Por Michelle Terres em 05/04/2022
Tempo de leitura: 7 minutos

Conheça as principais tendências da tecnologia na área da saúde para clínicas médicas

A tecnologia na medicina pode melhorar a prevenção, os diagnósticos e os tratamentos em sua clínica, além de aumentar a atração e fidelização de pacientes.
Principais tendências da tecnologia na área da saúde | MedPlus

A tecnologia e a medicina sempre andaram de mãos dadas. Muitos dos grandes avanços tecnológicos da humanidade foram feitos, justamente, para ajudar a tratar doenças, prevenir males e cuidar da saúde da população.

Assim, a importância da tecnologia no campo da saúde é tão grande que a expectativa de vida da população mundial vem aumentando constantemente. E os médicos e profissionais de saúde que abraçam as revoluções tecnológicas estão entre os principais responsáveis por isso.

Temos avanços imensos no setor, desde o desenvolvimento de uma medicina de precisão baseada na genética do indivíduo até o uso de inteligência artificial para tratamento e prevenção. Tudo isso sem falar dos usos da tecnologia no atendimento e na organização da clínica

Os resultados são visíveis e fundamentais, ainda mais neste cenário de medicina pós-pandemia, quando a tecnologia e a humanização se tornaram ainda mais importantes. 

Com a tecnologia em clínicas, é possível:

  • Aumentar a eficiência de médicos e profissionais de saúde
  • Melhorar os resultados dos tratamentos
  • Fortalecer a medicina preventiva
  • Evitar erros e reduzir riscos em cirurgias e tratamentos
  • Aumentar a precisão dos diagnósticos
  • Atender mais pacientes, com segurança
  • Melhorar a satisfação e fidelizar paciente na clínica médica

Nesse cenário, se você quer que sua clínica esteja pronta para o futuro, é essencial conhecer o que há de mais importante na tecnologia para clínicas médicas. Por isso, preparamos uma lista de tendências que você precisa acompanhar:

Inteligência artificial aplicada na área da saúde
Big data: revolução da tecnologia para clínicas médicas
Tecnologia em clínicas e sua aplicação na medicina preventiva
Monitoramento remoto para melhorar a prevenção e os tratamentos médicos
Cirurgia robótica com menos riscos e melhores resultados
Realidade virtual para o desenvolvimento de médicos e profissionais de saúde
Consultas online com a telemedicina
Tecnologia na medicina para gestão de clínicas e consultórios

Inteligência artificial aplicada na área da saúde

Uma das grandes transformações tecnológicas dos últimos anos foi a aplicação da inteligência artificial (IA) na medicina. Essa presença só vem crescendo e transformando muitos processos, desde o atendimento até a realização de procedimentos e cirurgias.

Essa poderosa tendência já dispõe de algoritmos que avaliam as informações do paciente e oferecem ao médico todos os cenários possíveis, baseados em evidências, para que ele tome a melhor decisão com relação a algum tratamento. 

É uma solução que ajuda a reduzir o risco de erros médicos e dá mais tranquilidade ao profissional da saúde

A IA permite também ter diagnósticos mais precisos, com uma análise inteligente de dados, além de contar com a tecnologia para engajar o paciente no tratamento, com notificações e alertas direto no celular.

Para completar, ela ajuda na organização das muitas informações disponíveis ao médico (big data) e na potencialização da medicina preventiva. Continue sua leitura e saiba um pouco mais sobre esses importantes benefícios da tecnologia na área da saúde.

Principais tendências da tecnologia na área da saúde | MedPlus

Big data: revolução da tecnologia para clínicas médicas

O conceito de big data está muito presente hoje na tecnologia e na sociedade. Ele se refere à coleta de informações em massa e sua aplicação em diferentes setores.

