A não adesão do paciente ao tratamento médico é bastante comum, tornando-se, então, um desafio lidado por médicos. Contudo, é necessário entender os motivos pelos quais isso acontece para que você e sua clínica consigam superar esse obstáculo.
Segundo o site oficial da Pfizer, a adesão ao tratamento se dá quando o comportamento do paciente coincide com as orientações para controlar ou curar a sua doença.
No entanto, nem sempre as orientações médicas são seguidas, seja por fatores socioeconômicos, seja pela relação médico-paciente, ou até mesmo pela falta de aceitação devido ao estado de saúde do paciente.
Enfim, em todos esses casos, como membro da profissão médica, é seu papel assistir esses pacientes e orientá-los a aderirem ao tratamento médico para que possam melhorar seu estado de saúde.
Continue lendo o artigo para saber mais sobre os motivos da falta de adesão ao tratamento e de que maneira um sistema de gestão médica como o MedPlus te ajuda com isso. Boa leitura!
Como um sistema de gestão médica ajuda no aumento da adesão ao tratamento?
Quais motivos interferem na não adesão do paciente ao tratamento médico?
De acordo com um artigo publicado pela Revista Brasileira de Epidemiologia, a Organização Mundial da Saúde alegou que:
A prevalência da não adesão à farmacoterapia é tão alarmante que a implementação de melhorias na adesão aos tratamentos existentes pode resultar em mais benefícios para a saúde que o desenvolvimento de novos tratamentos.
Por essa razão, é importante que o médico se atente aos seguintes fatores, a fim de lidar com esse desafio:
- Fatores socioeconômicos: muitas vezes, a não adesão ao tratamento médico está ligada à falta de condições na compra de um medicamento. Nesse caso, como a indicação de farmácias para o paciente é uma prática considerada antiética pelos Conselhos de Medicina, procure sempre receitar por medicamentos de sua confiança que, além de ter a garantia da equivalência terapêutica, sejam acessíveis economicamente para quem vai fazer o tratamento, independentemente da farmácia.
- Falta de clareza: médicos, na cultura popular, são bastante conhecidos por terem uma letra ilegível. Por esse motivo, muitos pacientes não conseguem seguir as recomendações da consulta ou até mesmo podem esquecê-las. Por isso, é interessante imprimir uma lista de recomendações para o paciente seguir e, além disso, manter o contato necessário com ele no período pós-consulta.
- Relação médico-paciente: a relação entre médico e paciente pode ser crucial no momento da adesão ao tratamento. Um atendimento efetivo deve iniciar desde a secretaria até a consulta médica. Se a clínica tratar o paciente com desdém, em vez de mostrar que realmente se importa com a saúde dele, dificilmente ele terá confiança em seguir o tratamento médico, além de não se fidelizar como paciente.
- Falta de aceitação: a aceitação de um problema de saúde não é tão fácil como pode parecer. Tendo em vista que aderir a um tratamento médico significa estar em concordância com o diagnóstico do médico, muitos pacientes não conseguem aceitar que precisam de cuidados ou medicamentos. Por essa razão, é dever do profissional de medicina, em casos como esse, ajudá-los na aceitação do diagnóstico. Para isso, conte também com o apoio de amigos e familiares desses pacientes.
Como um sistema de gestão médica ajuda no aumento da adesão ao tratamento?
Um sistema de gestão médica com as funcionalidades certas é extremamente útil para o aumento da adesão do paciente ao tratamento médico.
Mas, para entender melhor, vamos por partes:
Agenda Médica:
Como citamos anteriormente, a relação médico-paciente é extremamente importante no aumento da adesão ao tratamento. Essa relação começa a ser construída desde o primeiro passo, que é quando a consulta é agendada.
Nesse sentido, para uma clínica estabelecer e manter uma relação saudável com seus pacientes por meio de um ótimo atendimento, é preciso, primeiramente, ficar atento para evitar atrasos. E, para isso, é necessário uma agenda organizada.
Uma consulta que é feita no horário devidamente agendado faz com que o paciente reconheça o comprometimento da clínica com ele. Por isso, o médico, juntamente com a secretaria e sua equipe, precisa manter a organização.
Com a Agenda Médica do MedPlus, você consegue:
- Ter o controle das consultas por meio de confirmações manuais com lembretes por SMS e e-mail.
