Skip to main content

Análise SWOT: saiba como aplicar essa ferramenta de marketing na gestão de sua clínica

Toda clínica passa por um período de mudanças e de decisões que precisam ser tomadas para um melhor funcionamento e desempenho da instituição. Para isso, essas mudanças devem ser feitas com base no atual panorama em que se encontra a empresa. Ou seja, através dos levantamentos do que vem dando certo e do que não mostra resultados tão bons que as instituições devem trabalhar para mudar o que não está satisfatório, assim como para dar continuidade ao que vem se mostrando assertivo.

Para fazer o levantamento desse atual panorama com maior precisão, diversas empresas fazem uso da Análise SWOT. Com essa famosa e eficaz ferramenta de gestão, você consegue desenvolver um balanço mais detalhado da situação em que sua instituição se encontra. Assim, você planeja, de forma estratégica, mudanças que contribuem para um melhor desempenho da empresa.

Para saber mais da Análise SWOT e como aplicá-la em sua clínica, confira nossas dicas e informações abaixo!

O que é Análise SWOT?

SWOT é a sigla em inglês para Forças (Strenghts), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

Com essa técnica, a instituição – sua clínica, por exemplo – faz um levantamento de seu andamento em duas esferas:

  • Ambiente Interno: qualidade de seu atendimento, a condição da infraestrutura, a capacitação do quadro profissional – fatores os quais a clínica tem controle sobre os resultados;
  • Ambiente Externo: taxa de juros, crise econômica, mudança de legislação – fatores os quais a clínica não tem controle sobre as consequências.

Para ambos os lados – tanto interno, quanto externo –, a análise SWOT propõe que o levantamento seja feito através de quatro princípios (citados anteriormente): Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Desta forma, você analisa o panorama tanto interno quanto externo da instituição, podendo mapear o que precisa ser melhorado e o que é necessário dar continuidade.

O que significa cada princípio para sua clínica?

  • Forças: tanto no ambiente interno, quanto no externo, são seus acertos, diferenciais perante seu mercado e o que vem mostrando satisfação para seus pacientes e funcionários. As forças de sua clínica podem ser, por exemplo: atendimento, a capacitação de seus profissionais, qualidade dos materiais utilizados, etc.
  • Fraquezas: tanto no ambiente interno, quanto no externo, são os elementos que podem desfavorecer sua clínica perante seus concorrentes e normalmente geram insatisfação de seus clientes e funcionários. As fraquezas de sua clínica podem ser, por exemplo: mal atendimento, filas de espera, profissionais ausentes e/ou mal capacitados.
  • Oportunidades: tanto no ambiente interno, quanto no externo, são os cenários favoráveis definidos por influências externas. As oportunidades de sua clínica podem ser, por exemplo: aumento da demanda de certos serviços, maior atenção com a saúde no meio em que sua clínica se encontra, legislação que favoreça a instituição, etc.
  • Ameaças: tanto no ambiente interno quanto no externo, as ameaças são todas as situações de influência externa que podem acarretar num ambiente desfavorável para os negócios da clínica. Exemplos de ameaças são: crise econômica, preços incompatíveis com o mercado, legislação que prejudique os negócios da instituição, entre outras.

 

Como a análise SWOT pode ajudar minha 00clínica?

Caso sua clínica esteja passando por um momento conturbado, que demande mudanças e novas decisões, o uso da análise SWOT pode ser ótimo para a melhoria dos serviços sua clínica. Através desta técnica, você consegue melhor desenvolver um panorama da empresa, de maneira que seus gestores consigam trabalhar num planejamento estratégico mais assertivo, eficaz e preciso.

Através de uma análise SWOT imparcial e exata que sua clínica consegue melhor identificar e trabalhar seus pontos fracos, além de impulsionar os resultados do que já vem dando certo.

E então, já usou a Análise SWOT em sua clínica? Pretende usar? Conte-nos sobre sua experiência nos comentários. Ficamos felizes em ajudar no que você melhor sabe fazer: cuidar de seus pacientes.

Para essas e mais novidades fique atento às nossas redes sociais.

Conte sempre com o MedPlus, seu Software de Gestão Médica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *