Prontuário Eletrônico – Quais as facilidades?

Venha conhecer quais são as vantagens e benefícios do prontuário eletrônico!

Por Aline Patricia em 24 de janeiro de 2017.

A tecnologia está presente em todas as áreas vigentes na atualidade, porém quando pensamos no segmento da saúde, ela precisar ir muito mais além, já que a obrigação dos profissionais dessa área é oferecer o melhor atendimento possível.

Para que clínicas, médicos e doutores possam trabalhar com qualidade e eficiência, gestores e coordenadores dessas instituições precisam oferecer uma infraestrutura adequada e sempre de ponta, não acha?

A MedPlus trabalha, constantemente, para oferecer ferramentas que proporcionem o bem-estar do paciente, aliado à um custo/benefício ímpar a qualquer segmento do ramo da saúde.

O assunto de hoje vai interessar e muito a você, pois falaremos de prontuário eletrônico!

Até mesmo, o Sistema Único de Saúde (SUS), divulgou nota no ano passado onde informou a necessidade de atualização da rede para a utilização do prontuário eletrônico, pois estava ciente de que essa tecnologia era muito importante para unificar, melhorar e facilitar o atendimento.

Se o seu hospital, clínica ou consultório ainda não trabalha com esse tipo de prontuário, nós iremos te ajudar com isso… Mas antes, fique conosco até o final, temos informações importantes para você sobre esse assunto!

 

Os Benefícios do Prontuário Eletrônico

Para a Medplus, o prontuário eletrônico é de suma importância para uma gestão mais assertiva, rápida e unificada.

O prontuário de papel já caiu em desuso e pode acabar prejudicando o atendimento da sua clínica.

Para te convencer, de uma vez por todas, que você precisa começar a adotar o prontuário eletrônico hoje mesmo em sua clínica médica, separamos algumas facilidades que ele irá te trazer.

Confira!

Facilidade 1 – Histórico completo do paciente

Para um atendimento de maior qualidade e um tratamento, realmente eficiente, saber o histórico do paciente é fundamental, pois é mais fácil de ser identificado quais os tratamentos ele foi submetido, o que deu resultado e, também, o que não funcionou como esperado.

O prontuário eletrônico dará ao médico uma visão geral da situação do paciente. Aí você pode até pensar:

  • “Mas o prontuário de papel não ficaria disponibilizado ao atendimento médico da mesma forma?”

Em algumas ocasiões sim, porém além de mais difícil manuseio, há clinicas das quais todo esse material fica arquivado em uma área de SPP, ou seja, serviço de prontuário ao paciente, não ficando à disposição no momento da consulta médica ou da realização de um exame clínico. Isso acaba dificultando o acesso do médico à informação, por vezes, atrasando a velocidade do tratamento.

Facilidade 2 – Armazenamento por longos períodos

Trabalhando com prontuário eletrônico é muito mais simples manter armazenada por longos períodos o desenvolvimento clínico de seus pacientes.

O papel, como todos nós sabemos, tem uma degradação natural e fica muito mais inerente ao risco de perda total decorrente de algum problema em que o local de armazenamento venha a sofrer. Com o tempo, o papel acaba amarelando e o que está escrito nele pode ser perdido por completo.

No prontuário eletrônico, esse tipo de preocupação não ocorrerá mais, já que todas essas informações ficarão salvas na nuvem dentro de nosso sistema. Por mais que os computadores e equipamentos utilizados para inserir as informações no sistema sofram algum dano, tudo estará devidamente salvo.

Grandes hospitais de São Paulo e Minas Gerais já tiveram todo o seu acervo de prontuários médicos perdido por conta de incêndios ou alagamentos.

Você não quer que sua clínica passe por isso, não é mesmo?

 

Facilidade 3 – Maior qualidade do atendimento com redução de erros

A utilização do prontuário em papel dificulta o atendimento em 2 pontos:

  • O primeiro ponto é a falta de acesso do médico em uma consulta ou no momento da realização de um exame. Por ele não ter acesso a todas as informações, as chances de um erro médico ocorrer são bem altas;
  • Em um segundo ponto, o prontuário de papel oferece certo risco na identificação de informações, como a questão das medicações, por exemplo. Como o preenchimento precisa ser feito à mão, é bem comum que enfermeiros encontrem dificuldade na leitura e, isso, tende a oferecer um risco alto.

Com a utilização do prontuário eletrônico isso já não ocorre de forma alguma. Não há nenhuma possibilidade de uma informação ficar ilegível ou não ser compreendida, uma vez que, tudo estará na tela do computador em um padrão de disposição de informações.

Concorda que isso é um grande benefício a sua clínica e acaba otimizando o tempo de cada profissional?

 

Facilidade 4 – Maior controle financeiro

Esse é mais um ponto de benefício e grande vantagem da utilização do prontuário eletrônico. Isso porque, por ser um sistema integrado de ações, conforme os médicos e enfermeiros forem registrando as atividades e as ações realizadas pelo paciente dentro de sua clínica, tudo será registrado automaticamente no sistema, caindo diretamente na conta do paciente.

Todas essas atividades juntas te garantem um maior controle financeiro, já que ao chegar a recepção, o paciente terá um relatório completo de todos os procedimentos e quais foram os custos de cada um deles. Partindo disso, o pagamento ficará muito mais simples de ser realizado.

Com cálculos manuais de consultas, exames e procedimento clínicos, as chances de erros de cálculos aumentam consideravelmente, o que no final do mês pode representar um perda de lucros importante.

Esse controle mais assertivo das atividades realizadas dá garantias para ambas as partes. Para o paciente que terá um relatório completo do que ocorreu com ele desde quando deu entrada em sua clínica. Para você, que conseguirá calcular todos os seus custos com profissionais, uso de equipamentos e medicamentos.

Há ainda um maior controle para o caso de você trabalhar com convênio de planos de saúde, já que terá um relatório mensal de envio pronto e automatizado em seu sistema.

Conseguiu compreender a quantidade de benefícios, vantagens e facilidades que o prontuário eletrônico conseguirá trazer a sua clínica?

Ficou interessado em instalar o sistema? Então, entre em contato com a gente.

A MedPlus te ajudará a incorporar o sistema de um jeito rápido e com muita qualidade.

Esperamos o seu contato.

Até breve!

Aline Patricia

Gerente de Produto
Formada em Administração, há 11 anos atua na MedPlus no atendimento ao cliente e atualmente é Gerente de Produto.