Teleconsulta: o que é e quais os benefícios para a sua clínica

A Medicina é uma das áreas que mais evolui com sucessivos avanços científicos e tecnológicos. 

Novos medicamentos, equipamentos e descobertas demandam dos profissionais de saúde constante atualização sobre novos conhecimentos e novas ferramentas que, dia após dia, transformam a profissão.

No cenário atual, a pandemia causada pelo coronavírus impactou a gestão de clínicas e consultórios médicos, com a constante necessidade de proteger os profissionais de saúde e os pacientes da ameaça da COVID-19.

Nesse contexto a tecnologia se coloca novamente como aliada da Medicina no atendimento de pacientes, na prevenção da disseminação da doença e na otimização do trabalho em clínicas e hospitais através das teleconsultas.

Neste artigo descubra mais sobre o que é e as vantagens da teleconsulta para o seu consultório ou sua clínica médica.

O que é a teleconsulta

Teleconsulta: o que é e quais os benefícios para a sua clínica | MedPlus

A teleconsulta é um braço da telemedicina, que por sua vez se caracteriza pela implementação de novas metodologias interativas de comunicação entre paciente e profissional, melhorando atendimentos, pesquisas e educação na área da saúde.

A telemedicina como um todo não só possibilita o atendimento remoto a pacientes, mas também promove a educação e conscientização da comunidade sobre práticas importantes para a saúde em geral. É um caminho para tornar sua clínica ou consultório médico mais digital.

Várias clínicas e hospitais já começaram a colocar em prática os princípios da telemedicina através das teleconsultas, isto é, o atendimento remoto a pacientes, geralmente feito através de videochamadas, como complemento às consultas presenciais.

Apesar de ser uma prática conhecida pelo Conselho Federal de Medicina, apenas recentemente foi aprovado pelo Plenário um projeto de lei que regulamenta a telemedicina no Brasil, devido à situação que o país enfrenta com o coronavírus (PL 696/2020).

Quais os tipos de teleconsulta e como funcionam

As teleconsultas podem ocorrer de duas formas diferentes, cada qual com suas vantagens. São elas: síncrona e assíncrona.

As teleconsultas síncronas se caracterizam pelo atendimento em tempo real do médico com o paciente. Nesse caso a consulta precisa ser agendada e o paciente tem acesso imediato ao diagnóstico, podendo realizar perguntas e receber as respostas instantaneamente. 

É o método mais parecido com as tradicionais consultas presenciais, e é geralmente realizado por videochamada, nas chamadas de voz e até mensagens instantâneas também podem ser opções, ainda que menos comuns e menos eficientes.

Nas teleconsultas assíncronas o horário de atendimento é diferente para o médico e o paciente, realizando-se por meio de formulários e questionários a serem enviados para o paciente, respondidos e enviados de volta para o médico. 

Esse método é menos comum e indicado para casos não urgentes, ou que não necessitem da interação direta entre profissional e paciente.

Agora que você já sabe o que é e quais os tipos de teleconsulta, veja quais benefícios ela pode proporcionar para sua clínica médica, para os profissionais de saúde e para os seus pacientes.

Redução de custos e otimização de tempo para sua clínica e consultório médico

No panorama atual, a teleconsulta serve como uma forma de prevenção ao evitar que médicos e profissionais da saúde entrem em contato com pacientes, protegendo a todos de riscos desnecessários de contaminação pelo coronavírus.

No entanto, em qualquer época, as teleconsultas são uma ótima ferramenta de otimização de recursos, tanto de tempo quanto de dinheiro.

É comum médicos atenderem em mais de uma clínica e até mesmo em mais de um município, devido à alta demanda de especialistas em cidades menores. Somado ao tempo de deslocamento, há o custo de transporte, que encarece esse tipo de rotina.

A teleconsulta surge como método para o atendimento eficaz da demanda de serviços médicos, mesmo a longas distâncias. É uma forma segura, econômica e eficiente de se realizar as consultas, mantendo o número de atendimentos e cortando gastos.

Essa prática age também como facilitadora para a emissão de laudos médicos, uma vez que podem ser arquivados e enviados ao paciente de forma online e estão disponíveis para acesso a qualquer momento, e também ao arquivamento no prontuário eletrônico.

Mais um benefício apresentado para os médicos é a otimização de consultas entre especialistas. 

