Instagram e Facebook para clínicas médicas: vale a pena investir em redes sociais?

O marketing digital para clínicas e consultórios é essencial para atrair e fidelizar pacientes, e as redes sociais são ótimos canais para isso.

Por Suellen Bosse em 28 de outubro de 2020.

Uma clínica médica precisa de divulgação para que possa captar novos pacientes. É comum vermos gestores médicos despendendo tempo, esforço e muitas vezes dinheiro nas redes sociais, com Instagram e Facebook. 

Mas será que vale a pena? Será que esses são os melhores canais de comunicação para se divulgar um negócio como uma clínica médica?

Continue acompanhando este artigo para saber se é válido investir em redes sociais para divulgar a sua clínica e como tirar o máximo proveito possível do Instagram e do Facebook em prol de sua clínica.

Afinal, é válido usar redes sociais para divulgar a sua clínica?

Instagram e Facebook para clínicas médicas | MedPlus

Segundo dados do relatório Digital in 2019, o Brasil é o segundo país que mais usa seu tempo nas redes sociais. As cinco plataformas preferidas pelos brasileiros são: YouTube, Facebook, WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger.

Ou seja, as pessoas estão nas redes sociais. Por isso, se você quer divulgar seus serviços, é recomendado que você esteja lá também. 

Um website é muito importante para formalizar a presença da sua clínica na internet e encorpar sua comunicação, mas as redes sociais representam uma abordagem mais ativa com seu público. 

Com tantas opções, como Instagram, Facebook, Twitter e muito mais, a clínica precisa saber quais plataformas são mais adequadas para o seu tipo de negócio e como usá-las corretamente para conquistar novos pacientes.

Com exceção do YouTube e do WhatsApp, o Facebook e o Instagram são os canais que mais concentram usuários. Só isso já justifica o interesse de qualquer gestor em fazer sua empresa presente nessas redes sociais. 

Além disso, por serem muito versáteis, permitindo uma diversidade de formatos, elas são indicadas para quase todo tipo de negócio. 

Sob essa perspectiva, a pergunta é: por que não ter um perfil profissional no Instagram ou uma página no Facebook para sua clínica médica? 

Ocupar esses espaços nas redes sociais faz parte de qualquer estratégia que visa aumentar a presença online de uma empresa e divulgar sua especialidade.

Soma-se a isso o fato de que as redes sociais permitem o crescimento orgânico de qualquer perfil, partindo do pressuposto de que o conteúdo que está ali interessa às pessoas. 

Sendo assim, por mais que muito se fale e se recomende o impulsionamento de posts, essa prática não é uma obrigação. Por esse motivo as redes sociais são queridinhas de qualquer microempreendedor que deseja promover seu negócio.

Com a divulgação da sua clínica em redes sociais, há como validar sua presença digital; isto é, a maneira como uma marca se dispõe nos meios digitais. 

Com isso, é possível que pessoas interessadas nos procedimentos e tratamentos que são oferecidos em sua clínica entrem em contato por meio de canais como Instagram e Facebook. 

Além disso, o uso correto dessas plataformas fortalece o relacionamento do médico com seu paciente.

Mas, no fim, o que vai realmente fazer valer a pena investir no Facebook e no Instagram são as suas práticas e estratégias de marketing digital. Elas irão definir o sucesso ou não da sua marca nas redes sociais.

Como clínicas médicas podem usar o Instagram e o Facebook?

As redes sociais precisam ser utilizadas com consciência para que possam trazer novos pacientes para a clínica e melhorar a aproximação com o público. Confira a seguir como sua gestão médica pode usar o Instagram e o Facebook.

Identifique o seu público

Existem diversas pessoas com necessidades diferentes nas redes sociais. Por isso, é essencial que você saiba como identificar o seu público no Instagram e no Facebook com o intuito de se comunicar com as pessoas que sejam “pacientes ideais” de sua clínica.

Ter uma ideia clara do seu público facilitará o processo de criação de conteúdo, já que você poderá direcionar sua fala para uma persona específica

Além disso, caso você esteja disposto a investir dinheiro e patrocinar seus posts, as características demográficas, socioeconômicas e comportamentais do seu público-alvo irão permitir que você configure as ferramentas de impulsionamento para que as postagens cheguem às pessoas corretas.

Estimule o público da sua clínica médica com boas chamadas

Ao usar as redes sociais para divulgar seu consultório, seu objetivo é instigar seus seguidores a se tornarem pacientes. 

No marketing há um termo chamado Call to Action (chamada para a ação). Seu significado é autoexplicativo. São chamadas utilizadas nos posts que estimulam seu público a consumir mais do seu conteúdo, ou o direciona para o seu site, ou até mesmo o chama diretamente para marcar uma consulta.

