10 benefícios da prescrição digital para clínicas e consultórios médicos

Descubra neste post quais os benefícios da prescrição digital para clínicas e consultórios médicos e como essa ferramenta pode te ajudar.

Por Aline Patricia em 15 de junho de 2020.

Preparar uma prescrição para um paciente está longe de ser uma tarefa fácil. Mais do que saber qual o problema com o paciente e realizar o diagnóstico corretamente, é preciso conhecer quais são as possíveis soluções, que podem envolver diversas formas de tratamento.

Muitas vezes, antes de determinar o diagnóstico, é necessário receitar outros exames. É preciso também entender tudo sobre a posologia de cada medicamento. 

E se houver mais de um medicamento envolvido, é necessário saber como eles irão interagir. Tudo, é claro, alinhado com fatores relacionadas ao paciente, como alergias e intolerâncias.

O fato é que exercer a medicina é uma grande responsabilidade, do início ao fim. Felizmente, nos dias de hoje cada vez mais novas soluções estão aparecendo para auxiliar os profissionais da saúde no processo de exame, diagnóstico e prognóstico. 

A telemedicina, por exemplo, é uma área que avança a passos largos no momento atual. Momento este de grandes evoluções tecnológicas.

A telemedicina auxilia na investigação e detecção de problemas de saúde, no contato com o paciente e ajuda até mesmo nas questões mais simples, mas não menos importantes, como as prescrições médicas. 

Com o aumento da atuação de médicos por meio de teleconsultas, a prescrição digital se tornou um aliado indispensável para o tratamento e acompanhamento dos pacientes. Ela é tão útil, que facilmente poderia integrar a rotina de um consultório ou clínica médica, mesmo que este realize consultas presenciais.

É por isso que neste post falaremos mais sobre as prescrições digitais e te apresentaremos 10 razões para investir nessa ferramenta dentro do seu consultório. Confira!

A boa e velha receita manuscrita: qual o problema com elas?

Muitos médicos ainda utilizam a prescrição médica manuscrita. É um hábito de muito tempo que pode ser difícil de abandonar. 

Ainda mais se parecer que a prescrição em formato digital não é um diferencial tão grande. Mas acredite, as prescrições digitais, ou prescrições eletrônicas, evitam uma série de problemas, para o médico e para o paciente. As receitas tradicionais não são à prova de falhas. 

Listamos alguns pontos que comumente são um impasse nas receitas tradicionais e que frequentemente causam contratempos para o paciente:
  • Tanto o paciente, quanto o farmacêutico, pode não compreender o que está escrito na prescrição médica. Pois quando escrita a próprio punho, com pressa, as informações não ficam tão claras. Isso até soa banal num primeiro momento, mas pode ser realmente um problema no tratamento do paciente!
  • Algumas vezes, mesmo que o manuscrito do médico seja legível, por infortúnio ele pode errar na grafia de algum medicamento ou componente químico. Isso também vai acabar gerando um contratempo para o farmacêutico, dificultando a compra do remédio pelo paciente.
  • Muitas vezes o médico está tão acostumado a receitar alguns medicamentos que acaba se habituando a escrever seu nome fantasia na prescrição. O mais adequado é colocar o nome da substância, do princípio ativo. Assim o paciente tem a liberdade de escolher entre uma gama de opções e laboratórios. Mas e se o médico, por um lapso de memória, esqueceu o nome oficial do medicamento? Com a prescrição digital eletrônica de medicamentos isso não é um problema.
  • Por equívoco, às vezes, o médico se esquece de colocar na receita informações importantes para o paciente, como qual a dosagem que ele deve tomar do medicamento, por quanto tempo dura o tratamento, detalhes sobre o modo de ingestão (por exemplo, se o remédio precisa ser tomado em jejum ou não), entre outras coisas. Isso dificulta o tratamento do paciente.
  • Outro problema que alguns pacientes encontram ao pegarem suas receitas é a ausência de carimbo e assinatura do profissional de saúde. Se o medicamento necessitar de prescrição médica para ser retirado da farmácia, isso será um problema para o paciente e seu tratamento.

Esses são alguns exemplos de problemas que podem ocorrer com o uso das receitas e prescrições manuscritas. São detalhes que fazem toda a diferença para o tratamento e sua ausência ou engano podem ser bem inconvenientes para o paciente.

10 vantagens ao contar com a prescrição digital

10 benefícios da prescrição digital para clínicas médicas | MedPlus

Vimos como a receita tradicional, manuscrita, tem muitas chances de apresentar erros que serão de fato muito incômodos para o paciente. O que pode impactar diretamente o médico, uma vez que esse tipo de situação vai de encontro com a satisfação do seu público.