Por vezes exames necessitam passar pelas mãos de mais de um médico e a comunicação direta entre dois profissionais pode demandar mais tempo que o esperado. Com isso, o diagnóstico do paciente pode demorar mais que o previsto. 

A teleconsulta – ou teleinterconsulta, neste caso – supre a necessidade de uma reunião presencial e se mostra eficiente para uma análise e diagnóstico conjunto. Isso otimiza o tempo do paciente e do médico.

Praticidade e atendimento facilitado para o paciente

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Hoje são muitos os obstáculos para a acessibilidade da população a serviços médicos. Em muitas cidades brasileiras de porte pequeno e médio faltam profissionais da área de saúde que sejam especialistas em determinadas áreas. 

Com isso, há uma demanda grande de serviços que acaba obrigando os pacientes a se deslocarem para as grandes cidades em busca de atendimento.

Destaca-se também que, mesmo na maior das metrópoles, com maior oferta de profissionais da saúde, buscar atendimento presencial se configura como um risco na conjuntura atual. 

Em tempos normais, pode representar um desconforto, ainda mais para pacientes que possuem dificuldade para se locomover.

Nesse cenário, a teleconsulta é a ponte que conecta o público e os profissionais capacitados para sanar essa demanda. Se mostra como um método prático, econômico e efetivo também para o paciente, que muitas vezes precisa de exames e resultados com certa rapidez.

Como dito anteriormente, a possibilidade de consultas entre médicos especialistas não é só uma vantagem para os profissionais da saúde. O paciente também otimiza suas consultas e tem em mãos um diagnóstico mais assertivo.

O acesso a um número maior de médicos e especialistas proporciona um aumento na quantidade de exames que clínicas médicas e hospitais podem oferecer aos pacientes. 

Essa é mais uma vantagem para as duas partes, uma vez que amplia o público das clínicas e oferece serviços cada vez mais especializados para o paciente.

Com essas melhorias na acessibilidade e no atendimento, é notável a evolução na qualidade do atendimento, resultando em um crescimento da busca pelos serviços do consultório ou clínica médica, bem como um aumento no número de consultas. 

O resultado principal dessas novas práticas é a fidelização dos pacientes, garantindo uma constância no número de atendimento dos consultórios e oferta de serviços médicos.

Mais segurança para médicos e pacientes

Quando se fala de novas tecnologias e serviços on-line, sempre é levantado um válido questionamento relacionado à segurança de dados.

As teleconsultas oferecem um atendimento seguro para os pacientes, pois as informações e dados entre médicos e paciente são criptografados.

Outra vantagem é que os exames ficam armazenados em nuvem, só podendo ser acessados com login e senha próprios do profissional ou paciente. 

Além de preservar dados a salvo, o serviço de nuvem permite o acesso aos resultados de forma remota a qualquer hora, bastando uma conexão com uma rede segura de internet.

Outra vantagem do sistemas em nuvem é manter a organização dos dados e exames, facilitando o acesso ao histórico do paciente. 

Além de eficiente para o médico, é prático para o paciente, pois previne desencontros de informações ou um simples esquecimento de um exame, que não mais precisa ser impresso, uma vez que já está em formato digital disponível para acesso.

O sistema de apoio faz a diferença

Com a realidade que enfrentamos atualmente, se conectar a novas ferramentas e tecnologias ajuda a  aprimorar o atendimento ao paciente. 

As teleconsultas já estão sendo muito utilizadas como forma de oferecer acesso à saúde a todos que necessitam e, como dito anteriormente, evitando o contágio do coronavírus a pacientes e profissionais da saúde.

Contudo, quando se implementam novas práticas, como as de telemedicina, é necessário um sistema de gestão eficiente, que auxilie na organização dos processos de uma clínica médica. 

Desde os horários das teleconsultas, até a segurança dos dados dos pacientes, tudo precisa caminhar perfeitamente alinhado para potencializar os resultados dessa nova rotina.

Nós, do MedPlus, possuímos experiência com inovação na gestão organizacional e financeira da área da saúde, e oferecemos um sistema ágil e seguro para atender todas as necessidades administrativas de clínicas e consultórios médicos.

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Aline Patricia

Gerente de Produto
Formada em Administração, há 11 anos atua na MedPlus no atendimento ao cliente e atualmente é Gerente de Produto.