Marketing para médicos: o que você precisa para o sucesso?

Descubra o que fazer para que suas estratégias no marketing médico no ambiente digital traga bons resultados para sua clínica.

Por Daiane Gobetti em 08 de outubro de 2020.

O marketing traz muitas vantagens para um negócio. Mas é a estratégia por trás dele que realmente pode deixar sua clínica médica mais perto do sucesso. 

O marketing digital é de longe a melhor opção para isso, e todas as possibilidades que existem no universo online não só podem como devem ser exploradas por clínicas e consultórios médicos. 

Conhecer as regras do CFM, compreender seu público, criar uma postura dentro das redes e criar engajamento. Por onde começar? 

Neste texto vamos esclarecer isso tudo para você, dando também dicas práticas para garantir que você saiba como fazer marketing médico em sua clínica, aproveitando todos os benefícios que isso traz. 

Importância do marketing digital para quem trabalha na área de saúde

A verdadeira importância de se investir em marketing digital está na possibilidade de atração de novos pacientes e na visibilidade que sua clínica pode ganhar com a presença nas plataformas digitais. 

Mas não é só isso. 

O marketing digital pode ajudar a criar autoridade no assunto ou na especialidade do médico. Assim, a clínica ou consultório ganha respeito e valorização sobre o trabalho desenvolvido. 

Se a estratégia de conteúdos postados for feita cumprindo todas as adequações necessárias, a autoridade criada nas redes fará com que pacientes procurem pela clínica sempre que precisarem de atendimento. Isso tornará de você uma referência no assunto. 

Regras do CFM (Conselho Federal de Medicina)

Antes de começar a criar estratégias e conteúdos é preciso conhecer as regras do CFM a respeito do marketing digital. Afinal de contas, a última coisa que um gestor quer é se incomodar com questões legais. 

A resolução CFM n.1974/11 foi atualizada em 2015 e apresenta um manual de publicidade médica. Nele fica claro que é proibido: 

  • Criar discursos que prometem ou insinuam bons resultados de tratamento sem uma comprovação científica;
  • Expor o paciente para divulgar técnicas, métodos ou resultados;
  • Publicar fotos dos pacientes antes e depois de tratamentos ou cirurgias;
  • Usar termos e linguagem sensacionalista e de autopromoção;
  • Anunciar especialidades que o médico na verdade não possui;
  • Anunciar equipamentos ou técnicas utilizadas para mostrar superioridade em relação a concorrência;
  • Ter o nome do médico, ou dos médicos da clínica, envolvido em propaganda enganosa;
  • Publicar informações que possam causar algum tipo de alarde na sociedade.

Para que você não tenha dúvidas sobre o assunto, confira o manual de publicidade médica do CFM por completo.   

Conheça seu público

Na internet, se uma marca tenta falar com todo mundo ao mesmo tempo, ela falha miseravelmente na sua comunicação. Por isso é preciso conhecer de verdade o seu público nas redes sociais. 

A verdade é que é bastante simples fazer isso, basta acompanhar as curtidas e comentários do seu perfil, além de analisar o público que o segue, tanto no Facebook quanto no Instagram. 

Descubra se são mais mulheres ou homens, sua faixa etária e até mesmo seu modo de vida. 

Pelas queixas recebidas em seu consultório, relacionadas a sua especialidade, o médico saberá quais as principais dúvidas dos pacientes ou problemas mais comuns. É possível trazer essas dúvidas aos seus posts. 

Anteriormente falamos sobre a criação de autoridade, e essa é uma das maneiras de fazer isso. Fale um pouco sobre essas questões, principais sintomas e até mesmo maneiras de prevenir esses quadros. 

Saiba mais sobre público no post: Entenda o que é persona e como ela pode ajudar você a segmentar as ações de marketing de sua clínica

Defina os objetivos de suas postagens criando planejamentos

Dicas para o sucesso no marketing médico | MedPlus

As postagens realizadas podem ser feitas a fim de alcançar diferentes objetivos, como: 

  • Conquistar mais pacientes;
  • Fidelizar os pacientes atuais;
  • Criar autoridade;
  • Compartilhar conhecimento.

É importante que sempre, antes de criar uma postagem, seja definido qual o objetivo dela. Para isso, faça um planejamento para os posts nas redes sociais, seguindo este passo a passo: 

  1. Decida qual será a frequência de posts – uma, duas ou mais postagens por semana;
  2. Decida o objetivo de cada postagem;
  3. Liste os assuntos que serão expostos;
  4. Lembre-se de criar conteúdos institucionais;
  5. Deixe claro em que dias da semana serão feitas as postagens e crie um calendário para ser seguido. 

Escolha quais serão suas estratégias nas redes sociais

Dicas para o sucesso no marketing médico | MedPlus

Existem muitas estratégias de marketing que podem ser adotadas por sua clínica médica. Mas tentar fazer tudo de uma só vez pode ser um caminho muito confuso e pouco eficaz para suas ações no mundo digital.

Por essa razão, a melhor coisa a se fazer é decidir por uma estratégia de cada vez, organizando tudo para que exista alinhamento nos discursos online.

1. E-mail marketing

Esta é uma ótima maneira de falar diretamente com seus clientes, compartilhando informações e investindo no marketing de relacionamento

Envie conteúdos mais longos sobre maneiras de ter mais qualidade de vida, prevenir doenças e outras dicas mais. 

Saiba mais sobre esta estratégia de marketing digital lendo: Como utilizar e-mail marketing para fidelizar seus pacientes.

2. Tenha um site

Muitas pesquisas são feitas no Google sobre médicos e problemas de saúde. Ter um site significa aumentar a possibilidade de ser encontrado pelo público que precisa de atendimento na sua especialidade. 

Lembre-se de deixar as informações a respeito de sua clínica muito claras, como a especialidade do médico, seu currículo, localização da clínica e números para contato. 

3. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo tem ganhado cada vez mais espaço como estratégia nas plataformas digitais. Por isso é preciso procurar ser relevante para seu público de maneira concisa, procurando sempre ajudá-lo a resolver seus problemas.

Uma das maneiras de garantir conteúdos relevantes é acompanhando o calendário sazonal e usando datas comemorativas no marketing médico de sua clínica. 

Acompanhe os seus resultados

É muito importante que o gestor se preocupe em acompanhar o progresso de cada estratégia aplicada no marketing digital para saber se realmente está surtindo efeito.

Pode ser que algumas mudanças sejam necessárias. Mas no fim da análise, ao saber o que tem dado certo e o que deve ser alterado, suas postagens estarão sendo cada vez mais direcionadas para seu público e para o sucesso de sua clínica no marketing digital.

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Daiane Gobetti

Analista de Marketing
Formada em Publicidade e Propaganda, faz parte do time de Marketing da MedPlus há quase 2 anos.