Problemas de memória influenciam no dia a dia das pessoas e das clínicas

Por MedPlus em 28 de abril de 2016.

Esquecer onde guardou a chave do carro, esquecer o que comeu no dia anterior, esquecer de fazer algum relatório no trabalho, ou mesmo esquecer compromissos como uma consulta médica. É normal que todos tenham episódios de esquecimento. O ritmo das pessoas hoje em dia, pode comprometer a memória e fazer com que essas falhas apareçam.

Porém é importante compreender que estes episódios de esquecimento geralmente aparecem e tendem a aumentar com a idade. Mas se o problema com a memória é mais sério, é fundamental procurar a ajuda de um especialista para que ele possa estar identificando o que provoca a falta de memória.

São vários problemas de saúde que podem estar influenciando na perda da memória. Nas pessoas com mais idade, problemas como o estresse, diabetes, problemas cardiovasculares, pressão alta, problemas na tireoide, lesões traumáticas, alzheimer, entre outras doenças, podem fazer com que essas pessoas não se recordem das atividades.

No geral, a falta de memória atinge os mais velhos, mas os mais jovens podem ter este tipo de problema também; só que os fatores que influenciam essa desatenção são diferentes. Déficit de atenção e Hiperatividade, transtornos do sono e ansiedade, por exemplo, costumam provocar a falta de memória nos jovens.

É interessante saber que existem vários tipos de memória, na qual cada tipo de informação que obtemos são armazenadas em uma delas. Ou seja, várias regiões do cérebro, são responsáveis por armazenarem informações diferentes.

As falhas na memória podem ir de um grau leve à grave. As falhas leves não costumam interferir tanto na vida das pessoas. Geralmente as mais graves costumam prejudicar o dia a dia da população, fazendo com que elas esqueçam pessoas ou atividades consideradas importantes.

Uma dica para exercitar a memória é ler. Uma boa leitura funciona para deixar a memória sempre ativa, pois a pessoa tem contato com as palavras, com histórias e imagens que facilitam este processo.

Evite que seus pacientes esqueçam as consultas

Um dos problemas que afetam o andamento de uma clínica ou consultório médico, por exemplo, é o fato de um paciente esquecer a consulta marcada. Como você pôde ver, as falhas na memória podem provocar isso, e acabam gerando um transtorno para o paciente, que está esperando há dias pela consulta, e também para a clínica, que depois pode ter dificuldade em remarcar este paciente, devido ao fato das agendas já estarem preenchidas.

Para que isso não ocorra, o sistema MedPlus pode ajudar na gestão da sua empresa. Com o MedPlus, seus pacientes podem ser avisados sobre as consultas automaticamente. Isso porque, o sistema pode ser ajustado para enviar email e sms para confirmar a vinda do paciente até a clínica. Com isso, a clínica e também o paciente evitam transtornos.

Com este sistema você também consegue informatizar toda a sua empresa, e ver a qualquer momento dados importantes que antes você não tinha um acesso fácil. Pode personalizar o MedPlus para que seus pacientes agendem consultas online, ou para que você consiga ver as consultas já agendadas. Com o MedPlus, sua empresa consegue realizar as tarefas com mais agilidade e eficiência.

MedPlus