Hoje em dia, é cada vez mais importante colocar o paciente no centro de seu tratamento, oferecendo um cuidado completo na saúde. Para isso, sua clínica pode contar com uma equipe multidisciplinar.
Com um time de profissionais variados fica muito mais fácil ir além do atendimento tradicional, focado em lidar com doenças pontuais. É possível ter um atendimento de saúde integrada, que potencialize a medicina preventiva, combata doenças e ofereça um tratamento mais completo e humanizado para seus pacientes.
Sem falar que essa estratégia permite maior especialização para cada membro da equipe, levando sua clínica a novos patamares de profissionalismo e qualificação no atendimento.
Você sabe o que é uma equipe multidisciplinar e como implantar um cuidado multiprofissional em sua clínica?
Quer ter mais informações para buscar essa tendência, melhorar seu atendimento e fidelizar mais pacientes? Então, leia nosso artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.
- O que é uma equipe multidisciplinar de saúde?
- Quais são os profissionais necessários para uma equipe multidisciplinar?
- Por que contar com uma equipe multidisciplinar para sua clínica?
- Como desenvolver um cuidado completo da saúde com profissionais variados?
- Como dar mais eficiência ao trabalho de uma equipe multidisciplinar com um sistema para clínicas e consultórios médicos?
O que é uma equipe multidisciplinar de saúde?
O cuidado tradicional com a saúde costuma ser um trabalho bastante individualizado, focado no profissional de medicina que vai lidar com algum problema específico do paciente. Esse médico conta com, no máximo, auxiliares e/ou enfermeiros.
O conceito de equipe multidisciplinar de saúde surge para mudar esse paradigma. Ele leva para a mesma clínica, em uma prática de saúde integrada, outros profissionais que podem complementar o trabalho.
A clínica de um endocrinologista, por exemplo, pode contar com enfermeiros, nutricionistas e psicólogos que vão potencializar o cuidado com um paciente que tenha problemas de alterações hormonais.
Mas isso não significa simplesmente ter várias especialidades dentro da clínica. O conceito de equipe multidisciplinar de saúde propõe que todos esses profissionais trabalhem em conjunto, com muita comunicação e parceria, em busca do melhor tratamento possível para o paciente.
- Mais adiante, vamos falar sobre dicas de como potencializar esse trabalho em conjunto, com destaque para ferramentas tecnológicas e um sistema para clínicas e consultórios médicos. Continue sua leitura e confira.
Quais são os profissionais necessários para uma equipe multidisciplinar da saúde?
A composição de uma equipe multidisciplinar depende muito das necessidades, demandas e objetivos de cada clínica.
Como vimos, uma clínica de endocrinologia pode contar com psicólogos e nutricionistas, cujas especialidades complementam o trabalho do médico, da mesma forma que fisioterapeutas podem ajudar em uma clínica de ortopedia.
Também é interessante avaliar as necessidades de seu público. Se a clínica atende pessoas em situação de vulnerabilidade social, por exemplo, é interessante contar com assistentes sociais em sua equipe multidisciplinar para ter um atendimento mais humanizado.
Leia mais: Como aplicar o atendimento humanizado em sua clínica?
Além disso, a clínica ainda pode buscar terapias integrativas que sejam complementares ao trabalho do médico. Alguns exemplos são a acupuntura, a quiropraxia, a meditação, a suplementação com ervas, probióticos e vitaminas, entre outros.
Então, na hora de montar uma equipe multiprofissional, avalie muito bem quais especialidades e profissões podem melhorar seu atendimento e fazer a clínica evoluir.
Para te ajudar, vamos deixar aqui uma lista de profissionais variados que costumam ser muito úteis para diferentes composições de cuidado multiprofissional:
- Médicos de diferentes especialidades complementares
- Enfermeiros
- Auxiliares
- Fisioterapeutas
- Nutricionistas
- Psicólogos
- Terapeutas ocupacionais
- Assistentes sociais
- Acupunturistas
- Quiropratas
Por que contar com uma equipe multidisciplinar para sua clínica?
Está cada vez mais claro que a saúde deve cuidar do paciente como um todo. Uma pessoa com problemas de coração, por exemplo, precisa tratar desde a alimentação até a realização de exercícios para manter a saúde.
Nesse cenário, a visão individualizada do cardiologista pode ser suficiente para lidar com a doença, mas não para garantir um tratamento completo e integrado ao paciente.
