios da prescrição digital para sua clínica ou consultório médico?

São diversas as conveniências que esse sistema oferece. Em um primeiro momento, os mais notáveis são a diminuição de gastos com materiais gráficos, como papel e tinta para impressoras, e a praticidade no ato da prescrição de medicações e tratamentos.

Trabalhar com prescrições digitais, sobretudo em uma plataforma completa, incluindo prontuários eletrônicos, otimiza tempo de trabalho e permite que o profissional foque sua atenção no atendimento e na análise dos casos dos pacientes.

Vale lembrar que atenção e cuidado são pontos cruciais para um bom atendimento. Sua atenção fortalece a confiança do paciente e resulta em boas avaliações e até mesmo indicações a conhecidos. 

Se concentrar nessas questões essenciais pode render bons frutos, como atrair e fidelizar novos pacientes.

Soma-se ao aperfeiçoamento no atendimento, a melhora na organização dos dados referentes aos pacientes e seus respectivos tratamentos. 

Com prescrições disponíveis online, o acesso a informações importantes como a restrição a determinados medicamentos, alergia, histórico do paciente e tratamentos realizados anteriormente fica facilitado. Ainda mais se o médico contar com um prontuário eletrônico.

O controle mais rigoroso do tratamento de cada paciente é mais um ponto a favor das prescrições digitais. Ao receitar um determinado medicamento, o profissional tem a possibilidade de restringir a compra a um remédio específico ou permitir o uso de genéricos. 

A prescrição digital também facilita o consumo de medicamentos controlados de uso contínuo. Se o médico pré-definir no sistema que este é o caso, elimina-se a necessidade de visitas dos pacientes apenas para buscar uma nova receita.

Esse benefício garante mais praticidade para o paciente e para o médico, que terá seu horário de trabalho otimizado.

Ao prescrever remédios, um dos pontos mais importantes observados pelos médicos é a interação medicamentosa. Atualmente já existem plataformas que automaticamente cruzam os dados de medicamentos, emitindo alertas para o profissional de saúde sobre interações que podem trazer risco ao paciente.

Outro tipo de segurança que se observa é a dos dados do médico e dos pacientes, que aqui não são motivo de preocupação. 

As plataformas de prescrição digital trabalham com dados criptografados, que garantem o sigilo das informações dos pacientes. Estas, portanto, só podem ser acessadas pelo médico. 

As prescrições online, da mesma forma, só podem ser acessadas mediante login e senha próprios e os links de acesso às receitas podem ser enviados diretamente ao paciente via e-mail ou celular, com toda a segurança.

Como podemos observar, são vários os benefícios que a prescrição digital traz para a rotina de consultórios e clínicas médicas. Mas, para usufruir de todos os benefícios do uso desse sistema de trabalho, você precisa de uma plataforma adequada:

A plataforma ideal

Por que a prescrição digital veio para ficar em clínicas médicas? | MedPlus

Existem diversas plataformas para prescrições digitais disponíveis no mercado. Encontrar a melhor para o seu negócio é fundamental para garantir o bom funcionamento desse novo sistema. A Memed é uma plataforma brasileira que foi pioneira nesse setor.

Se trata de uma interface intuitiva para se trabalhar, onde o médico consegue inserir as informações de forma simples, apenas preenchendo o sistema com os dados necessários para o tratamento. 

Inclusive, é possível incluir informações sobre o consultório (como nas tradicionais folhas pautadas dos blocos de receita médica) e a assinatura digital do médico.

Nessa plataforma também estão cadastrados mais de 60 mil medicamentos, constantemente atualizados, dando mais opções ao profissional da saúde para indicar o remédio que achar mais adequado para seu paciente.

Com a Memed, a prescrição on-line é enviada por SMS diretamente ao número previamente cadastrado do paciente e pode ser acessada através de um link, sem a necessidade de aplicativos adicionais. 

O Software de Gestão MedPlus funciona de forma integrada à plataforma Memed, tendo acesso a todas as funcionalidades descritas acima, como o Alerta de Alergias e Interação Medicamentosa, com mais de 1.500 cruzamentos de medicamentos registrados, garantindo uma base dados confiável para uma prescrição precisa.

Além disso, o MedPlus oferece vários outras ferramentas para aumentar a eficiência da prescrição digital – como os benefícios do prontuário eletrônico.

Sabendo de toda a praticidade, organização e otimização que esse novo sistema de prescrições oferece, fica fácil entender porque ele está ganhando cada vez mais espaço na rotina dos profissionais da área da saúde.

Implementando essa prática, é possível ter um aproveitamento maior de cada consulta, tanto pelos profissionais quanto pelos pacientes.

Agora que você sabe o que é e como funcionam as prescrições digitais, o que acha de aprimorar seu atendimento através de um sistema desse tipo? 

A MedPlus oferece a você um software completo de gestão e atendimento para sua clínica e consultório médico que funciona integrado ao Memed.

Entre em contato conosco para saber mais e aproveite nosso blog para ter acesso a diversos conteúdos exclusivos para refinar seus conhecimentos sobre gestão financeira, organizacional e marketing!

E se você quer ainda mais tecnologia no atendimento de sua clínica ou consultório médico, acesse nosso eBook completo sobre telemedicina e as novidades nessa área:

Aline Patricia

Gerente de Produto
Formada em Administração, há 11 anos atua na MedPlus no atendimento ao cliente e atualmente é Gerente de Produto.