A relação entre o paciente e a clínica

Conheça as vantagens que contar com o MedPlus oferecem para que sua clínica melhore seu relacionamento com o paciente em todos os momentos.

Por Cecília Galvão em 25 de agosto de 2020.

Não é de hoje que vemos por aí casos de pessoas descontentes com o atendimento em clínicas médicas. Isso na verdade acontece com bastante frequência. 

O mau atendimento começa muitas vezes na recepção. São telefonemas que demoram para serem atendidos, consultas que atrasam e colaboradores que não se preocupam com as pessoas na sala de espera.

Mas um atendimento efetivo não está apenas a encargo de secretárias e recepcionistas, o profissional da saúde que atende o paciente também deve saber como tornar esta experiência agradável e positiva.

São essas falhas de atendimento, por vezes simples, que acabam atrapalhando o andamento da clínica e até mesmo mancham a imagem da empresa e dos seus colaboradores. 

Tratar bem os seus pacientes é uma obrigação,  pois é a única forma de gerar fidelização e garantir que eles fiquem satisfeitos com sua experiência e indiquem sua clínica para amigos e familiares. 

A clínica que demonstra que se preocupa de verdade com o paciente só tem a ganhar. Pode ter certeza de que quando o paciente é bem acolhido, recebe um bom dia e é atendido na hora marcada, ele percebe esses detalhes e acaba voltando.

Está procurando maneiras de melhorar seu atendimento e, por consequência, a relação da sua clínica médica com seus pacientes? 

Para ajudar com isso, a MedPlus desenvolveu uma série de ferramentas integradas ao seu software para gestão médica. Conheça cada uma delas:

Ferramentas do MedPlus para melhorar seu atendimento

Transforme a relação entre médico e paciente | MedPlus

O software para gestão médica MedPlus oferece funções que permitem que a clínica se aproxime cada vez mais do paciente, ganhando credibilidade através da organização e de um trabalho muito mais profissional. 

Comunicação mais clara, rápida e integrada

Com o MedPlus, a sua clínica pode interagir com o paciente e manter uma comunicação clara de maneira rápida. É possível enviar SMS para a confirmação de comparecimento às consultas e lembretes automáticos para retornos. 

Assim, a sua agenda fica sempre atualizada, e você também consegue minimizar faltas nas consultas agendadas.

E-mails também podem ser enviados com dicas para cuidar da saúde e muitas outras informações a respeito de sua clínica médica.

Através dos e-mails e de SMS, também se pode enviar mensagens para felicitar em datas comemorativas, como aniversários da clínica ou do paciente, Natal e Ano Novo. Esse tipo de atitude mostra que sua clínica não esqueceu o paciente e preza muito por ele. 

Simplifique sua gestão financeira

Outra possibilidade que o MedPlus proporciona para as empresas é a de simplificar o processo de gestão financeira. Se antes demoravam horas para achar uma fatura a ser paga, com a ajuda desse software de gestão médica isso não voltará a acontecer.

O MedPlus dá acesso rápido e fácil ao controle de contas a pagar e receber, cheques, cartões, estoque, entre outros. Cuidar das finanças se torna mais rápido, principalmente porque muitas tarefas se tornam automatizadas. 

Além do mais, as informações do financeiro da clínica e do seu cliente estarão sempre seguras e poderão ser acessadas a qualquer hora.

Mas como a gestão financeira em um sistema ajuda na relação com seu paciente? 

Contando com essas ferramentas, o atendimento ao paciente e as resoluções de pagamentos de consultas se tornam muito mais simples. Boletos são emitidos em poucos minutos, assim como notas fiscais, agilizando o atendimento.

E não é só isso! Também contamos com a cobrança recorrente feita diretamente no cartão de crédito, tornando possível o parcelamento de valores e entregando versatilidade nas modalidades de cobrança ao paciente. 

Agendamento online 

Com o MedPlus, os procedimentos da sua clínica se tornam mais rápidos e práticos de serem realizados. Com o sistema, você tem uma agenda inteligente que te dá várias funcionalidades para agilizar o serviço da sua equipe e melhorar o seu atendimento. São agendas integradas, sala de espera virtual e controle de faltas.  

O sistema também conta com um portal para que sejam feitos agendamentos online. Assim, seu cliente pode marcar uma consulta rapidamente e em poucos cliques, o que oferece mais comodidade. 

Outras vantagens do agendamento online são:

  • Aumento da produtividade da equipe;
  • Diminuição de gastos com telefonemas;
  • Presença digital da clínica;
  • Aprimoramento da satisfação do paciente nos atendimentos. 

Conheça mais sobre a ferramenta lendo: Saiba quais são as vantagens do agendamento online para clínicas e consultórios médicos

Atendimento otimizado e personalizado com o prontuário eletrônico

Transforme a relação entre médico e paciente | MedPlus

Para que o médico consiga se concentrar no paciente, o MedPlus disponibiliza o prontuário eletrônico. Com ele, todos os dados do paciente ficam salvos no sistema. 

Assim, os médicos e especialistas da clínica não precisam mais ficar utilizando papel para preencher fichas de pacientes, laudos e outros documentos, e também não perdem tempo procurando essas informações durante a consulta. 

Isso significa que o médico poderá dar ao paciente total atenção enquanto ele fala de seu quadro clínico. Quando o médico ouve com atenção, mantendo seu olhar sobre o paciente, o atendimento se torna muito melhor. 

Dessa maneira, o paciente sente que realmente está sendo ouvido e acaba se sentindo muito mais satisfeito com a consulta. 

Prescrição digital para receitas mais legíveis

Uma coisa é fato, muitos pacientes saem de uma consulta sem compreender muito bem quais remédios devem ser tomados e quando. E eles contam com a prescrição do médico para compreender isso melhor.

Porém, devido à pressa do médico ao escrever, para não atrasar os próximos atendimentos, e o fato que a receita é escrita a próprio punho, essas informações podem acabar não ficando legíveis. 

Para evitar isso, basta contar com a prescrição digital! Essa ferramenta está integrada ao MedPlus e suas receitas serão facilmente preenchidas, entregando até mesmo alertas ao médico sobre medicações que o paciente tem alergia. Isso graças à sua integração com o prontuário eletrônico.

Dessa maneira, o paciente não precisará voltar a ser atendido por questões como uma reação adversa de um medicamento que poderia ter sido prevista. 

A prescrição digital também facilita seus atendimentos feitos a distância! Entenda mais:  

Telemedicina para atendimentos a distância 

A telemedicina permite que teleconsultas sejam realizadas. Isso significa que, caso seu paciente não possa ir ao consultório para ser atendido, principalmente se tratando apenas de uma reconsulta ou de uma dúvida a respeito de seu tratamento, isso pode ser resolvido através de uma chamada de vídeo.

Caso o médico perceba durante a teleconsulta que o paciente precisa trocar seu medicamento, basta emitir uma nova prescrição digital e enviar ao paciente através de uma mensagem. 

Assim, ele pode dar continuidade ao tratamento facilmente, sem necessitar se dirigir até a clínica para pegar sua nova receita. 

Quer conhecer mais das vantagens de contar com a telemedicina em sua clínica médica? Então confira este eBook e tire todas as suas dúvidas a respeito dessa ferramenta e sua utilização: 

Cecília Galvão

Líder de atendimento
Atua no atendimento da MedPlus há quase 2 anos e possui experiência nas áreas de atendimento ao cliente, suporte técnico, implantação e sucesso do cliente.