Podemos ver a aplicação dessa tecnologia no marketing, na política, nas vendas e, é claro, na medicina.  O big data na área da saúde tem um objetivo nobre: disponibilizar informações completas sobre o paciente e potencializar seu diagnóstico e tratamento, em uma prática conhecida como medicina de precisão

No entanto, ele gera um novo desafio. Segundo matéria da revista Forbes, “a maioria das organizações de saúde hoje está sofrendo com o que pode ser chamado de ‘explosão de dados’”. 

Ou seja, as clínicas estão tendo de lidar com cada vez mais informações importantes para oferecer um tratamento de qualidade, mas que podem ser difíceis de processar e analisar. Assim, elas ficam perdidas em bancos de dados e o paciente pode acabar sem receber o melhor tratamento disponível para ele.

É aí que entra a inteligência artificial. Ela é usada para padronizar dados médicos e disponibilizá-los aos profissionais. 

A matéria da Forbes afirma ainda: “Veremos mais aplicativos voltados para a eficiência operacional que auxiliam os médicos automatizando tarefas mundanas e reduzindo sua carga administrativa, liberando-os para direcionar sua energia e talentos para empreendimentos mais centrados no ser humano”.

Dessa forma, o profissional da saúde poderá oferecer os melhores diagnósticos e tratamentos com um atendimento realmente humanizado em sua clínica.

Esse processo fica ainda melhor se o médico contar com um prontuário eletrônico de qualidade, que centralize os dados dos pacientes, registre seus atendimentos, concentre seus exames e ofereça as informações necessárias para o tratamento.

Mapeamento genético e medicina de precisão
Entre os muitos dados disponíveis para profissionais da saúde está também o mapeamento genético dos seus pacientes. Esse tipo de teste analisa a sequência do DNA da pessoa a partir de uma pequena amostra de sangue ou saliva. 
Com essa informação, o médico pode desenvolver um tratamento com medicamentos escolhidos a dedo para atender à composição genética do indivíduo.

Tecnologia em clínicas e sua aplicação na medicina preventiva

O uso de dados na gestão médica ajuda muito, também, na hora de prevenir doenças e trabalhar com a profilaxia em sua clínica. Afinal, com essas informações, fica muito mais fácil conhecer padrões e riscos que seus pacientes possam apresentar.

Além disso, é importante destacar outras tecnologias poderosas na medicina preventiva:

  • Teleconsultas: atender seus pacientes a distância, com consultas mais curtas, é uma excelente forma de perceber sintomas e prevenir problemas maiores.
  • Redes sociais: ter um contato aberto com seus pacientes ajuda na hora de fazer a profilaxia, afinal, você saberá logo como está o desenvolvimento dos sintomas.
  • Sistema de gestão médica: contar com um sistema que organize os cadastros e a agenda médica é algo que potencializa a medicina preventiva. Você pode até acessar o histórico de atendimentos do paciente com facilidade.
  • Monitoramento remoto via weareables: essa inovação da medicina ajuda muito na prevenção e até no tratamento, pois o médico pode ter informações sobre a saúde do seu paciente em tempo real. Leia mais:
Principais tendências da tecnologia na área da saúde | MedPlus

Monitoramento remoto para melhorar a prevenção e os tratamentos médicos

Já ouviu falar dos wearables na medicina? Essa tecnologia se refere aos dispositivos tecnológicos que seu paciente pode vestir, como relógios e pulseiras.

Esses dispositivos medem, em tempo real, dados importantes sobre a saúde do paciente, como frequência cardíaca, pressão arterial e muito mais. Assim, o médico pode ver com antecedência qualquer problema que mereça um cuidado maior, além de acompanhar a evolução do paciente durante o tratamento.

Outro grande benefício é que o próprio paciente pode acompanhar essas informações em seu dia a dia, o que reforça para ele o entendimento de que o cuidado com a saúde também deve acontecer fora do consultório. Isso aumenta muito a adesão ao tratamento recomendado pelo médico.

