Reduza o uso do telefone na sua clínica

Por Thais Geron em 20 de dezembro de 2016.

Tudo bem que o telefone é uma forma eficiente de comunicação e sua clínica precisa ter um. É através do telefone que muitos pacientes farão seu primeiro contato com a clínica.

Mas, em algumas empresas a conta do telefone é a que mais assusta na hora de fazer o pagamento. Outro ponto que também está relacionado ao uso do telefone, é o tempo que a recepcionista perde, tendo que ligar para vários pacientes para confirmar consultas. Sem contar também, no tempo que ela perde tendo que atender várias ligações ao longo do dia, de pessoas querendo saber qual a especialidade de tal médico, qual o valor da consulta, onde fica a clínica, e se tem horário para tal dia.

Como a função de atender e recepcionar os pacientes é da recepcionista, o fato atender muitas ligações pode interferir na produtividade. É ela, por exemplo, que organiza a agenda da clínica, e atende pessoalmente os pacientes que ali chegam. É através dela, que os pacientes terão a primeira impressão da clínica. E, devido ao grande volume de ligações, a produtividade dela pode reduzir.

Mas será que existe algum meio de reduzir o uso do telefone e também o valor da fatura no fim do mês, e ainda assim aumentar a produtividade na clínica? Existe sim. Hoje em dia a tecnologia já é tão parceira da medicina, que nada impede uma clínica de poder contar com o auxílio da tecnologia para melhorar o atendimento e agilizar os demais processos.

A primeira dica está relacionada ao site da clínica. Cada vez mais pessoas estão tendo acesso à internet, seja de um computador ou através de um smartphone. Se o site da clínica for bem elaborado e tiver informações sobre a localização da clínica, especialidade dos médicos, entre outros dados, e este for bem divulgado, isso já irá diminuir as ligações via telefone.

Outra forma de reduzir o uso do telefone é contar com um portal de agendamento de consultas. Ou seja, por meio do site, a pessoa acessa o portal e consegue marcar e desmarcar consultas quando quiser. E tudo isso é rapidamente informado aos profissionais da clínica, que podem ver a agenda em tempo real.

Você também poderá evitar as faltas nas consultas. Assim que a pessoa agenda a consulta via internet, isso automaticamente chega até a clínica. E próximo a data da consulta será enviado um e-mail ou SMS para lembrar o paciente do horário marcado.

Este portal de agendamento de consultas e também o envio de lembretes dos horários agendados são recursos que o software de gestão médica da MedPlus oferece para as clínicas. Você pode contar com estas funções e também com sala de espera virtual, prontuário eletrônico, e todos os recursos necessários para uma gestão financeira eficiente.

Além disso, sua equipe será mais produtiva com o MedPlus. Todas as tarefas da clínica são realizadas com mais praticidade por meio desse sistema. E você o acessa de um computador, smartphone, ou tablet. Você terá uma clínica com todos os setores integrados.

Com o uso deste programa de gestão, sua clínica certamente irá diminuir o uso do telefone. As pessoas irão olhar o seu site, fazer agendamentos de forma online e o trabalho da recepcionista será mais produtivo, com mais tempo para se dedicar ao atendimento pessoal na clínica. Automatize as atividades, e o contato com a clínica e dê mais comodidade aos seus clientes.

Thais Geron

Gerente de Produto
Administradora especialista em Informática em Saúde, com 16 anos de experiência na MedPlus e na área médica.