O que é tráfego pago?

Qual é a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago?

Por que é importante estar presente no Google?

O que é Google Ads?

Como funciona o Google Ads?

Como usar o Google Ads para médicos?

  • Saiba quais são os tipos de anúncios permitidos
  • Tenha cuidado redobrado com
  •  o que é proibido
  • Conheça quais são as obrigações da publicidade médica

Como criar uma conta no Google Ads?

  • Acesse o site do Google Ads
  • Faça o login com a sua conta do Gmail
  • Configure as informações da sua clínica médica
  • Crie seu primeiro anúncio no Google Ads

Como criar uma campanha publicitária no Google Ads?

Quais são os principais elementos de um anúncio no Google Ads?

  • Público-alvo
  • Persona
  • Palavras-chave
  • Localização
  • Extensões de anúncios

Quais são os benefícios do Google Ads para médicos?

compartilhar:

O que é tráfego pago?

Primeiramente, é importante voltar um passo e entender o que é tráfego pago. Enquanto você navega na internet, tudo aquilo que vem de anúncios publicitários feitos em mecanismos de busca (como o próprio Google, por exemplo), redes sociais, sites ou blogs, é considerado tráfego pago. 

Dentro do marketing digital, ele é utilizado como uma estratégia infalível para conduzir os usuários a páginas, com o objetivo de gerar vendas ou conversão para as empresas.

Leia mais: Marketing médico: o que você precisa para o sucesso?

O tráfego pago também é conhecido como mídia paga, anúncios pagos ou até mesmo propaganda. Mas, no final das contas, sua essência e seu objetivo são os mesmos.

No caso do Google Ads, ele serve como uma porta de entrada para os serviços realizados dentro da sua clínica médica. Porém, você precisa mesmo pagar para ter visitantes no seu site? Seus pacientes não chegam até a sua página organicamente?

Calma. Para isso, é necessário entender o conceito de tráfego orgânico. Portanto, a seguir, explicamos qual é a diferença entre as duas frentes.

Qual é a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago?

Diferente do anterior, o tráfego orgânico corresponde às visitas geradas para o seu site de maneira espontânea, após os seus pacientes encontrarem sua página por meio de uma busca no Google, por exemplo. Sendo assim, não há necessidade de investimentos diretos como os anúncios pagos.

Porém, para ter sucesso com o tráfego orgânico do seu site, é necessário entender sobre os fatores de otimização de mecanismos de busca e as boas práticas de SEO, sigla para Search Engine Optimization, um algoritmo de otimização de pesquisa orgânica que funciona em diversos buscadores, especialmente no Google. 

Além disso, também é necessário entender sobre os conceitos de persona, perfil de cliente ideal e jornada do cliente, assim como investir na criação e na divulgação de conteúdos de qualidade, publicações em redes sociais e e-mail marketing.

Leia mais: 10 erros de marketing que você não pode mais cometer em sua clínica médica

A principal diferença entre eles está no tipo de investimento exigido para aumentar os acessos à sua página. Como você já percebeu, no tráfego orgânico, é preciso dedicar seu tempo e seus esforços para entender as técnicas por trás do SEO. Já no tráfego pago, o investimento é em dinheiro.

Vale ressaltar que o tráfego orgânico é bem eficiente, mas os frutos não são colhidos da noite para o dia, ao passo que investir em tráfego pago gera resultados mais imediatos para sua clínica médica e não exige tanto conhecimento técnico.

Fique tranquilo, por hora o importante é saber que o ideal mesmo é encontrar um equilíbrio entre tráfego orgânico e tráfego pago, além de combinar as duas modalidades para garantir resultados duradouros.

Por que é importante estar presente no Google?

No passado, para conquistar novos pacientes, os médicos contavam com as famosas “recomendações”. Ou seja, de uma forma ou de outra, a publicidade sempre esteve presente no dia a dia de sua profissão, a diferença é que hoje em dia a realidade mudou drasticamente. Isso porque, agora, o trabalho é menos complicado e não são necessários tantos esforços ou investimentos financeiros absurdos.

