Por Cristopher Ronsani Morais em 18/01/2022
Tempo de leitura: 5 minutos

Adesão ao tratamento médico: como incentivar seus pacientes?

A não adesão do paciente ao tratamento médico é bastante comum, tornando-se, então, um desafio lidado por médicos. Contudo, é necessário entender os motivos pelos quais isso acontece para que você e sua clínica consigam superar esse obstáculo.

Segundo o site oficial da Pfizer, a adesão ao tratamento se dá quando o comportamento do paciente coincide com as orientações para controlar ou curar a sua doença.  

No entanto, nem sempre as orientações médicas são seguidas, seja por fatores socioeconômicos, seja pela relação médico-paciente, ou até mesmo pela falta de aceitação devido ao estado de saúde do paciente. 

Enfim, em todos esses casos, como membro da profissão médica, é seu papel assistir esses pacientes e orientá-los a aderirem ao tratamento médico para que possam melhorar seu estado de saúde. 

Continue lendo o artigo para saber mais sobre os motivos da falta de adesão ao tratamento e de que maneira um sistema de gestão médica como o MedPlus te ajuda com isso. Boa leitura!

Quais motivos interferem na não adesão do paciente ao tratamento médico?

De acordo com um artigo publicado pela Revista Brasileira de Epidemiologia, a Organização Mundial da Saúde alegou que:

A prevalência da não adesão à farmacoterapia é tão alarmante que a implementação de melhorias na adesão aos tratamentos existentes pode resultar em mais benefícios para a saúde que o desenvolvimento de novos tratamentos.

Por essa razão, é importante que o médico se atente aos seguintes fatores, a fim de lidar com esse desafio:

  • Fatores socioeconômicos: muitas vezes, a não adesão ao tratamento médico está ligada à falta de condições na compra de um medicamento. Nesse caso, como a indicação de farmácias para o paciente é uma prática considerada antiética pelos Conselhos de Medicina, procure sempre receitar por medicamentos de sua confiança que, além de ter a garantia da equivalência terapêutica, sejam acessíveis economicamente para quem vai fazer o tratamento, independentemente da farmácia.
  • Falta de clareza: médicos, na cultura popular, são bastante conhecidos por terem uma letra ilegível. Por esse motivo, muitos pacientes não conseguem seguir as recomendações da consulta ou até mesmo podem esquecê-las. Por isso, é interessante imprimir uma lista de recomendações para o paciente seguir e, além disso, manter o contato necessário com ele no período pós-consulta.
  • Relação médico-paciente: a relação entre médico e paciente pode ser crucial no momento da adesão ao tratamento. Um atendimento efetivo deve iniciar desde a secretaria até a consulta médica. Se a clínica tratar o paciente com desdém, em vez de mostrar que realmente se importa com a saúde dele, dificilmente ele terá confiança em seguir o tratamento médico, além de não se fidelizar como paciente.
  • Falta de aceitação: a aceitação de um problema de saúde não é tão fácil como pode parecer. Tendo em vista que aderir a um tratamento médico significa estar em concordância com o diagnóstico do médico, muitos pacientes não conseguem aceitar que precisam de cuidados ou medicamentos. Por essa razão, é dever do profissional de medicina, em casos como esse, ajudá-los na aceitação do diagnóstico. Para isso, conte também com o apoio de amigos e familiares desses pacientes.

Como um sistema de gestão médica ajuda no aumento da adesão ao tratamento?

Um sistema de gestão médica com as funcionalidades certas é extremamente útil para o aumento da adesão do paciente ao tratamento médico. 

Adesão ao tratamento médico: como incentivar seus pacientes? | MedPlus

Mas, para entender melhor, vamos por partes:

Agenda Médica:

Como citamos anteriormente, a relação médico-paciente é extremamente importante no aumento da adesão ao tratamento. Essa relação começa a ser construída desde o primeiro passo, que é quando a consulta é agendada.

Nesse sentido, para uma clínica estabelecer e manter uma relação saudável com seus pacientes por meio de um ótimo atendimento, é preciso, primeiramente, ficar atento para evitar atrasos. E, para isso, é necessário uma agenda organizada.

Uma consulta que é feita no horário devidamente agendado faz com que o paciente reconheça o comprometimento da clínica com ele. Por isso, o médico, juntamente com a secretaria e sua equipe, precisa manter a organização.

