Como a tecnologia vai transformar a medicina preventiva?

Descubra porque é importante contar com a tecnologia e suas ferramentas para ter bons atendimentos com a medicina preventiva em sua clínica!

Por Aline Patricia em 10 de setembro de 2020.

A evolução da tecnologia trouxe uma série de ferramentas muito importantes para o setor da saúde. Isso influenciou não apenas a gestão administrativa, mas também a maneira como muitos procedimentos são realizados. 

Uma das principais vantagens que a tecnologia de ponta traz para clínicas e consultórios médicos é o auxílio nas tarefas diárias.

Dentre os atendimentos e processos burocráticos, contar com um sistema faz toda a diferença, evita erros e ajuda o médico a desenvolver um trabalho ainda mais minucioso, pois ele tem toda a informação necessária em suas mãos. 

Ferramentas poderosas em uma clínica podem ajudar sua equipe inclusive com a medicina preventiva!

A importância da medicina preventiva para sua clínica médica

O objetivo principal da medicina preventiva é prevenir doenças. E isso se faz possível com consultas mais frequentes com o médico. Assim evitam-se uma série de doenças graves, garantindo uma melhor qualidade de vida aos pacientes.

Mas a medicina preventiva não é benéfica apenas para seus pacientes. Ela é também muito importante para o sucesso de sua gestão financeira!

Se os seus pacientes realizam consultas regularmente, as chances de sua agenda permanecer cheia aumentam. O que consequentemente pode trazer resultados muito positivos ao seu fluxo de caixa. 

Além do mais, quando seu consultório deixa clara a importância de ir ao médico regularmente, seu paciente sente que o profissional realmente se preocupa com a saúde dele, o que pode influenciar em uma boa experiência na clínica, gerando a fidelização. 

Você pode descobrir mais vantagens sobre a fidelização lendo: A relação entre o paciente e a clínica

Ferramentas para a prática da medicina preventiva

Para que todo o processo de atendimentos preventivos de sua clínica seja um verdadeiro sucesso do início ao fim, é importante contar com as ferramentas certas! 

Confira a seguir quais são estas ferramentas e como exatamente elas podem ser úteis na medicina preventiva: 

Contato via WhatsApp

Tecnologia na medicina preventiva | MedPlus

As pessoas se adaptaram muito bem às redes sociais para fazer o contato com amigos, familiares, empresas e inclusive com as clínicas médicas que frequentam. Pouco a pouco as longas ligações foram substituídas por mensagens rápidas.

Uma das redes sociais mais utilizadas por brasileiros é o WhatsApp. E sua clínica ou consultório médico pode ter benefícios no atendimento ao paciente se optar por utilizar esse canal de comunicação.

Possibilite que seus pacientes façam o agendamento de consultas e garanta que sua secretária ou recepcionista também utilize o WhatsApp para confirmar horários e enviar recados importantes.

Uma vez que seu paciente confere suas mensagens no WhatsApp com frequência, a comunicação entre ele e sua clínica se torna facilitada. Isso é uma grande vantagem, principalmente considerando a vida corrida que as pessoas costumam ter. 

Prescrição digital

Decidir qual será o tratamento do paciente não é uma tarefa fácil, pois o médico precisa conferir uma série de informações bem importantes para fazer isso de maneira assertiva. 

Pode ser que seu paciente tenha restrições alimentares ou alergias a alguns medicamentos, por exemplo. Também, a correria do próprio médico em dar conta de todos os atendimentos pode resultar em uma prescrição escrita à mão pouco legível. 

Ambas essas situações podem acabar influenciando de maneira negativa no tratamento do paciente. 

Mas não é só isso! Alguns medicamentos podem ser mais difíceis de serem encontrados em farmácias.

Para evitar todas as situações acima, garantindo um atendimento preventivo com menor margem de erro, conte com a prescrição digital. 

Prontuário eletrônico

Acompanhar todo o histórico de cada paciente e conhecer o seu quadro clínico de cór é impossível afinal sua clínica possui muitos pacientes. Porém, recorrer a uma pasta cheia de anotações e exames a cada atendimento é complicado.

O prontuário eletrônico centraliza todas as informações relevantes do paciente, além de todos os tratamentos já propostos por você em outras consultas. Com essa ferramenta o médico consegue acessar todos os dados em poucos cliques, bastando estar conectado à internet. 

Isso significa mais segurança de todos os dados e muito mais eficiência para o profissional da medicina na hora de realizar a consulta e o diagnóstico. 

Saiba mais sobre essa ferramenta conferindo o post: Prontuário eletrônico: entenda suas vantagens e por que é uma inovação necessária!

Telemedicina

Tecnologia na medicina preventiva | MedPlus

A telemedicina permite que você aplique teleconsultas, o que aumenta as chances da prática da medicina preventiva realmente acontecer em sua clínica ou consultório!

Por vezes, seu paciente está geograficamente distante de sua clínica, o que torna complicado requisitar que ele se desloque até você sempre que precisar realizar uma consulta, mesmo que seja apenas uma reconsulta após a realização de todos os exames. 

Para facilitar esse atendimento, basta realizar uma teleconsulta, ao invés de uma consulta presencial. 

Sempre que se tratarem de consultas de retorno ou apenas momentos em que o paciente quiser tirar dúvidas com seu médico, basta realizar uma chamada de vídeo diretamente de seu sistema MedPlus! 

Com o sistema sistema MedPlus, o médico pode verificar o prontuário eletrônico e a prescrição digital, garantindo uma consulta online muito mais assertiva e profissional. 

Você pode conhecer mais sobre a telemedicina e como utilizá-la em sua clínica conferindo nosso eBook: Telemedicina: Um guia prático sobre a ferramenta

Big data

O Big Data  se tornou muito importante na área da saúde. Ele auxilia em momentos que vão desde a prevenção, passando pela investigação clínica até o diagnóstico do quadro do paciente.

O acesso a informações tão relevantes pode ajudar na medicina preventiva através dos:

  • Registros médicos eletrônicos facilmente acessíveis;
  • Ferramentas para monitorar o quadro clínico dos pacientes;
  • Armazenamento digital de resultados de exames e outra informações importantes do paciente;

Na medicina preventiva, o acompanhamento do caso dos pacientes feito mais de perto é extremamente importante. Por isso, o acesso à informação é essencial nesse processo. 

Conclusão

Contar com a tecnologia é muito importante para a prática da medicina preventiva em clínicas e consultórios médicos. Mas a importância de contar com todas as ferramentas citadas acima vai muito além disso!

A utilização de tecnologias massivamente na vida das pessoas tornou seu paciente digital. Portanto, utilizar  ferramentas digitais nos processos do dia a dia da sua clínica traz muitos benefícios além do exemplos trazidos neste material.

Para que você entenda mais sobre o assunto, confira o eBook:

Aline Patricia

Gerente de Produto
Formada em Administração, há 11 anos atua na MedPlus no atendimento ao cliente e atualmente é Gerente de Produto.