Técnica Konmari de organização para consultórios

Por Cecília Galvão em 17 de maio de 2017.

Estamos chegando ao meio do ano e por isso, chegamos no momento de avaliar como foi o primeiro semestre e o que podemos fazer para melhorar as coisas para o próximos, não é mesmo?

Organização de todas as áreas são de extrema importância para manter a produtividade sempre em alta em busca dos melhores resultados.

Pois bem, a MedPlus sabe muito bem que fazer tudo funcionar de forma encaixada, respeitando as diretrizes de cada clínica ou consultório médico é um grande desafio. Além disso, manter tudo organizado é outro grande problema de gestão, pois demanda muito tempo e contribuição de todos.

Pensando em ajudar nossos leitores e clientes, fomos a fundo conhecer mais sobre a técnica Konmari de organização para consultórios. Temos a certeza que com sua aplicação será possível otimizar o tempo e manter tudo alinhado.

Logicamente que para que isso ocorra da melhor forma possível é preciso aplicar a técnica da forma correta, seguindo cada passo e sem qualquer adaptação.

Nós iremos te ensinar tudo!

Vem com a gente!

Especialistas comentam sobre organização de consultório

Autoria do livro “A Mágica da Arrumação”, Marie Kondo aborda a questão da arrumação como algo mais profundo, onde tudo o que não está sendo usado mais precisa ser jogado fora.

Ela aconselha que dentro de um consultório ou clínica essa arrumação seja feita por toda a equipe, de forma unida. Pois essa ação será capaz de despertar a união.

Até porque, um funcionário não pode jogar papeis ou qualquer tipo de material sem a aprovação de seu gestor, logo é melhor estarem todos juntos para essa “limpeza” geral.

Se você resolver que vai tomar a atitude de organizar seu consultório, lembre-se que as mudanças precisam ser radicais. Independente de que área escolher. Na verdade, acreditamos muito que não tem como organizar as ações sem que elas sejam feito num todo, compreende?

Do que adianta reformar todo o ambiente, se o atendimento continua ruim?

Ou então, do que adianta organizar toda a parte online, escolhendo a utilização de prontuários, se os médicos ainda usam papel?

Ou todos entram e compram a sua ideia de mudança, ou não irá funcionar!

Aplicando a técnica Konmari

Como dissemos anteriormente, a técnica KonMari baseia-se em se desprender de tudo o que não faz mais sentido. Isso pode ser materiais, objetos, ações, atitudes, enfim qualquer coisa que esteja prejudicando os seus possíveis resultados.

A técnica é baseada em 3 passos simples, porém que devem ser seguidos à risca para que, realmente, dê certo!

Preste atenção!

1º Passo – A mudança deve acontecer na estrutura

Nada que não for útil deve ficar dentro do seu consultório. Nada mesmo! Se você tem um equipamento quebrado há mais de 6 meses e que você diz que vai arrumar, mas nunca arruma, dê a alguém que possa fazer melhor uso dele.

Assuma que para começar o próxima semestre será preciso desapegar das coisas que estão acumuladas e para você não faz qualquer sentido. Não acumule nada.

Lembre-se sempre que quanto menos coisas você tiver, mais você conseguirá aproveitar espaços, até mesmo para ampliar locais de atendimento.

Ponha coisas no lixo, dê, doe… O importante é ser radical com essa mudança! EM breve verá que isso fará uma grande diferença em seus negócios!

2º Passo –  Não setorize a organização por local e sim por necessidade!

Ao invés de começar a arrumar as coisas por espaço, organize por necessidade. Por exemplo, você não precisa ter amostras de medicamentos espalhados por toda a clínica. Isso só faz com que você perca o controle das quantidades que ainda tem para dar aos pacientes. Ao invés de espalhar tudo, acomode-os em um só lugar. Você verá que terá muito mais organização sobre eles.

A mesma ação serve para materiais de higiene, papelaria, materiais de escritório e qualquer tipo de item que ficam espalhados por diferentes ambientes.

Se possível, categorize cada item, agrupando em um mesmo local. Aquelas caixas organizadoras são excelentes para esse trabalho com objetos.

Para papeis, receituários e até mesmo prontuários, esqueça de uma vez por todas a manipulação de papel. Já está mais do que na hora de aplicar um software de gestão. Essa é uma mudança radical, porém extremamente necessária.

Com o armazenamento em nuvem, seus ambientes ganharão muito mais espaço e com isso, poderá aproveitar melhor cada ambiente.

Se você tem interesse de aplicar essa ferramenta em seu consultório, conheça o nosso sistema. Temos a certeza de que irá ser bastante útil.

3º Passo – Toda a equipe deve desapegar

Como já dissemos, a aplicação da técnica KonMari não é missão de uma pessoa só. Todos precisam estar alinhados e comprometidos as mudanças.

Livros repetidos, que já não são lidos mais. Objetos e móveis de decoração que só atrapalham o ambiente. Equipamentos e máquinas que não são mais utilizados. Tudo, tudo o que não tiver sendo mais usado precisa ser eliminado.

Nos consultórios, normalmente, são colocadas revistas na recepção para que os pacientes leiam, não é mesmo? Bom, atentem-se na verificação de sua atualidade. Nada mais ruins do que revistas antigas, passam a ideia de descaso.

Renove seu ambiente para entregar aos seus pacientes o melhor que tem a oferecer. Isso contará muitos pontos em relação a sua marca.

 

Pronto, agora você já sabe tudo sobre a aplicação da técnica KonMari!

Não falamos que ela era muito simples?

Agora a missão a sua, aproveite a virada de semestre para aplica-la no seu local de trabalho e ver as mudanças acontecerem muito rápido.

Se precisar de alguma dica, conte com a gente!

Cecília Galvão

Líder de atendimento
Atua no atendimento da MedPlus há quase 2 anos e possui experiência nas áreas de atendimento ao cliente, suporte técnico, implantação e sucesso do cliente.