Por Cristopher Ronsani Morais em 26/06/2020
Tempo de leitura: 4 minutos

Como contratar um sistema com teleconsulta?

Descubra o que e como considerar na hora de contratar um sistema com teleconsulta para sua clínica ou consultório médico.
Como contratar um sistema com teleconsulta? | MedPlus

A telessaúde, no Brasil, apontou o início da junção entre a saúde e o digital, uma aliança extremamente importante na evolução dos procedimentos e do desenvolvimento da saúde no país.

Segundo o Ministério da Saúde  “A telessaúde, como componente da Estratégia e-Saúde (Saúde Digital) para o Brasil, tem como finalidade a expansão e melhoria da rede de serviços de saúde, sobretudo da Atenção Primária à Saúde (APS), e sua interação com os demais níveis de atenção fortalecendo as Redes de Atenção à Saúde (RAS) do SUS.”

Mas a telessaúde foi apenas o primeiro passo. A partir disso, muitas outras ferramentas surgiram, a fim de promover uma saúde mais acessível e digital para os pacientes. 

Com isso, veio à tona a telemedicina, que se trata do uso de softwares, plataformas e até mesmo aplicativos conectados à internet para melhorar o atendimento dos pacientes. Essa melhora se dá por meio de ferramentas como a teleconsulta.

No entanto, por muito tempo, a teleconsulta não era legalizada no país. Ela foi liberada em caráter emergencial para atender a demanda do combate à COVID-19,  por meio da portaria nº467 do Ministério da Saúde.

A pandemia do novo coronavírus no início de 2020 acabou trazendo essa demanda, uma vez que para frear a transmissão do vírus, fez-se necessário manter um distanciamento entre as pessoas. 

De toda forma, a tendência é que a teleconsulta continue sendo utilizada, mesmo depois que a situação da pandemia seja resolvida. No final das contas, o novo normal que virá deverá contar com muitas ferramentas digitais. 

Tendo isso em vista, é preciso saber como contratar uma ferramenta para realizar teleconsultas, e o que levar em conta para fazer a escolha certa para seu consultório ou clínica médica! Continue sua leitura e descubra isso:

Acesso direto pelo seu sistema de gestão

Como contratar um sistema com teleconsulta? | MedPlus

A primeira coisa a ser levada em conta é que o médico pode contratar essa ferramenta sem que ela esteja integrada ao seu sistema de gestão médico. Mas isso significa que toda vez que o médico tiver uma teleconsulta agendada com um paciente, ele terá de abrir um sistema diferente do que ele já está conectado.

Nesse caso, quando ele precisar acessar o prontuário do paciente, por exemplo, ele terá de ir para outro sistema procurar pelas informações, deixando de ver o paciente do outro lado da tela. 

Essa falta de foco na videochamada incomoda o paciente, pois uma vez que você não está olhando para câmera, ele pode sentir que o médico não está prestando atenção no que ele está dizendo.

Assim como durante a consulta presencial, é importante olhar para o paciente enquanto ele fala sobre seus sintomas. O mesmo deve acontecer nas teleconsultas. 

Integração com outras ferramentas do sistema

Como ficou claro anteriormente, a integração com outras ferramentas de um sistema de gestão é essencial para que as teleconsultas sejam feitas com excelência. Confira quais são essas ferramentas:

Prontuário eletrônico

Toda consulta requer o acesso ao prontuário do paciente. Seja para conferir o histórico ou para adicionar novas informações, não é mesmo? 

Ao contar com um sistema para teleconsulta integrado ao sistema de gestão, o médico acessa essas informações rapidamente sem precisar recorrer a outras ferramentas. 

O acesso facilitado ao prontuário eletrônico promove efetividade no atendimento ao paciente nesse formato virtual!

Prescrição digital

E se durante a teleconsulta o médico perceber que precisa prescrever uma medicação para o seu paciente, mas não contar com a prescrição digital para enviar esse documento para ele? Pode ser que seu paciente esteja em outra cidade ou tenha outras dificuldades para ir até o consultório buscar essa prescrição.

Para resolver isso, conte com a prescrição digital integrada ao sistema e à ferramenta da telemedicina. Com o MedPlus, é possível enviar essa prescrição por SMS! 

Assim, não existirá nada que impeça que seu atendimento seja de excelência ao ajudar cada paciente a resolver seu quadro clínico. 

Assinatura digital

Na prescrição manual, se não houver a assinatura do médico atestando a necessidade da utilização do medicamento, o paciente não conseguirá comprar o que foi prescrito.

Com a prescrição eletrônica do MedPlus, você pode realizar a assinatura digital do documento, certificando a necessidade do medicamento no tratamento desse paciente. 

Usabilidade para o profissional de saúde e para seu paciente 

Como contratar um sistema com teleconsulta? | MedPlus

Outra questão a ser levada em conta é a usabilidade da ferramenta. Lembre-se de que não é só o médico que utilizará a plataforma, mas o paciente também. Portanto, tudo deve ter fácil usabilidade. 

Descubra como a chamada de vídeo acontecerá. Se o link será enviado para o paciente, ou se ele terá de acessar algum portal para a realização da teleconsulta. 

Procure obter o máximo de informações a respeito de como essa ferramenta funciona e se ela está atrelada às ferramentas importantes para a realização das consultas virtuais em sua clínica ou consultório médico. 

Como funciona a telemedicina integrada ao sistema MedPlus?

Para que seus usuários possam realizar teleconsultas integradas ao sistema, ao prontuário e às prescrições digitais, a MedPlus lançou sua própria ferramenta de telemedicina. Confira o funcionamento da ferramenta:

Primeiro, o paciente precisa agendar sua consulta. Isso pode ser feito da forma tradicional – presencialmente, por telefone ou até por troca de mensagens – ou através do agendamento online MedPlus, com o qual o paciente marca a consulta por conta própria.

Quando o horário do atendimento chega, o link para a teleconsulta é gerado diretamente na agenda e disparado por WhatsApp, e-mail ou SMS (de acordo com a preferência do médico). Depois disso, é só acessar o link para começar a videochamada.

O paciente também receberá um termo de consentimento do atendimento, para permitir o acesso aos seus dados durante a consulta. Assim, enquanto a videochamada estiver acontecendo, o médico terá acesso fácil ao seu prontuário.

Além disso, caso seja necessário receitar um medicamento ou tratamento, o médico tem acesso à prescrição digital MedPlus, com integração com a Memed. Essa funcionalidade permite que o profissional faça a prescrição à distância e a envie por SMS.

Para receitar medicamentos controlados, o médico deve assinar digitalmente a prescrição. Essa assinatura também pode ser feita diretamente no sistema. 

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