Se isso ainda não foi o suficiente para te convencer, saiba que não marcar presença digital diminui drasticamente a sua visibilidade. Como uma pesquisa da HubSpot bem demonstrou, 75% das pessoas sequer passam da primeira página dos resultados de pesquisa.

Então, por um instante, seria interessante que você se colocasse no lugar dos seus pacientes quando eles estão usando a internet.

No momento em que eles pesquisam alguma coisa no Google, ele oferece uma gama de sites para responder às suas perguntas, certo? E um dos mecanismos que as empresas utilizam em seu favor é oferecer anúncios, que aparecem logo no topo dos resultados. Ou seja, estar presente no Google aumenta suas chances de atração e fidelização de pacientes.

Nesse sentido, pode ser mais vantajoso investir em Google Ads do que esperar que os resultados de SEO sejam suficientes para atrair mais clientes. Isso sem falar na construção de autoridade, uma vez que seus pacientes começam a enxergar sua clínica médica como uma referência no seu segmento. E quanto mais visibilidade, melhor para o relacionamento com o seu público.

Leia mais: Aprenda como funciona a Jornada do Paciente em clínicas médicas para atrair e fidelizar mais pacientes

O que é Google Ads?

O Google Ads, conhecido anteriormente como Adwords, é a principal plataforma de anúncios do Google e, também, a mais utilizada pelos profissionais de marketing digital. Por meio dele, é possível criar anúncios de pesquisa, de display, no YouTube, no Gmail e na Play Store.

Você com certeza já se deparou com alguns deles, mas não sabia ao certo do que se tratavam: links em destaque quando fez uma pesquisa no Google, banners de anúncios quando estava navegando em um site ou em um blog, anúncios durante a visualização de um vídeo no YouTube, entre outros. Tudo isso é criado e gerenciado pelo Google Ads.

A plataforma foi lançada em outubro de 2000 e, desde então, vem liderando o mercado de mídia paga. Para se ter uma ideia, com a alta em anúncios, a Alphabet, dona do Google, fechou o ano de 2021 com um lucro líquido de US$ 76,033 bilhões.

Leia mais: Estratégias de marketing médico com Google Ads para atrair mais pacientes

Como funciona o Google Ads?

Agora que você já sabe o que é o Google Ads, que tal se aprofundar ainda mais no assunto?

Com o apoio da ferramenta, é possível criar anúncios segmentados de acordo com a persona da sua clínica médica. Desse modo, as chances de que suas campanhas sejam bem-sucedidas são ainda maiores.

Leia mais: O que são personas e como usar essa estratégia no marketing médico?

Também existe a possibilidade de diversificar seus anúncios e aumentar as chances de conversão, uma vez que você pode veicular as mídias pagas em resultados de pesquisa, vídeos no YouTube e anúncios em display nas redes sociais, por exemplo.

Além disso, é você quem controla seus investimentos no Google Ads, já que a ferramenta é pré-paga. Então, é possível definir com antecedência o quanto se deseja aplicar em cada uma das campanhas criadas. Ou seja, o controle financeiro está em suas mãos e, assim, surpresas negativas com o fluxo de caixa no final do mês são evitadas, o que pode comprometer seu orçamento.

Contudo, é preciso ter muita atenção quando o assunto é fazer anúncios para médicos, uma vez que a publicidade nessa área deve seguir obrigatoriamente alguns princípios éticos e ter fins educativos. A fim de evitar problemas para a sua clínica, esteja atento às regras do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Como usar o Google Ads para médicos?

O Google Ads pode até parecer um pouco complicado de início, mas até o final da leitura você perceberá como ele não é um bicho de sete cabeças. Para te ajudar ainda mais com suas campanhas, separamos algumas dicas de como utilizar a plataforma.