Partindo dessa ideia como base para suas chamadas, pense em formas criativas de colocá-las em seu conteúdo, contextualizando-as corretamente, acompanhadas de um conteúdo que tenha valor para seu seguidor. 

Pode ser um post informativo ou uma propaganda com uma boa linguagem persuasiva. Quando acompanhado de uma boa chamada, ele certamente estimulará seu público a conhecer mais sobre seus serviços médicos.

Planeje as postagens da sua clínica médica

Instagram e Facebook para clínicas médicas | MedPlus

Uma das principais boas práticas nas redes sociais, principalmente no Instagram e no Facebook, é manter a frequência de publicação dos conteúdos. 

Com postagens frequentes, a sua clínica aparecerá constantemente para o público, promovendo a relevância de sua marca e a aproximação entre clínica e pacientes.

Mas para que isso seja feito adequadamente, é importante se programar com antecedência. Faça um cronograma de postagens para garantir a frequência e diversidade de assuntos, programando os posts com uma boa distribuição de datas. 

As ferramentas de gestão de mídias sociais são de grande auxílio nesta tarefa.

Se mostre como uma referência no assunto 

Para engajar seus seguidores e conquistar novos pacientes, é preciso construir uma sólida imagem profissional e uma imagem de marca com credibilidade para a sua clínica. E só há uma maneira eficaz de fazer isso: mostrando que você e os profissionais que trabalham na sua clínica entendem do assunto.

O conteúdo publicado no Instagram e no Facebook deve abordar a sua especialidade na área de saúde. Assim, os pacientes vão identificar a sua marca como uma autoridade no assunto e vão desenvolver a lembrança de marca, fazendo com que procurem a sua clínica quando precisarem de um tratamento específico.

Uma forma interativa de se fazer isso atualmente é por meio das tão populares lives. Com elas você pode falar sobre um assunto em tempo real, respondendo dúvidas aproximando os pacientes da sua clínica, humanizando ainda mais o atendimento no seu consultório.

Use hashtags para estender o alcance dos posts do seu consultório médico

As hashtags nada mais são do que códigos de rastreamento dentro das redes sociais, para encontrar e classificar postagens que tratam de determinado assunto. 

É essencial usar as hashtags corretas para fazer com que seu post entre no feed de pessoas que costumam curtir conteúdos relacionados ao assunto.

Primeiramente, é preciso desmistificar a questão da quantidade de hashtags colocadas no post. Muitas pessoas exageram nas tags e colocam uma lista que em alguns casos chega a ser mais que o próprio post ou legenda. 

Isso é bem comum no Instagram. No entanto, essa prática é péssima, pois quando se excede no número de hashtags, sobretudo se não tratam de assuntos correlatos, o algoritmo da rede social se confunde no rastreamento e classificação do post. 

Por isso, estipule um número máximo de hashtags. Geralmente se coloca em torno de cinco tags, mas, se preferir, oito pode ser um número máximo saudável.

Quanto à tag em si, privilegie primeiro hashtags mais gerais. Pense em palavras-chave para sua clínica e especialidade, como: #saude #ortopedia #ortopedista #clinicadeortopedia #clinicaortopedica. 

Vê? São tags simples, com assuntos correlatos, que irão difundir seu post dentro dos nichos certos. 

Se sua clínica já tiver certa fama e prestígio, pode-se ainda colocar o nome da clínica. Assim, todos os posts terão uma única hashtag que agrupará todas as postagens sobre seu negócio, sejam elas suas ou de qualquer outra pessoa que quiser marcá-lo.

Monitore o desempenho das publicações

É fundamental acompanhar o desempenho dos conteúdos publicados no perfil de sua clínica. Com esse monitoramento, há como saber quais publicações estão apresentando melhores resultados, tanto da perspectiva de formato (vídeos, imagens estáticas, infográficos, etc.) quanto de assunto abordado.

Os próprios Facebook e Instagram já fornecem alguns dados, sobretudo se você patrocina os posts de sua clínica médica. Contudo, ainda é importante considerar trabalhar com ferramentas próprias que te forneçam dados para monitorar o desempenho das suas postagens. 

O Postgrain, RD Station e o BuzzMonitor são algumas dessas ferramentas, que oferecem, além dos citados dados, a possibilidade de gerenciar as redes sociais dentro de suas próprias plataformas.

Você usa as redes sociais para divulgar sua clínica médica? Quais práticas você já usa para se promover no meio digital? Conte a sua experiência nos comentários!

E confira nosso eBook para se aprofundar ainda mais nas estratégias de marketing para clínicas e consultórios médicos:

Suellen Bosse

Gerente de Marketing
Atualmente é Gerente de Marketing, com mais de 15 anos de experiência na área de comunicação e relacionamento, faz parte do time da Sponte há mais de 18 anos.