- Acessar o agendamento das consultas de qualquer lugar, ou seja, a agenda na palma da sua mão.
- Ter uma gestão completa da agenda com a possibilidade de gerenciar orçamentos, guias TISS e SADT e acessar prontuários e dados do paciente.
- Evitar contratempos, como atrasos, e oferecer uma melhor experiência aos seus pacientes!
Prescrição digital:
Ter clareza e objetividade durante a consulta é um dos principais pontos que o paciente levará em consideração. Por isso a importância de médicos praticarem a empatia, para que tenham a oportunidade de se aproximarem do paciente.
Pensando nisso, a comunicação entre clínica e paciente pode ser mais compreensiva à medida que o médico utiliza uma linguagem menos técnica para descrever o diagnóstico.
Além disso, como já falado anteriormente, muitos pacientes podem acabar não conseguindo ler a receita médica, ou até mesmo perdê-la. Portanto, uma forma de lidar com isso é adotar em sua clínica a prescrição digital, ou receita médica digital.
Pelo sistema de gestão médica MedPlus, é possível fazer o envio da prescrição por SMS e e-mail. Dessa forma, as orientações ficam legíveis e podem ser acessadas a qualquer hora e de qualquer lugar, além da diminuição de gastos com materiais gráficos.
Ainda, o MedPlus conta com a prescrição digital Memed integrada ao sistema. Assim, disponibilizando aos seus clientes um modelo de prescrição intuitivo, o qual permite gerar prescrições de forma otimizada e estruturada.
Leia mais: 10 benefícios da prescrição digital para clínicas e consultórios médicos.
Teleconsulta:
Continuar dando atenção ao seu paciente durante o período de pós-consulta será crucial para a adesão ao tratamento médico e, se você conseguir manter uma comunicação periódica com ele, melhor ainda.
Também é válido enviar um questionário de avaliação do atendimento médico para que o paciente possa responder. Essa preocupação vai mostrar o seu comprometimento para a evolução do tratamento, além de contribuir para a fidelização do paciente com a clínica.
Ainda, é possível disponibilizar canais de comunicação, como o WhatsApp, além da possibilidade do agendamento de teleconsultas, que é um meio de otimizar as próximas consultas e cumprir com o objetivo de saber como está a recuperação ou adesão ao tratamento do paciente.
A ferramenta de teleconsulta do MedPlus oferece facilidade para isso, pois:
- Não é necessário que o paciente instale qualquer aplicativo para realizar a consulta, já que ela pode ser realizada em qualquer dispositivo que tenha conexão com a internet.
- O sistema envia um termo de consentimento para que o paciente leia e aceite antes de realizar a consulta.
- Cada atendimento tem um link único e os dados são protegidos pela criptografia do sistema MedPlus.
- O médico acessa a teleconsulta pelo prontuário eletrônico, para registrar o atendimento.
- As funcionalidades da teleconsulta incluem a possibilidade de aumentar a tela, fazer pausas de áudio e vídeo.
- E muito mais!
Saiba mais: A importância do período pós-consulta para a fidelização de seus pacientes.
Marketing de relacionamento:
É comum que um paciente não consiga aceitar que está passando por problemas de saúde e que precisa de cuidados médicos. Contudo, quanto mais confiança e segurança ele sentir no médico, mais fácil será para ele aceitar sua condição e seguir os cuidados recomendados.
Você consegue demonstrar interesse no seu paciente ao investir em ações de marketing de relacionamento. Com um sistema de gestão médica como o MedPlus, que contém a funcionalidade de marketing médico para clínica e consultório é possível:
- Promover campanhas e ações de incentivo à prevenção e cuidado com a saúde.
- Fazer um acompanhamento clínico de seus pacientes do pré ao pós-atendimento.
- Realizar estratégias com informações seguras que vão desde a captação até a fidelização de pacientes.
- Notificar os pacientes com uma mensagem personalizada no dia do aniversário deles por meio de um SMS ou e-mail.
- Melhorar a jornada de seus pacientes como um todo!
Isso tudo é parte essencial para aplicar o atendimento humanizado em sua clínica.
Se você tiver interesse em aumentar ainda mais a adesão de seus pacientes ao tratamento médico, confira nosso eBook gratuito que conta com várias dicas de como aproximar a sua clínica dos pacientes.