Saiba quais são os tipos de anúncios permitidos

Além da atenção necessária ao título, descrição, caminho, URL e outras partes principais do seu anúncio, também é essencial entender quais são os tipos de informação que o CFM permite que sejam inseridas nas campanhas.

  • Conteúdos sobre a área da saúde: além de contribuir para a maior qualidade de vida das pessoas, com esse tipo de informação também é possível atrair mais pacientes para a sua clínica médica.
  • Currículo médico profissional: ao compartilhar o seu nível de qualificação com pacientes em potencial, eles se sentem mais seguros para procurar ajuda na sua clínica médica.
  • Entrevistas com informações relevantes: outro modo de transmitir autoridade na sua área de atuação é por meio da publicação de entrevistas. Contudo, aqui não cabe a autopromoção e o sensacionalismo.

Tenha cuidado redobrado com o que é proibido

Vale ressaltar que o Google compartilha algumas informações sobre o que é permitido ou proibido em sua política editorial. Então, para evitar qualquer tipo de problema com seus anúncios, é importante se atentar às diretrizes que a empresa definiu.

Aqui também entram as regras de publicidade médica definidas pelo CFM, então, é recomendável conferir quais são elas para garantir que suas campanhas sejam feitas da maneira correta e, principalmente, com ética. 

Confira algumas práticas que devem ser evitadas ao planejar os seus anúncios:

  • Fake news: além do perigo que coloca a sociedade no geral, a divulgação de informações sem qualquer embasamento científico pode prejudicar sua imagem e a confiança que as pessoas têm no seu trabalho.
  • Propaganda enganosa: o Conselho Federal de Medicina também proíbe a garantia de êxito com os tratamentos oferecidos na sua clínica médica.
  • Divulgação de valores: promoções com o objetivo de atrair mais pacientes é outra prática condenada pelo CFM.
  • Imagens de antes e depois dos pacientes: mesmo com a autorização a publicação de fotos não pode ser realizada. No entanto, o próprio paciente pode utilizar o material se assim desejar.
  • Métodos não reconhecidos pelo Conselho Federal de Medicina: a divulgação dos procedimentos realizados só pode ser feita quando eles são validados como prática médica.
  • Consultorias: o oferecimento desse tipo de serviço ao invés de uma consulta médica é proibido pelo CFM.
O próprio Google Ads compartilhou uma Política de Anúncios para Saúde e Medicamentos. Leia atentamente as informações para garantir que seus anúncios não sejam reprovados.

Conheça quais são as obrigações da publicidade médica

A Resolução CFM Nº 1.974/2011 prevê que algumas informações devem, obrigatoriamente, estar presentes em qualquer tipo de publicidade realizada na área médica como:

  • Nome do profissional
  • Área de atuação
  • Número do registro no Conselho profissional
  • Número do registro de qualificação (se o profissional for especialista)

Vale lembrar que existem diversas restrições quanto aos anúncios realizados no seu segmento, então, é imprescindível consultar a Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) dos Conselhos Regionais de Medicina. Assim, você garante que todos os conteúdos da sua clínica médica estão de acordo com os princípios éticos.

Leia mais: O que o marketing médico do MedPlus pode fazer por você?

Como criar uma conta no Google Ads?

Em primeiro lugar, é necessário ter um endereço de e-mail válido e um site para sua clínica médica. Porém, ainda que você não tenha um site, é possível anunciar no Google Ads com campanhas inteligentes.

Inclusive, a plataforma oferece duas maneiras de criar uma conta: no modo inteligente, que é o padrão, e no modo especialista, que é mais recomendado para os profissionais de marketing.

Para colocar isso em prática, confira o passo a passo de como criar sua conta no Google Ads:

1. Acesse o site do Google Ads

Para criar o seu cadastro, basta acessar o site do Google Ads e clicar em “Começar agora”, no canto superior direito da tela. Em seguida, você será direcionado para uma página de login antes de prosseguir para o Google Ads.

