Reuniões nas empresas garantem mais produtividade

Por Cecília Galvão em 29 de novembro de 2016.

Para todas as empresas, fazer reuniões semanais, mensais ou trimestrais é importante. Além de fazer com que toda a equipe esteja engajada, esses encontros ainda contribuem para o sucesso das empresas.

Quem pensa que essas reuniões não servem pra nada, se engana. É por meio desses encontros, por exemplo, que o gestor conhece mais a sua equipe. Metas e objetivos da empresa podem ser traçados. O gestor pode dar autonomia a alguns funcionários. Pontos positivos e negativos com relação ao trabalho realizado na empresa podem ser discutidos, e um brainstorm (tempestade de ideias) pode acontecer.

Em uma clínica, por exemplo, é interessante e também importante fazer reuniões para que toda a equipe saiba do andamento dela. Sabendo dos erros e acertos da empresa, você gestor garante mais produtividade dos seus colaboradores. Não precisa fazer reuniões toda a semana, mas é interessante que esses encontros aconteçam com certa frequência.

Afinal, não existe reunião inútil, existe reunião mal planejada. Assim como várias ações em nosso dia a dia devem ter planejamento, para uma reunião ele também deve existir. Caso contrário, todos perdem tempo e acabam por não resolver nada, deixando a empresa mais distante do sucesso.

É comum ouvir colaboradores ou amigos reclamarem que tal reunião demorou horas e nada foi resolvido. Por isso, para ajudar os gestores a planejarem melhor suas reuniões, seguem algumas dicas para que seus encontros sejam um sucesso:

Defina os assuntos – Definir os assuntos que serão tratados na reunião é importante para que esta seja produtiva. Se possível anote tudo o que precisa ser conversado em um papel para que nada fique para trás.

Escolha um local – Se você ver que a reunião irá demorar, é bom escolher um lugar onde todos possam se acomodar, mas que não tenha nada que possa tirar o foco da reunião.

Convide quem interessa – Você não precisa convidar todos os colaboradores para uma reunião. Faça isso se o assunto realmente interessar a todos. Quando as pessoas estão na reunião, elas não estão trabalhando, ou seja, elas param suas atividades para poder ouvir os recados. E se a conversa não for de seu interesse, será tempo perdido. Por isso, convide só quem interessa.

Mostre resultados – É sempre importante mostrar os resultados aos seus colaboradores. Por isso, a cada reunião realizada, tenha sempre anotado o que foi conversado na última reunião e mostre a eles se algo foi resolvido, melhorado ou alcançado.

Siga estas dicas na sua empresa. Faça com que as reuniões sejam mais produtivas. E mostre aos seus colaboradores que esses encontros melhoram a produtividade de todos, influencia no sucesso profissional e contribui para o crescimento da empresa.

Cecília Galvão

Líder de atendimento
Atua no atendimento da MedPlus há quase 2 anos e possui experiência nas áreas de atendimento ao cliente, suporte técnico, implantação e sucesso do cliente.