Por que é tão importante fidelizar pacientes em sua clínica médica?

Descubra porque é importante fidelizar pacientes em sua clínica médica e como fazer isso de maneira prática em sua clínica!

Por Suellen Bosse em 08 de abril de 2020.

Já parou para se perguntar por que o mundo do negócios fala tanto sobre fidelização de clientes? Isso acontece porque toda gestão precisa se preocupar em ter um fluxo de caixa com mais entradas do que saídas.

Ficou difícil entender o que uma coisa tem a ver com a outra? 

Então vamos por partes:

O caixa da sua empresa é composto de entradas e saídas. As saídas são os custos fixos e variáveis relativos ao funcionamento da sua clínica médica. Já as entradas, são os recebimentos pelos serviços prestados no seu negócio, ou seja: consultas e outros procedimentos.

Sabendo que todo o dinheiro que entra na clínica vem dos recebimentos de pacientes, se compreende que duas coisas acabam se tornando essenciais: captação de novos pacientes e fidelização.

O custo de aquisição, ou seja, captação de pacientes, é muito maior do que o custo para fidelizar. Portanto, sempre que um paciente for atraído para o seu consultório ou clínica, é preciso fazer o possível para conquistá-lo e torná-lo um verdadeiro “freguês”. 

Mas, afinal de contas: você sabe que tipo de ações podem resultar na fidelização? Imagina o quão importante isso será para o futuro de sua clínica ou consultório médico? 

Continue sua leitura, pois vamos te contar tudo sobre o assunto:

Benefícios de fidelizar pacientes na agenda da clínica médica

Por que é importante fidelizar pacientes em sua clínica médica? | Medplus

A verdade é a seguinte: uma agenda cheia de consultas marcadas é sinônimo de mais dinheiro no caixa! Afinal, os atendimentos são a sua principal fonte de receita.

Procure manter sua agenda organizada. Lembre-se de que ela, sendo o centro do seu consultório, também é um documento para análise do número de consultas realizadas. Todo gestor deve acompanhar seus agendamentos e cancelamentos para verificar se está, de fato, tendo bons resultados.

Para fidelizar pacientes, é preciso que as experiências deles em relação a sua clínica ou consultório sejam positivas. 

Portanto, facilite o agendamento do paciente, e sempre que ele tiver contato com a clínica, seja por telefone, através das mídias sociais, ou pessoalmente, ofereça um atendimento atencioso e humano, para que ele se sinta bem.

É importante que toda vez que seu paciente pense em ir até você, seja porque tem algum sintoma, ou apenas como rotina para prevenir doenças, ele sinta confiança e tranquilidade em relação ao seu trabalho. 

Não estamos falando apenas do atendimento do médico, mas também da secretária, recepcionista, e todo o ambiente da sua clínica médica.

Vantagens da fidelização para a gestão da clínica médica

Pacientes fidelizados são verdadeiros promotores do seu trabalho! E isso significa marketing gratuito da forma mais antiga do mundo, que é o “boca boca”. 

Um paciente que teve uma experiência positiva em relação a sua clínica médica irá indicar seu trabalho para amigos e familiares. Como resultado, a fidelização também estará gerando captação! Afinal de contas, as pessoas tendem a confiar com mais facilidade na opinião de pessoas verdadeiramente próximas a elas. 

Como já destacamos anteriormente, a fidelização de pacientes gera receita para sua clínica, o que resulta em saldo positivo para o caixa. Automaticamente, o setor financeiro acaba se beneficiando disso. 

Mas existem muito mais vantagens que a fidelização traz para uma gestão médica. 

Sua clínica médica, tendo capital em mãos, pode expandir suas atividades e crescer em relação ao mercado. E isso é essencial, pois, caso contrário, o futuro do seu negócio fica incerto e o gestor pode até mesmo acabar obrigado a  fechar as portas da clínica. 

Tendo capital, também fica mais fácil oferecer cursos para sua equipe se capacitar e para que o profissional da saúde também aprenda novas técnicas em relação a sua especialidade. Isso ajuda a clínica ganhar destaque e se manter atualizada. 

Outra grande vantagem da fidelização: ela ajuda a melhorar a relação entre o paciente e o médico. Pode não parecer, mais isso é simplesmente essencial para que a pessoa se torne um promotor do seu trabalho!

Quais técnicas de fidelização sua clínica pode adotar?

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Agora que você conhece as vantagens da fidelização de pacientes, é hora de falar sobre como sua clínica fará isso acontecer. 

Confira algumas técnicas eficazes de fidelização:

1.Inove na maneira de atender

Lembre-se de que quando a pessoa sente que tudo foi pensado para fazê-la sentir-se melhor, ela fica mais à vontade. Portanto procure estar sempre atento às novidades do mercado e maneiras de inovar, se destacando perante a concorrência.

Diferenciais no atendimento são essenciais para fidelizar pacientes

2. Não atrase os atendimentos

Se a consulta do seu paciente foi marcada para as 15 horas, é nesse horário que ele deseja ser atendido. É muito importante lembrar que ninguém gosta de esperar. 

Por isso, defina um tempo para cada procedimento. Lembre-se de que primeiras consultas costumam demorar mais do que consultas de rotina. Portanto, leve em conta o tempo de cada consulta ou procedimento na hora de agendar os horários. 

3. Mantenha contato com o paciente após a consulta

Depois da consulta com seu paciente, espere um tempo e envie uma mensagem pedindo como ele está e se o tratamento está sendo feito da forma correta! Mostrar que você se preocupa com ele é muito importante.

Você também pode lembrá-lo que é hora de retornar e sugerir uma nova consulta para checar se está tudo bem de verdade.

4. Crie um ambiente agradável na clínica

Não apenas sua recepção, mas também todos os outros ambientes da clínica devem ter um ambiente confortável e agradável. Portanto, utilize cores calmas na decoração, tenha poltronas e cadeiras confortáveis. Garanta que toda a sua equipe tratará o paciente com respeito e simpatia. 

Vale destacar que a maioria dos pacientes está vulnerável, então esse ambiente amigável da clínica contribuirá para que ele tenha uma experiência positiva. 

5. Tenha uma boa estratégia de marketing de fidelização

Investir em marketing de fidelização é outra estratégia que todo gestor deve colocar em prática. Procure criar conteúdos para seu público, focando nos pacientes que você já captou. 

Utilizar o mundo digital para desenvolver seu marketing médico é uma boa opção, principalmente porque ele tem baixo custo e alta assertividade! 

6. Utilize a tecnologia para melhorar o atendimento ao paciente

A utilização de um sistema de gestão em sua clínica médica irá melhorar o atendimento ao paciente em diversos aspectos. 

Primeiramente, ele se tornará mais ágil, uma vez que o acesso aos documentos e prontuários dos pacientes será rápido. A qualidade também aumenta, pois tanto o médico quanto a secretária possuirão acesso aos dados necessários para não cometer erros. 

Com a agenda online fica mais fácil organizar sua programação, uma vez que ela mostra facilmente quais horários estão vagos e quais estão agendados. 

Contando com o sistema MedPlus, o médico gestor consegue enviar um link para que a pessoa faça o agendamento ou cancelamento, ou até mesmo a confirmação da consulta. Ao receber essa informação, o sistema atualiza a agenda automaticamente!

Agora que você também conhece as técnicas que podem promover a fidelização do cliente, não se esqueça de colocar as ações em prática!

Suellen Bosse

Gerente de Marketing
Atualmente é Gerente de Marketing, com mais de 15 anos de experiência na área de comunicação e relacionamento, faz parte do time da Sponte há mais de 18 anos.