Como investir em marketing de relacionamento em sua clínica ou consultório médico?

Conheça as vantagens de investir em marketing de relacionamento em sua clínica ou consultório médico, e como fazer isso com dicas práticas!

Por Suellen Bosse em 13 de maio de 2020.

Os gestores de clínicas e consultórios médicos podem investir em diferentes estratégias de marketing para atrair e captar pacientes. 

Contudo, é importante considerar o fato de que um bom atendimento para os pacientes pode garantir a sua satisfação. Isso promove a fidelização e ajuda a captar mais pessoas através do depoimento desses pacientes satisfeitos.

Além disso, é preciso ter em mente que um outro fator é muito importante nesta história: o marketing de relacionamento! 

Com a implementação do marketing de relacionamento em clínicas e consultórios médicos, é possível alcançar resultados positivos fazendo com que o médico e o paciente tenham uma comunicação clara e um relacionamento positivo.

Neste artigo, vamos apresentar as principais práticas do marketing de relacionamento e como é possível investir em estratégias de maneira prática em sua clínica ou consultório médico, a fim de promover um relacionamento com pacientes verdadeiramente efetivo. 

Boa leitura!

Marketing de relacionamento: entenda o que é

Investir em marketing de relacionamento em sua clínica? | MedPlus

O marketing de relacionamento é uma maneira de oferecer um atendimento aprimorado para os seus pacientes. Para isso, ele leva em conta algumas práticas que envolvem a melhoria do relacionamento entre clínica e pacientes, e seu bem-estar durante toda a experiência na clínica.

Nessa estratégia de marketing é importante colocar em prática alguns valores como empatia, humanização, otimismo, demonstração de carinho, entre outros. Dessa forma, é possível fazer com que os pacientes que buscam tratamentos em sua clínica se tornem verdadeiros fãs do seu atendimento. 

Assim, se estabelece segurança e confiança, além de uma relação de proximidade com a equipe que compõe a clínica ou consultório médico.

Responsável por acrescentar benefícios para a clínica, o marketing de relacionamento aplicado na área da saúde trabalha importantes práticas. As principais vantagens são: 

  • A fidelização do paciente;
  • A satisfação de todos os envolvidos no atendimento;
  • O desenvolvimento de empatia para com o paciente;
  • O aumento da confiança do paciente nos serviços da clínica.

Como investir em marketing de relacionamento em sua clínica ou consultório?

Existem diversas maneiras de investir em marketing de relacionamento em sua clínica e consultório. 

Uma combinação de estratégias pode ser aplicada por meio do uso de e-mail marketing, ampla presença da clínica nas redes sociais, da busca por descobrir quem são os seus pacientes e até mesmo através de um atendimento humanizado.

Continue acompanhando e saiba como a sua clínica pode ter um excelente relacionamento com os pacientes, a partir das seguintes estratégias:

1- Saiba quem são os seus pacientes e quais são as suas preferências

Investir em marketing de relacionamento em sua clínica? | MedPlus

É fundamental que uma clínica saiba quem são os seus pacientes, possibilitando que as suas respectivas experiências sejam cada vez melhores. Para isso, busque conhecer seu público.

Isso pode ser feito através de um estudo de seu público nas redes sociais. Para ter ainda mais assertividade faça pesquisas de opinião com seus clientes, converse com eles durante a consulta e descubra como é o seu dia a dia.  

A criação de personas também pode ajudar a estudar seu público. Se tratam de perfis fictícios, construídos com base nas informações reais de seu público. 

O ideal é que sejam criados ao menos 3 perfis de personas. Estes perfis devem incluir informações como:

  • Nome;
  • Idade;
  • Ocupação;
  • Meta de vida;
  • Estado civil;

Lembre-se de considerar as informações colhidas nas redes sociais e nas pesquisas. Se seu público for composto na maioria por mulheres casadas e com filhos, por exemplo, utilize essa informação para criar a persona. 

