A era da saúde digital: como a tecnologia impacta a vida de médicos e pacientes

Descubra do que se trata a saúde digital, como ela impacta sua clínica médica e porque isso é importante no atendimento de seus pacientes!

Por Aline Patricia em 09 de junho de 2020.

A tecnologia é a aliada de inúmeras áreas no mercado de trabalho, simplificando as tarefas do dia a dia com apenas alguns cliques em um site ou aplicativo, por exemplo. 

Ao longo dos anos, a evolução de ferramentas tecnológicas tornou processos mais rápidos e efetivos, diminuiu a taxa de erros e retrabalho e facilitou a vida de milhares de pessoas e empresas.

Na área da saúde, a utilização desses recursos tornou a medicina muito mais exata e ajudou a desenvolver novos procedimentos e medicamentos capazes de salvar vidas. 

Toda essa evolução ganhou ainda mais potencial quando surgiram as ferramentas digitais. Estas influenciaram diretamente na relação entre médico e paciente, resultando no que se chama de saúde digital.

A saúde digital já é uma realidade e está sendo implementada em diversas clínicas, facilitando o atendimento e o acompanhamento de doenças e de hábitos dos pacientes, assim como ajudando no diagnóstico e em outras tarefas que uma clínica e seus profissionais precisam administrar.

Para que você e sua clínica não fiquem de fora dessa tendência, vamos apresentar neste artigo o que é o conceito de saúde digital e os benefícios que esse recurso pode trazer tanto para os pacientes quanto para os médicos e profissionais de saúde.

Continue sua leitura!

O que é saúde digital?

Saúde digital: Tecnologia impacta a vida de médicos e pacientes | MedPlus

Saúde digital é a união entre a revolução tecnológica e a área da saúde, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços oferecidos através da prática da medicina. Ela busca  permitir que mais pessoas tenham acesso às consultas, aos exames e aos diagnósticos de forma eficiente.

Outra razão para o surgimento da saúde digital é possibilitar a aproximação dos médicos de seus pacientes, de modo que a medicina se torne algo mais personalizado para cada indivíduo, garantindo seu bom desempenho.

Esse conceito pode estar em um aplicativo e/ou um software, redes sociais ou, simplesmente, em ferramentas que promovem a conectividade com a internet. 

Um grande avanço na saúde digital é a possibilidade de realizar consultas através de videochamada. Isso graças à telemedicina

Essas teleconsultas funcionam como um complemento para o atendimento presencial. Assim, caso um paciente da clínica possua dúvidas sobre seu tratamento ou alguma outra questão, ele pode conversar sobre isso com o médico, sem a necessidade de se dirigir até a clínica ou consultório. 

Durante situações de pandemia, como a causada pelo novo coronavírus, poder atender os pacientes da clínica de maneira segura é um ponto alto na experiência do paciente em relação ao seu trabalho. 

Para saber mais sobre a teleconsulta, confira nosso eBook sobre telemedicina: Um guia prático sobre a ferramenta.

A transformação digital na saúde implica na alteração de muitos processos para os profissionais e para os pacientes. Dentre tantas vantagens, ferramentas digitais na saúde também são capazes de ajudar a reduzir gastos e aumentar a receita, beneficiando seu financeiro, além de fazer com que muito mais pessoas tenham acesso à medicina. 

Considerando o fato de que uma boa parte das pessoas conta com um smartphone e conexão com a internet, a estrutura da saúde digital já existe e está em pleno funcionamento.

Como a tecnologia beneficia o trabalho dos profissionais da saúde?

A tecnologia está transformando para melhor o trabalho dos profissionais da saúde. Isso pois o uso de sistemas e recursos digitais pode simplificar a rotina dos médicos e outros profissionais em relação aos prontuários, diagnósticos, exames e agendamentos. 

Um exemplo prático disso é um médico poder conferir o diagnóstico de seu paciente rapidamente e sem precisar gastar papel, apenas com o uso da internet. Ele também pode gerar a prescrição de tratamentos ou medicamentos, e ainda fazer o controle da gestão da clínica. Tudo através de um sistema de gestão médica. 

Com as consultas acontecendo virtualmente, os médicos conseguem ganhar tempo entre um atendimento e outro, podendo atender mais pacientes em um mesmo dia e gerar mais lucro para a clínica. 

Além disso, os dados de cada paciente estão salvos digitalmente em nuvem, facilitando o acesso quando o médico precisar consultá-los. Vale destacar também que isso garante a segurança do armazenamento dos dados da clínica e dos seus pacientes. 

As vantagens da tecnologia para os pacientes

Para os pacientes, a tecnologia também tem um impacto altamente positivo, trazendo vantagens em relação à economia de tempo e à personalização do atendimento. 

Em alguns sistemas é possível agendar consultas sem que o paciente precise ligar para o consultório. Ele faz isso simplesmente por meio do atendimento online com o envio de mensagens. O sistema pode até mesmo disponibilizar um link para que o paciente realize o agendamento sozinho.

Essa facilidade para contatar o médico ou sua clínica em qualquer momento necessário, principalmente se for o caso de apenas solucionar uma dúvida ou solicitar um exame, é muito bem-vista pelos pacientes. Pois, no fim das contas, ele não precisa se deslocar até o consultório e aguardar sua vez na sala de espera.

É importante lembrar que seu paciente tem se tornado cada vez mais digital. E ao passo que a gestão torna sua clínica mais digital, o engajamento do público com o trabalho desenvolvido pela clínica aumenta muito. 

Ferramentas digitais para sua clínica

Saúde digital: Tecnologia impacta a vida de médicos e pacientes | MedPlus

É possível que o médico acompanhe a situação do paciente através de equipamentos que ficam ligados em seu corpo, como relógios inteligentes capazes de captar a pressão arterial, respiração e frequência cardíaca, além de lembrar os horários dos remédios. 

Essas tecnologias auxiliam muito no diagnóstico de cada caso. Além do mais, esses fatores também são um diferencial e deixam a  consulta personalizada, já que o médico tem dados específicos do paciente e pode atendê-lo da melhor forma para melhorar alguma condição de saúde.

A saúde digital também está relacionada com a medicina preventiva. Em alguns casos, a tecnologia dos dispositivos móveis auxilia a captar algo que está fora do comum e que possa representar uma possível doença. 

Dispositivos que ajudam a monitorar uma doença crônica, por exemplo, enviam um alerta para o médico e para o paciente quando algo aparenta anormalidade.

Mas isso tudo vai ainda mais além, pois dentro da clínica existem muitas outras ferramentas que podem auxiliar tanto na gestão administrativa quanto no atendimento e diagnóstico do paciente. Conheça algumas dessas funcionalidades:

Todas estas ferramentas podem melhorar o atendimento ao seu paciente. Aliás, conhecer o público que costuma ser atendido em sua clínica é muito importante para garantir que essas pessoas tenham uma experiência positiva em relação à clínica ou ao consultório. 

Quer ir mais a fundo no conhecimento sobre seus pacientes e a relação disso com a internet? Então confira este eBook da MedPlus: 

Aline Patricia

Gerente de Produto
Formada em Administração, há 11 anos atua na MedPlus no atendimento ao cliente e atualmente é Gerente de Produto.