Sua clínica está bem, financeiramente?

Por Thais Geron em 18 de outubro de 2016.

Se existe um setor em uma clínica médica que funciona como se fosse o coração dela, pode-se dizer que é o setor financeiro. É ele que mantém toda a clínica de pé e por isso deve ter toda a atenção voltada a ele. Quando a parte financeira vai bem, a clínica vai bem. Mas quando a parte financeira vai mal, fica complicado gerenciar a clínica.

Para se ter sucesso com as finanças e poder ver a clínica crescer, é necessário ter muito emprenho e dedicação por este setor. A pessoa responsável por esta parte deve ser perfeccionista e estar atenta a cada movimentação financeira feita pela empresa. Se a gestão da parte financeira for feita de forma incorreta, sua clínica corre sérios riscos de não sobreviver.

E para que sua empresa esteja sempre com o fluxo de caixa em dia, alguns passos são necessários para que você consiga gerenciar as finanças com sucesso. Veja algumas dicas:

Registre todos os gastos da clínica: é importante ter o controle de todos os gastos do seu negócio. Coloque numa planilha o que você teve que comprar, quem você teve que pagar, quanto você pagou, se teve algum equipamento que precisou de manutenção, enfim, anote tudo que for preciso.

Tenha um fundo reserva para emergências: os empreendedores nunca esperam, mas imprevistos acontecem. De uma hora para outra, sua clínica pode precisar fazer a manutenção em algum equipamento ou mesmo adquirir outro, pode precisar fazer alguma reforma, e para que tudo dê certo é interessante que a clínica tenha um fundo reserva para usar nessas horas.

Não misture as contas pessoais com as da clínica: este é um dos erros cometidos por muitos donos de clínicas. Misturar as contas pessoais com as da clínica não é o indicado. Se você fizer isso, nunca terá lucratividade na empresa.

Busque ajuda de um contador: se a rotina da sua clínica for corrida e você não conseguir realizar suas tarefas por conta da preocupação com a parte financeira da empresa, a dica é procurar ajuda de um contador. É o contador que irá checar e colocar toda essa parte em ordem.

Aproveite as tecnologias: hoje em dia existem muitos programas e ferramentas que podem facilitar a rotina de uma clinica. Um deles é o software de gestão médica  MedPlus. Com a ajuda deste programa você não precisa mais se preocupar com determinadas tarefas da clínica.

Este software é completo e pode te oferecer recursos como o da “agenda inteligente”, que são agendas integradas, salas de espera virtual, controle de faltas e um portal para os agendamentos online. Nele você também consegue conferir prontuários eletrônicos, documentos, imagens e também emite receitas de forma eletrônica.

Mas se a sua preocupação for mesmo com a parte financeira, pode ficar tranquilo que o MedPlus cuida de todos esses detalhes. Com ele, você tem em mãos um sistema de controle de contas a pagar e receber, cheques, cartões, estoque e todos os demais processos necessários para manter seu fluxo de caixa em dia. E tudo isso, claro, com agilidade e organização.

Depois destas informações fica mais fácil gerenciar as finanças e os demais setores da clínica, não é mesmo? Então não perca tempo e comece a colocar em prática todas estas dicas e deixe o caixa da sua empresa sempre no azul. Afinal, clínica organizada e bem gerenciada é sinal de sucesso.

 

Thais Geron

Gerente de Produto
Administradora especialista em Informática em Saúde, com 16 anos de experiência na MedPlus e na área médica.