Prevenir a gripe é sempre o melhor remédio

Por MedPlus em 03 de maio de 2016.

Não é de hoje que ouvimos falar na palavra “prevenção”. As pessoas buscam mais qualidade de vida, e, portanto, a prevenção contra as doenças ainda continua sendo o melhor remédio.

Com as temperaturas mais baixas, um dos problemas de saúde que requer mais atenção é a gripe. Ela é mais frequente entre os meses de abril a outubro, mas pode acometer a pessoa em qualquer outro período. Em dias mais frios, as pessoas ficam em ambientes fechados, facilitando a contaminação.

A gripe é considerada uma doença aguda que atinge as vias respiratórias. Quando uma pessoa contrai a gripe, é porque o organismo dela foi infectado com o vírus da influenza. E a transmissão dessa doença pode ocorrer através das secreções respiratórias (espirro, tosse e coriza) ou pelas mãos das pessoas infectadas com o vírus.

Muitas pessoas tem o costume de achar que qualquer espirro hoje em dia é gripe. Mas existe também o resfriado que pode ter sintomas parecidos. A gripe, por exemplo, normalmente surge de forma rápida, e os sintomas são febre alta, ou seja, mais de 38°C, mal estar, fraqueza, dores no corpo e na cabeça. Uma pessoa com gripe, geralmente se cura entre cinco ou sete dias.

Já o resfriado, afeta o nariz, pode vir acompanhado de uma febre considerada leve, dor de garganta e mal estar. Geralmente o resfriado causa esses sintomas durante quatro dias e depois vai desaparecendo.

Oriente as pessoas a se prevenirem da gripe

Ninguém gosta de ficar doente. Por isso, as clínicas médicas, hospitais, consultórios, e outras empresas podem estar auxiliando seus pacientes/clientes na prevenção de doenças como a gripe. É interessante criar cartazes, panfletos ou mesmo mandar informações sobre a doença por e-mail ou SMS.

Algumas dicas de prevenção contra a gripe:

Deixe os ambientes bem arejados – Especialistas dizem que o que provoca a gripe não é o frio, mas sim os locais fechados que as pessoas ficam quando a temperatura baixa. Essa proximidade entre as pessoas facilita a transmissão do vírus da gripe. Deixar os locais bem arejados é uma forma de prevenção contra a doença.

Use álcool em gel – Outra forma de evitar o contágio com a gripe é sempre lavar as mãos com água e sabão ou passar álcool em gel. As mãos são as principais formas de contágio que existem, por isso a atenção com elas deve ser redobrada, para que possam ficar sempre limpas e livres do vírus.

Tenha atenção ao tossir ou espirrar – Assim como você, outras pessoas também não querem ser acometidas pela gripe. Por isso quando for tossir ou espirrar, é importante utilizar o antebraço ou um lenço de papel para cobrir a boca e evitar que a mão seja infectada.

Vacina também previne a gripe – A vacina da gripe é considerada a melhor maneira de evitar que a doença apareça. Mas se ela aparecer e a pessoa estiver vacinada, a gripe será leve e sem grandes complicações. A vacinação deve ser frequente. Todos os anos a pessoa deve se vacinar, pois ela muda de acordo com as alterações sofridas pelos vírus.

Todos esses passos são importantes para que as pessoas fiquem longe da doença. São hábitos simples, que todos podem estar seguindo para não ter problemas com a saúde.

MedPlus