Prontuário eletrônico: entenda suas vantagens e por que é uma inovação necessária!

As vantagens do prontuário eletrônico para a gestão de clínicas médicas são muito grandes. Descubra porque ele é essencial para sua gestão médica.

Por Aline Patricia em 06 de julho de 2020.

A revolução tecnológica dos últimos anos mudou toda a nossa forma de viver. Estes 20 anos desde o início do milênio foram palco para transformações digitais que seriam quase impensáveis uma geração atrás. E essas mudanças chegaram também na medicina.

Desde a descoberta do genoma humano até a evolução das cirurgias minimamente invasivas, nas duas últimas décadas vimos a medicina se transformar! São benefícios que mudaram a realidade de clínicas e consultórios médicos, laboratórios, hospitais e, principalmente, pacientes, que hoje tem muito mais chances de vencer suas doenças, se forem tratados por um bom profissional.

Uma dessas mudanças tão essenciais aconteceu em uma ferramenta da clínica médica que muitas vezes parece ficar ofuscada diante da grandeza das transformações em cirurgias e tratamentos, mas que é essencial tanto para o tratamento quanto para o diagnóstico de doenças: é o prontuário do paciente.

Por muito tempo, o prontuário foi simplesmente uma documentação do paciente, mas esse tempo passou. Hoje ele é uma ferramenta integrada a toda a gestão médica em clínicas e consultórios médicos mais digitais

Com o desenvolvimento do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), ele se tornou um item fundamental para que os profissionais da saúde deem o melhor atendimento, encontrem o diagnóstico mais acertado e forneçam o tratamento com mais chances de cura.

Isso porque a evolução do prontuário acompanhou também a transformação na gestão de clínicas médicas e o início de uma realidade mais tecnológica: a era da saúde digital.

Vivemos em um tempo em que médicos podem atender à distância com a telemedicina, fazer a prescrição digital de tratamentos e medicamentos, e ter uma gestão digital que integra todas as funções de sua clínica médica.

O prontuário eletrônico está bem no meio desse novo tipo de gestão. Ele organiza todas as informações do paciente, seu histórico de tratamentos e muito mais – tudo em uma só ferramenta.

Prontuário eletrônico: uma inovação crescente na gestão médica

Prontuário eletrônico: entenda suas vantagens! | MedPlus

Os prontuários eletrônicos não são uma novidade tão grande na saúde. Eles surgiram nos Estados Unidos ainda na década de 60, principalmente em grandes hospitais, já que o uso de computadores era algo bem mais raro do que hoje em dia.

No entanto, com a popularização dos computadores, os prontuários começaram a crescer. No Brasil, o Conselho Federal de Medicina (CFM) regulamentou seu uso em 2002 e, depois disso, sua presença em clínicas médicas só aumentou.

Segundo a pesquisa Doctor Survey, da empresa Accenture, em 2015, 61% dos profissionais já usavam essa tecnologia com regularidade para lançar e consultar informações sobre o paciente. 

Já naquela época, os profissionais entrevistados declararam que a automação de processos na área da saúde ajudou a reduzir o tempo das consultas.

Em dois anos, o número saltou em 20%! Segundo a pesquisa TIC Saúde, em 2017 eram 81% dos estabelecimentos de saúde que usavam algum tipo de registro eletrônico dos dados de seus pacientes.

Com a popularização cada vez maior de computadores, smartphones e tablets, além da evolução dos sistemas de gestão médica, a tendência é que esse número esteja ainda maior hoje, mostrando o quanto a medicina brasileira tem percebido a importância da ferramenta em clínicas médicas.

Para entender exatamente porque essa funcionalidade é tão essencial, vamos conhecer os benefícios do prontuário digital para a gestão de consultórios e de clínicas médicas.

Quais são as vantagens do Prontuário Eletrônico do Paciente?

Prontuário eletrônico: entenda suas vantagens! | MedPlus

Dados disponíveis online

O grande benefício do prontuário eletrônico é que o médico pode lançar os dados do paciente de forma inteiramente online (se contar com um sistema de gestão na nuvem).

Os dados disponíveis no prontuário digital incluem a identificação do paciente, a anamnese, o histórico de atendimentos, as hipóteses diagnósticas, os diagnósticos definitivos, os tratamentos efetuados e até anexos como resultados de exames e outros arquivos.