Tendo em vista as informações acima, uma possibilidade para um perfil de persona seria o seguinte:

“Ana Júlia, 34 anos

Casada

Possui dois filhos com idade entre 5 e 9 anos.

É uma empresária que faz o possível para conciliar seu negócio e o tempo em família. Faz o possível para garantir que seu trabalho seja um sucesso, e se faz muito presente na vida dos filhos. “

Vale destacar que quanto mais informações estiverem registradas nestes perfis de persona, mais efetivas serão suas ações de marketing de relacionamento. 

2- Faça uso de e-mail marketing

Com o e-mail marketing presente em sua estratégia de marketing de relacionamento, a clínica utilizará uma das principais ferramentas para promover a sua aproximação com o paciente. 

O e-mail marketing pode ser implementado para enviar diversas mensagens, como de feliz aniversário, apresentar conteúdos publicados no blog da clínica e que sejam relevantes para o paciente em questão, informar a data da próxima consulta ou perguntar como foi a experiência do paciente no último atendimento.

Além disso, o e-mail marketing é uma importante ferramenta por ser personalizável e de excelente custo-benefício para clínicas e consultórios médicos. 

Lembre-se de responder os e-mails enviados pelos seus pacientes, isso mostra atenção e preocupação com as dúvidas dessas pessoas, e fortalece o relacionamento entre paciente e clínica.

3- Tenha uma presença ativa nas redes sociais

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O marketing de relacionamento pode ser implementado também com uma presença ativa da clínica nas redes sociais.

Contudo, é importante que sejam publicados conteúdos que apresentem informações úteis para o público, como dicas para cuidar da saúde e evitar enfermidades. 

Essa prática faz com que a clínica e o consultório tenham mais visibilidade na internet e possam ser reconhecidos como autoridades no assunto.

É importante que sua equipe tenha um responsável por promover a interação com os pacientes que entrarem em contato pelas redes sociais, ou responder aqueles que deixarem comentários nas postagens. Isso faz com que a clínica seja bem-vista e satisfaça ao seu público.

4- Ofereça um atendimento humanizado

O atendimento também é uma forma de marketing. Afinal, ele se trata do contato de seus clientes com sua clínica.

Primeiramente, vale destacar que mesmo que seja através de uma ligação, ou da troca de mensagens de sua secretária ou recepcionista com seu paciente, já se trata de um atendimento. Portanto, responda sempre com atenção, simpatia e se coloque à disposição dessa pessoa. 

Quando seu paciente estiver sendo atendido na clínica ou consultório médico, adote a mesma postura. Lembre-se de ser muito claro em todas as informações dadas ao paciente.

Durante a consulta, é importante que o médico se mostre disposto a ouvir o que o paciente tem a dizer. 

Na hora de explicar o que está acontecendo com esse paciente e dar o tratamento, evite termos muito técnicos. Afinal de contas, muitos de seus pacientes não irão compreender do que se trata, e podem ficar com vergonha de perguntar. 

Um atendimento humanizado é a chave para que seu paciente sinta segurança, e para que também se sinta bem enquanto estiver na clínica. 

5- Estabeleça uma comunicação amigável com os pacientes

Como falamos anteriormente, evitar termos muito técnicos, é importante para que a comunicação entre o médico e o paciente seja bastante clara. 

É essencial que sua secretária ou recepcionista também evite isso em relação a documentos e processos mais burocráticos que devem ser explicados ao paciente. Manter a simpatia e a calma durante a conversa fará com que o paciente se sinta tranquilo para fazer perguntas, caso ele não compreenda algo.

Lembre-se de manter a comunicação com diálogos atenciosos e claros também nas trocas de mensagens e em todas as ações que envolvam seu marketing, seja online ou offline.  

Como a sua clínica investe em marketing de relacionamento? Quais estratégias têm sido colocadas em prática em sua clínica ou consultório médico?

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Suellen Bosse

Gerente de Marketing
Atualmente é Gerente de Marketing, com mais de 15 anos de experiência na área de comunicação e relacionamento, faz parte do time da Sponte há mais de 18 anos.