A prescrição digital, por outro lado, além de diminuir radicalmente as chances de erros como esses acontecerem, apresenta uma série de vantagens que vão ajudar o cotidiano do médico e a rotina de todo consultório. Listamos então 10 benefícios que a prescrição digital trará para você e sua clínica médica:

1. Fim dos erros de interpretação

Seja pela caligrafia ou por falha humana, erros de interpretação decididamente não serão motivo de preocupação com a prescrição digital. Não só porque, obviamente, são feitas pelo computador, mas porque as plataformas que existem hoje no mercado já corrigem grafias equivocadas no nome de medicamentos, que porventura venham a acontecer.

2. Mais segurança em suas receitas

Com a prescrição digital suas receitas ficam muito mais seguras, pois ela evita a indicação de remédios que podem ser nocivos, se misturados. 

A plataforma MEMED, um software específico para prescrições digitais, conta com a ferramenta “Interações Medicamentosas”. Ela possui um banco de dados com cerca de 1.500 cruzamentos de diversos remédios. 

Assim, no momento que o médico receitar dois ou mais remédios que possam trazer algum risco para o paciente, ele recebe uma notificação, avisando sobre o risco da interação entre os remédios específicos. 

Mais um ponto a favor é sua integração com o software MedPlus e o banco de dados que sua clínica tem dos pacientes. Com as informações coletadas nos seus atendimentos e registradas no banco de dados, a plataforma indica caso algum medicamento que tenha sido receitado corra o risco de desencadear um processo alérgico no paciente.

3. Armazenamento de dados

As prescrições digitais emitidas ficam armazenadas no sistema, sendo possível criar um banco de dados completo e organizado do paciente. Isso facilita também o acompanhamento do tratamento e eventuais consultas ao histórico do paciente.

4. Aumento da confiança do paciente

10 benefícios da prescrição digital para clínicas médicas | MedPlus

A medicina se atualiza a todo instante. Mostrar ao seu paciente que você é adepto das novas tecnologias constrói uma imagem profissional favorável. 

Seu paciente sentirá mais confiança em seu atendimento e mais tranquilo para seguir o tratamento com você.

5. Acessibilidade

A prescrição digital não é vantajosa apenas para o médico, mas também para o paciente, pois a prescrição não precisa ser impressa. Ela é enviada diretamente ao paciente através do seu e-mail. 

O software da MEMED também oferece a opção de enviar a prescrição via SMS diretamente para o celular do paciente, através do contato cadastrado na plataforma da MedPlus. Ele recebe um link, que pode acessar a qualquer hora, sem a necessidade de aplicativos adicionais.

6. Proteção jurídica

Para assinar a prescrição eletrônica, o médico precisa ter sua assinatura cadastrada seguindo as normas do ICP – Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira). Uma vez cadastrada, o software da MEMED adiciona sua assinatura digital, conferindo autenticidade à prescrição e evitando fraudes, como prescrições falsas. 

Além disso, como tudo é feito on-line, fica registrada no sistema a utilização da prescrição digital a partir do momento que o remédio é comprado. Isso é uma grande vantagem no acompanhamento de pacientes que precisam de medicamentos prescritos de uso contínuo.

7. Sistema Integrado com Farmácias

O software de prescrição digital da MEMED está integrado com farmácias. Isso facilita na hora do farmacêutico ter acesso à receita e puxar no sistema os medicamentos indicados. O sistema MEMED possui mais de 60 mil remédios cadastrados, dando uma ampla quantidade de opções ao médico.

8. Redução de custos

O software da MedPlus e a plataforma MEMED foram desenvolvidos para levar mais praticidade à gestão de consultórios e clínicas médicas. Com todo o sistema automatizado e gerando documentos no formato digital, não há necessidade de imprimir suas prescrições. 

Isso significa uma redução considerável nos gastos com papéis e impressão.

9. Melhora no atendimento

Com um sistema automatizado, fica mais fácil se concentrar somente no paciente. 

A atenção total do médico durante a consulta, olhando para o paciente, é um fator diferencial que gera empatia. Isso corrobora para uma imagem positiva no atendimento da sua clínica ou consultório médico.

10. Otimização do tempo

Com menos tempo usado para as prescrições, que serão feitas muito mais rapidamente e com muito mais precisão, será possível se dedicar a outros assuntos da clínica, como a gestão, casos de pacientes, entre outros. 

Isso é mais um reflexo direto do uso das prescrições digitais na qualidade do serviço que você está prestando.

Conclusão

Como pudemos notar, razões não faltam para aderir às prescrições digitais. Durante o post falamos da MEMED,  que possui um software específico para prescrições digitais, que conta com diversas ferramentas para implementar mais agilidade e segurança no seu trabalho. 

O melhor é que ele funciona totalmente integrado com o software de gestão de clínicas do MedPlus. 

Os benefícios citados acima podem fazer parte do dia a dia da sua clínica! Quer ir além e tornar sua clínica mais digital, descobrindo outras vantagens? A gente te conta tudo sobre este universo e como seu paciente se encaixa nisso, no nosso eBook:

Aline Patricia

Gerente de Produto
Formada em Administração, há 11 anos atua na MedPlus no atendimento ao cliente e atualmente é Gerente de Produto.