2. Faça o login com a sua conta do Gmail

Quem possui uma conta do Gmail pode fazer o seu login por meio dela mesma. Caso contrário, é necessário criar uma antes. Vale ressaltar que ela pode ser tanto pessoal, quanto empresarial. Porém, para sua comodidade, o ideal é centralizar as informações em uma conta do Gmail da sua clínica médica.

3. Configure as informações da sua clínica médica

Agora que sua conta do Google Ads foi criada e seu login foi feito, o momento de criar sua primeira campanha publicitária está cada vez mais perto. Mas, primeiro, é preciso configurar as informações da sua conta. Alguns dados são úteis para a sua experiência, como preferências de idioma, nome da conta, fuso horário e informações de contato.

Também é possível configurar as opções de pagamento dos seus anúncios. Na barra de ferramentas superior, há a opção “Faturamento” e é lá mesmo que você define as formas e a recorrência de pagamento, além do país de origem e a moeda que se deseja pagar. Também, é nessa mesma página que o CNPJ da sua clínica médica é informado e os dados do responsável financeiro, como endereço e e-mail de contato.

Leia mais: Marketing para médicos: quanto investir para realmente ter resultados?

4. Crie seu primeiro anúncio no Google Ads

Como vimos anteriormente, assim que sua conta no Google Ads for criada, será preciso criar a sua primeira campanha. Então, é importante já ter em mente as seguintes informações:

  • Meta da campanha
  • Nome e site da clínica médica
  • Anúncio (incluindo títulos, descrições e número de telefone)
  • Temas de palavra-chave
  • Configurações de localização
  • Orçamento

E se você já chegou até aqui, muito bem! Já aprendemos como criar uma conta no Google Ads e o próximo passo é entender como elaborar sua primeira campanha. Continue a leitura para conhecer mais sobre essa etapa.

Como criar uma campanha publicitária no Google Ads?

Para dar início ao processo de criação da sua primeira campanha publicitária no Google Ads, acesse a página de “Visão geral” e, em seguida, clique em “Nova campanha”.

Isso nos leva à próxima etapa, que é onde será definido o objetivo da sua campanha, entre algumas opções como aumentar o tráfego do seu site, incentivar mais visitas à sua clínica médica ou promover alcance e reconhecimento de marca.

Inclusive, também é possível criar uma campanha sem metas, mas é importante entender qual é o seu verdadeiro propósito com os anúncios para, assim, atrair e fidelizar mais pacientes.

Então, após definir seus objetivos, escolha o tipo de campanha que deseja veicular. As opções de anúncios são:

  • Rede de pesquisa: anúncios responsivos de texto que têm como objetivo alcançar pacientes interessados nos seus serviços.
  • Rede de display: opção de exibir diferentes tipos de anúncios na internet.
  • Google Shopping: mais indicado para quem deseja promover seus produtos com anúncios, então, não é muito interessante para o seu caso.
  • Google Video: possibilidade de alcançar e interagir com os espectadores do YouTube e na internet.
  • Google Smart: permite alcançar suas metas de negócios com os anúncios automáticos no Google e na internet em geral.
  • Google Discovery: abre um leque de possibilidades, uma vez que exibe anúncios no YouTube, no Gmail, no Discovery e em outros produtos.

Em seguida, ainda na mesma etapa, informe o site da sua clínica médica e escolha um nome para sua campanha publicitária.

O próximo passo é definir como será a divulgação dos seus anúncios no Google Ads, como idiomas, rotação e programação de anúncios ou até mesmo quais são os dispositivos nos quais você quer que eles apareçam e a data de início e de término da sua campanha.

A etapa seguinte é muito importante, pois é nela que será definido o orçamento e um valor médio de investimento diário, além do custo máximo de pagamento pelas conversões, impressões ou cliques.

É válido ressaltar que, depois de criar e configurar o seu primeiro anúncio no Google Ads, levará cerca de 24 horas para a sua campanha ser aprovada e exibida para seus pacientes em potencial.