Cirurgia robótica com menos riscos e melhores resultados

A cirurgia robótica não é necessariamente uma novidade na medicina. Contudo, seu potencial cresce a cada ano. A precisão dos equipamentos aumenta, os resultados se tornam mais satisfatórios e os próprios processos passam a ser acessíveis a uma parcela maior da população.

Por isso, essa é uma tendência que merece atenção dos profissionais, para se manterem atualizados.

Principais tendências da tecnologia na área da saúde | MedPlus

Realidade virtual para o desenvolvimento de médicos e profissionais de saúde

Um bom profissional de saúde sabe que sua fase de aprendizado não termina na faculdade. Pelo contrário: médicos precisam continuar desenvolvendo seus conhecimentos constantemente, pois a medicina se atualiza o tempo todo e o profissional que não acompanha essa tendência acaba ficando para trás.

Nesse sentido, há uma tecnologia que está revolucionando o ensino para médicos: a realidade virtual. Por meio dela, os profissionais podem simular uma imensidão de cenários diferentes, obtendo mais experiência com baixíssimo risco.

Realidade virtual aplicada ao paciente
Além de promover um ambiente seguro para o aprendizado da medicina, a realidade virtual também oferece bons resultados no tratamento de pacientes em alguns setores como:
Redução de dor
Tratamento de ansiedade e fobias
-Desenvolvimento de cognição social para pessoas com autismo
-Apoio a fisioterapias na recuperação de movimento

Consultas online com a telemedicina

Já falamos muito sobre a telemedicina e as teleconsultas. Afinal, a tecnologia do atendimento médico a distância foi uma grande novidade no início da pandemia do coronavírus e veio para ficar.

As teleconsultas permitem que o médico acompanhe seu paciente com muito mais frequência e comodidade para ambos. Ela não substitui o atendimento presencial, mas potencializa os tratamentos, a profilaxia e a fidelização de seu público.

Isso fica melhor ainda com um sistema com teleconsulta integrada ao prontuário eletrônico, à prescrição digital e à agenda médica.

Leia mais: Teleconsulta: o que é e quais os benefícios para a sua clínica.

Tecnologia na medicina para gestão de clínicas e consultórios

estamos vivendo a era da saúde digital. Então, além de contar com todas essas inovações em diagnóstico, prevenção e acompanhamento, você também pode ter a tecnologia como uma aliada na gestão da clínica.

Com as funcionalidades certas na gestão, você melhora seu atendimento, aumenta a eficiência do médico, organiza os horários da clínica, evita atrasos, potencializa os tratamentos e ainda garante muito mais fidelização de pacientes.

Para isso tudo, é importante contar com:

Essa tecnologia para clínicas médicas permite acompanhar os agendamentos, reduzir as faltas de pacientes, conseguir mais pontualidade e ter uma gestão muito mais eficiente na secretaria.

Todo médico depende do prontuário para acompanhar o tratamento de seus pacientes. Com a opção eletrônica, esse acompanhamento é mais rápido, completo, eficiente e integrado aos outros setores da clínica.

Além da saúde dos pacientes, o médico empreendedor também precisa cuidar da saúde financeira da sua clínica. A tecnologia de um sistema com gestão financeira é importantíssima para seu sucesso.

Proteger as informações dos seus pacientes é algo fundamental para evitar problemas na clínica. Por isso, busque um sistema com segurança garantida de forma tecnológica, com proteção digital, como a da nuvem Amazon Web Services (AWS), muito usada por grandes empresas internacionais.

A tecnologia na área da saúde também pode potencializar seu marketing, aumentando a captação e fidelização de pacientes de forma automatizada e muito eficiente.

Se sua clínica trabalha com convênios e planos de saúde, é indispensável contar com uma ferramenta que automatize a geração de guias TISS. Isso facilita seu trabalho e evita erros.

____________

Percebeu como a tecnologia pode realmente revolucionar sua clínica? Se quiser saber mais e descobrir como aproveitar esse potencial ao máximo, acesse nosso eBook:

acta
Gerente Comercial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.