Com a Agenda Médica do MedPlus, você consegue:

  • Ter o controle das consultas por meio de confirmações manuais com lembretes por SMS e e-mail. 
  • Acessar o agendamento das consultas de qualquer lugar, ou seja, a agenda na palma da sua mão.
  • Ter uma gestão completa da agenda com a possibilidade de gerenciar orçamentos, guias TISS e SADT e acessar prontuários e dados do paciente.
  • Evitar contratempos, como atrasos, e oferecer uma melhor experiência aos seus pacientes!

Prescrição digital:

Ter clareza e objetividade durante a consulta é um dos principais pontos que o paciente levará em consideração. Por isso a importância de médicos praticarem a empatia, para que tenham a oportunidade de se aproximarem do paciente.

Pensando nisso, a comunicação entre clínica e paciente pode ser mais compreensiva à medida que o médico utiliza uma linguagem menos técnica para descrever o diagnóstico.

Além disso, como já falado anteriormente, muitos pacientes podem acabar não conseguindo ler a receita médica, ou até mesmo perdê-la. Portanto, uma forma de lidar com isso é adotar em sua clínica a prescrição digital, ou receita médica digital.

Pelo sistema de gestão médica MedPlus, é possível fazer o envio da prescrição por SMS e e-mail. Dessa forma, as orientações ficam legíveis e podem ser acessadas a qualquer hora e de qualquer lugar, além da diminuição de gastos com materiais gráficos. 

Ainda, o MedPlus conta com a prescrição digital Memed integrada ao sistema. Assim, disponibilizando aos seus clientes um modelo de prescrição intuitivo, o qual permite gerar prescrições de forma otimizada e estruturada.

Leia mais: 10 benefícios da prescrição digital para clínicas e consultórios médicos.

Teleconsulta:

Continuar dando atenção ao seu paciente durante o período de pós-consulta será crucial para a adesão ao tratamento médico e, se você conseguir manter uma comunicação periódica com ele, melhor ainda. 

Também é válido enviar um questionário de avaliação do atendimento médico para que o paciente possa responder. Essa preocupação vai mostrar o seu comprometimento para a evolução do tratamento, além de contribuir para a fidelização do paciente com a clínica. 

Ainda, é possível disponibilizar canais de comunicação, como o WhatsApp, além da possibilidade do agendamento de teleconsultas, que  é um meio de otimizar as próximas consultas e cumprir com o objetivo de saber como está a recuperação ou adesão ao tratamento do paciente.

A ferramenta de teleconsulta do MedPlus oferece facilidade para isso, pois:

  • Não é necessário que o paciente instale qualquer aplicativo para realizar a consulta, já que ela pode ser realizada em qualquer dispositivo que tenha conexão com a internet.
  • O sistema envia um termo de consentimento para que o paciente leia e aceite antes de realizar a consulta.
  • Cada atendimento tem um link único e os dados são protegidos pela criptografia do sistema MedPlus.
  • O médico acessa a teleconsulta pelo prontuário eletrônico, para registrar o atendimento.
  • As funcionalidades da teleconsulta incluem a possibilidade de aumentar a tela, fazer pausas de áudio e vídeo.
  • E muito mais!

Saiba mais: A importância do período pós-consulta para a fidelização de seus pacientes.

Marketing de relacionamento:

É comum que um paciente não consiga aceitar que está passando por problemas de saúde e que precisa de cuidados médicos. Contudo, quanto mais confiança e segurança ele sentir no médico, mais fácil será para ele aceitar sua condição e seguir os cuidados recomendados.

Você consegue demonstrar interesse no seu paciente ao investir em ações de marketing de relacionamento. Com um sistema de gestão médica como o MedPlus, que contém a funcionalidade de marketing médico para clínica e consultório é possível:

  • Promover campanhas e ações de incentivo à prevenção e cuidado com a saúde.
  • Fazer um acompanhamento clínico de seus pacientes do pré ao pós-atendimento.
  • Realizar estratégias com informações seguras que vão desde a captação até a fidelização de pacientes.
  • Notificar os pacientes com uma mensagem personalizada no dia do aniversário deles por meio de um SMS ou e-mail.
  • Melhorar a jornada de seus pacientes como um todo!

Isso tudo é parte essencial para aplicar o atendimento humanizado em sua clínica.

Se você tiver interesse em aumentar ainda mais a adesão de seus pacientes ao tratamento médico, confira nosso eBook gratuito que conta com várias dicas de como aproximar a sua clínica dos pacientes.

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