Entenda a importância das normas de biossegurança em sua clínica

Descubra e entenda quais as normas de biossegurança e por que sua clínica ou consultório deve se preocupar com elas a todo momento!

Por Aline Patricia em 17 de junho de 2020.

Quando a assunto é saúde, é importante falar também sobre segurança dos profissionais da área. Tanto médicos quanto enfermeiros acabam tendo contato com muitas pessoas doentes, dia após dia.

Por consequência, sem normas e procedimentos de cuidado, a saúde desses profissionais pode acabar em risco. É para evitar que isso aconteça que existe a biossegurança. 

Entender melhor sobre esse assunto significa saber como trabalhar de forma mais segura: algo simplesmente essencial, principalmente quando se levam em conta situações como as causadas pela pandemia do novo coronavírus. 

Para seguir realizando atendimentos e garantindo o bem-estar e a saúde de seus pacientes, é preciso aplicar as diretrizes da biossegurança nas consultas e em outros procedimentos. 

Acompanhe a leitura e entenda do que se trata a biossegurança e a importância de adotar as normas dela em sua clínica ou consultório médico. 

O que é biossegurança?

Importância das normas de biossegurança em sua clínica | MedPlus

A biossegurança é um conjunto de normas que tem como objetivo garantir a proteção da população, dos profissionais de saúde e do meio ambiente. Ela também existe para diminuir os riscos de acidentes laborais em estabelecimentos prestadores de serviços de saúde – como clínicas médicas e odontológicas, hospitais e laboratórios.

Isso porque nesses locais existe grande exposição a agentes patogênicos, além de riscos físicos e químicos. Esse cenário pode acabar gerando riscos para a saúde de profissionais do setor, que, durante procedimentos e atendimentos, podem ter contato com bactérias e vírus altamente perigosos. 

Quais as normas da biossegurança?

A biossegurança busca garantir as boas condições laborais, boas práticas no ambiente e a qualificação da equipe de trabalho que está em contato com pacientes no dia a dia. Segundo as suas normas, uma prestadora de serviços de saúde precisa assegurar aos profissionais:

  • Equipamentos adequados às tarefas executadas – como luvas, máscaras, jalecos e aventais, também conhecidos como EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).
  • Treinamento a respeito do manuseio e descarte de materiais como seringas, agulhas, remédios, insumos com materiais biológicos, etc. E também como lidar com situação de risco.

A maior parte dos acidentes de trabalho ocorridos com profissionais da saúde são causados por ferimentos com agulhas ou outros materiais perfurocortantes, ou pelo contato direto com sangue e outros insumos contaminados. Por isso, se faz necessário o uso de luvas. Além disso, a orientação sobre o descarte correto dos materiais deve ser seguida à risca. 

É fundamental levar essas normas a sério para diminuir o número de acidentes laborais na sua clínica ou consultório médico.

Também é importante que o descarte dos materiais biológicos e químicos, que apresentam alta periculosidade tanto para a população quanto para o meio ambiente, seja feito de forma correta para que não haja nenhum risco de deterioração do ambiente nem de proliferação de agentes patogênicos em profissionais de saúde e pacientes.

Além disso, as principais normas da biossegurança incluem:

  • Orientação a respeito do uso dos equipamentos fora do ambiente laboral;
  • Orientação sobre não abraçar pessoas ou carregar crianças utilizando os equipamentos de trabalho;
  • Orientação sobre a importância de higienizar as mãos constantemente.

Em prestadoras de serviços médicos há um grande número de bactérias e outros tipos de agentes biológicos. O uso de jalecos e outros equipamentos médicos em locais fora do ambiente de trabalho pode levar esses agentes biológicos e bactérias resistentes para fora da clínica, aumentando os riscos de propagação de doenças. 

A importância da Biossegurança em sua clínica ou consultório médico

Importância das normas de biossegurança em sua clínica | MedPlus

Muitos hospitais e laboratórios costumam levar as normas da biossegurança muito a sério. É importante destacar que é essencial fazer com que essas normas também façam parte da rotina de clínicas e consultórios médicos. 

A biossegurança, quando é seguida à risca, ajuda a garantir a segurança no trabalho do médico e dos demais membros da sua equipe, apresentando uma boa gestão do seu corpo clínico

Além do mais, isso também ajuda a garantir a saúde e o bem-estar dos seus pacientes

Pense na seguinte situação: Um paciente com uma gripe em estado inicial vai até sua clínica para uma consulta. Ele infecta seu consultório e sai da consulta. O próximo paciente a entrar na clínica acaba contraindo essa gripe e, na saída, ao falar com sua secretária, a infecta também.

Essa é uma simples gripe, mas a situação poderia ser realmente séria caso esse paciente inicial estivesse com a COVID-19, por exemplo. 

Para evitar situações como essa, basta aplicar as normas da biossegurança! 

Por que manter a carteira de vacinação atualizada pode ajudar

Com a carteira de vacinação atualizada, mesmo que ocorra um acidente de trabalho os profissionais ficam menos expostos a adquirir algum tipo de doença no seu ambiente de trabalho.

É importante, portanto, que o médico, assim como toda a sua equipe, tenham tomado todas as vacinas necessárias, de acordo com o calendário da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Para acompanhar o calendário de vacinação, basta conferir o site oficial da SBIm.

Procure incentivar seus pacientes a fazerem o mesmo e manterem sua carteira de vacinação em dia. 

Embora muitas prestadoras de serviços de saúde vejam a biossegurança como normas que dificultam a execução do trabalho, são essas orientações que garantem a segurança dos funcionários, da população e do meio ambiente. Além disso, a biossegurança é uma legislação, sendo obrigatório o cumprimento de suas regras.

Siga todas as normas citadas neste texto à risca e mantenha você, sua equipe e seus pacientes seguros.

Conclusão

Ao incluir o cumprimemto das normas de biossegurança na sua gestão médica,  isso também reflete no atendimento e na imagem de profissionalismo da sua clínica ou consultório médico.  

Quer mais dicas sobre atendimento ao paciente? Então confira este material completamente gratuito da MedPlus: 

Aline Patricia

Gerente de Produto
Formada em Administração, há 11 anos atua na MedPlus no atendimento ao cliente e atualmente é Gerente de Produto.