Quais são os principais elementos de um anúncio do Google Ads?

Estamos nos aproximando do final do conteúdo e agora você já está pronto para dar um passo importante na sua carreira e na captação de novos pacientes com o Google Ads.

Porém, neste exato momento, inúmeras clínicas médicas estão lutando pelo mesmo espaço. Então, também é necessário entender que a posição do seu anúncio nos resultados de busca depende de alguns fatores. Assim, fica ainda mais fácil saber como se destacar e sair na frente dos seus concorrentes.

Dessa forma, é preciso entender que o Google Ads leva algumas métricas em consideração para avaliar os anúncios:

Estamos nos aproximando do final do conteúdo e agora você já está pronto para dar um passo importante na sua carreira e na captação de novos pacientes com o Google Ads.

Porém, nesse exato momento, inúmeras clínicas médicas estão lutando pelo mesmo espaço que você. Então também é necessário entender que a posição do seu anúncio nos resultados de busca dependem de alguns fatores, assim, fica ainda mais fácil saber como se destacar e sair na frente dos seus concorrentes.

Sendo assim, você precisa entender que o Google Ads leva algumas métricas em consideração para avaliar os anúncios:

  • Índice de qualidade: quem determina o Índice de Qualidade é o próprio algoritmo do Google, que leva em consideração a relevância do anúncio e se ele corresponde ou não com a pesquisa do seu paciente, por exemplo.
  • Custo médio por clique (CPC): levando em consideração que diversos médicos conhecem o potencial do Google Ads, quem conquista o espaço publicitário é o anúncio que se destaca na qualidade e no preço.

Por fim, é importante se atentar aos seguintes aspectos ao criar sua campanha publicitária:

Público-alvo

Quais são as pessoas que você deseja atrair para sua clínica médica? Algumas informações como faixa etária, profissão, localidade e renda são ótimas maneiras para entender o perfil do seu paciente ideal.

Persona

Ela representa o perfil ideal do seu paciente, ou seja, quem você deve conquistar com os anúncios. Porém, as informações são mais pessoais e incluem suas dores, suas frustrações e seus desejos.

Palavras-chave

A definição das palavras-chave é um passo essencial para suas estratégias de marketing digital, afinal, é por meio delas que suas campanhas chegarão até seus pacientes. Além disso, elas evitam que os anúncios atinjam as pessoas erradas. Uma ótima dica é combinar sua especialidade e sua cidade, como “clínico geral em São Paulo”, por exemplo.

Localização

Seus pacientes escolhem um médico de acordo com a região em que moram ou trabalham, certo? Então, também é necessário levar em consideração o raio de localização da sua clínica. Sendo assim, é importante incluir algumas palavras-chave estratégicas, como o nome da sua cidade ou do seu bairro. Quanto mais segmentado, melhor.

Extensões de anúncio

O Google Ads também permite incluir informações complementares, como número de telefone, endereço e site. Desse modo, você compartilha o máximo de dados possíveis da sua clínica médica e facilita a vida dos seus pacientes.

Quais são os benefícios do Google Ads para médicos?

Se você chegou até aqui, provavelmente já entendeu que um dos maiores benefícios das estratégias de marketing em geral e dos investimentos em anúncios do Google Ads é definitivamente o reconhecimento de marca. Isso porque sua clínica médica alcança a visibilidade que você tanto sonhou durante sua carreira.

Desse modo, com as campanhas segmentadas, que são exibidas para os pacientes em potencial certos, é possível conquistar melhores resultados e se destacar frente aos seus concorrentes.

Por fim, esperamos que este material te ajude em todas as etapas da criação de anúncios do Google Ads. E, no caso de dúvidas, basta voltar aqui sempre que necessário.

Agora, se você deseja aproveitar todas as possibilidades do marketing digital para médicos e oferecer uma experiência inesquecível com os seus serviços, que tal conhecer o MedPlus?

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