Assim, os profissionais de saúde podem acessar essas informações a qualquer momento, verificar exames e tratamentos realizados, e ainda destacar possíveis pontos de acompanhamento e atenção.

Isso pode ser feito logo antes ou mesmo durante a consulta, agilizando muito o cuidado com o paciente – sem precisar depender de montes de papéis que ocupam espaço da sua clínica e tomam muito tempo de sua gestão médica. 

Com um prontuário eletrônico, todas as informações estão organizadas no mesmo lugar e disponíveis para acesso de qualquer dispositivo com conexão à internet que o médico possua.

Dessa forma, o resultado é um diagnóstico mais ágil e um tratamento mais efetivo, com menor chance de erro e mais satisfatório para o paciente.

Eficiência na gestão médica

Com as informações organizadas em um só lugar, de forma online e integrada com o software de gestão médica, o prontuário digital agiliza muito toda a organização da clínica. Acaba a necessidade de ter grandes arquivos de papel com prontuários, que precisam ser procurados e armazenados a cada consulta.

Como um benefício extra, seu consultório ainda ganha espaço, se livrando dos arquivos em papel.

Segurança de dados

Os dados e informações de seus pacientes são patrimônios muito importantes para sua clínica médica. Eles não podem ser perdidos e o vazamento dessas informações para pessoas não autorizadas pode criar problemas muito grandes. 

Essa situação vai ficar ainda mais séria depois da implantação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que promete punir vazamentos ou usos indevidos dos dados de pacientes com multas altas e até suspensão das atividades de qualquer tipo de empresa.

Mas mesmo antes da LGPD entrar em vigor, é preciso de muito cuidado com a segurança de dados de sua clínica ou consultório médico.

O cuidado com essa segurança é uma vantagem do prontuário eletrônico MedPlus, que tem um armazenamento de informações na nuvem criptografado e protegido com a infraestrutura Amazon AWS – uma das opções mais modernas em segurança da informação no mundo.

Além disso, a assinatura digital disponível no sistema ajuda a garantir ainda mais a segurança e a validade das informações disponíveis no prontuário eletrônico.

Integração com a telemedicina

A telemedicina é uma das tecnologias mais recentes a serem liberadas para clínicas e consultórios médicos. 

Através da teleconsulta (uma das funções da telemedicina), profissionais da saúde podem atender seus pacientes à distância, complementando seu tratamento presencial.

Com o prontuário eletrônico, esse atendimento fica ainda mais eficiente. Com um sistema de gestão que integra as duas funções, o médico tem acesso ao prontuário enquanto atende o paciente de forma digital, melhorando muito sua consulta e podendo apresentar um diagnóstico mais acertado.

Além disso, as informações da teleconsulta podem ser salvas diretamente no prontuário, fortalecendo as informações disponíveis para o profissional.

Possibilidades para o futuro: o sistema único do paciente

A evolução do prontuário eletrônico tem trazido consigo uma outra possibilidade que tem tudo para revolucionar a medicina e melhorar muito o atendimento à saúde: o sistema único do paciente. 

Essa tecnologia diz respeito a um sistema unificado entre clínicas, consultórios, hospitais e o SUS, de forma a que todos tenham acesso a exames, tratamentos e outros dados que tem relação com a saúde do paciente.

A tendência também é conhecida como PEP único e vem crescendo em nível global. Com ele, cada médico que receber um paciente terá à sua disposição um histórico que vai abrir portas para diagnósticos e tratamentos muito mais acertados.

O sistema único do paciente ainda não é uma realidade, mas se desenha como o próximo grande salto na medicina – e só será possível por causa do prontuário eletrônico.

Transformação no setor

Embora muitos médicos ainda não tenham implantado essa tecnologia, o prontuário eletrônico hoje é essencial para a boa atenção à saúde. O setor se transformou a tal ponto que sistemas mais arcaicos não são suficientes para continuar executando a medicina de forma satisfatória.

Além de todas as vantagens apresentadas, o prontuário eletrônico ainda ajuda a fidelizar pacientes, e isso significa mais saúde e segurança financeira para sua clínica.

Se você quer ter ainda mais certeza dos benefícios que o prontuário digital pode trazer para sua gestão de consultórios médicos, confira nosso eBook:

Aline Patricia

Gerente de Produto
Formada em Administração, há 11 anos atua na MedPlus no atendimento ao cliente e atualmente é Gerente de Produto.