Em muitos casos, o médico recomenda colegas de outras áreas para complementar o atendimento. Essa prática é, de fato, muito recomendada. Mas o tratamento fica ainda melhor se esses colegas estiverem trabalhando em conjunto.
Para entender esse processo, vamos pensar na jornada do paciente
Pensemos em um paciente que tem problemas para perder peso. Na saúde tradicional, ele vai buscar um endocrinologista para entender se há alguma alteração hormonal causando esse problema.
O endocrinologista do nosso exemplo é um excelente profissional! Ele pede todos os exames necessários e descobre que o paciente sofre de hipotireoidismo. Então, receita um medicamento adequado e marca o retorno para avaliar a evolução do caso.
Além disso, esse ótimo profissional sabe que o hipotireodismo envolve outros sintomas, como problemas de intestino e depressão, e entende que o tratamento medicamentoso sozinho pode não ser o suficiente. Então, ele recomenda que o paciente busque também acompanhamento com um nutricionista e com um psicólogo.
Assim, esse paciente, mesmo que tenha sido muito bem atendido, vai precisar se desdobrar buscando vários médicos, em clínicas diferentes, com técnicas diferentes e sem comunicação entre si.
Em alguns casos, isso pode atrasar o tratamento, deixar a pessoa confusa e dificultar sua experiência. Em outros, mais sérios, pode pôr em risco sua saúde.
Agora, vamos inverter a situação e imaginar que esse endocrinologista conta com uma equipe multidisciplinar.
Em vez de mandar o paciente buscar outros profissionais, o médico pode buscar seus colegas e oferecer um cuidado completo dentro da própria clínica.
O trabalho, dessa forma, é integrado, alinhado e inteligente. Tudo para oferecer o melhor resultado possível e a melhor experiência ao paciente, que sai satisfeito, com um diagnóstico preciso, um tratamento eficiente e uma atenção realmente humanizada.
A partir desse exemplo, podemos pensar nos benefícios específicos de uma equipe multidisciplinar. Confira:
Cuidado completo da saúde
Esse é o benefício mais óbvio. Com profissionais variados, sua clínica oferecerá um atendimento completo para o paciente, lidando não apenas com a doença, mas com sua saúde de forma integrada, o que é excelente para os resultados do tratamento.
Diagnósticos mais precisos
Com a ajuda de outros profissionais, o médico é capaz de entender o problema do paciente de forma mais ampla. Isso melhora muito a precisão em seus diagnósticos.
Leia também: O que você precisa para oferecer o melhor diagnóstico médico para seus pacientes?
Especialização da equipe
Em uma clínica tradicional, o médico não pode focar apenas em sua própria especialização. Afinal, ele precisa entender o problema do paciente dentro de uma concepção de saúde integrada.
No entanto, com um cuidado multidisciplinar, cada membro da equipe pode se especializar com muito mais foco em sua área de preferência, complementando o próprio trabalho com o conhecimento dos colegas.
Leia mais: A importância de aperfeiçoar o conhecimento na carreira médica e buscar especialidades.
Maior adesão ao tratamento
Ter de ir a vários médicos diferentes é algo que confunde o paciente e pode acabar fazendo-o se perder no tratamento, ou ter de optar entre os medicamentos recomendados por cada profissional.
Por isso, a equipe multidisciplinar pode não apenas dar um tratamento mais completo, mas também aumentar as chances de adesão a esse tratamento.
Mais fidelização de pacientes
Com esse cuidado completo, humanizado e integrado, o paciente terá os melhores resultados e ficará muito mais satisfeito. Isso potencializa a fidelização, o que é ótimo para o crescimento da clínica.
Como desenvolver um cuidado completo da saúde com profissionais variados?
Para ter sucesso com sua equipe multidisciplinar, não basta simplesmente encher a clínica de profissionais, é preciso organização e estratégia. Por isso, separamos aqui algumas dicas importantes:
Busque profissionais variados que complementem seu trabalho
Na hora de montar sua equipe, faça um estudo bem cuidadoso de quais especialidades e profissões podem realmente complementar seu trabalho e oferecer um tratamento mais completo para seus pacientes.
Conte com uma equipe que trabalhe bem em conjunto
É preciso que a equipe esteja em sincronia. Possibilite capacitações, reuniões e dinâmicas que promovam a integração entre todos os profissionais.
Tenha papéis definidos para cada profissional
Organizar a equipe, com funções definidas para cada integrante, é uma ação fundamental para evitar confusões e dar mais produtividade para todos.
Entenda a jornada do paciente
Busque ver o atendimento médico de sua clínica pelo ponto de vista do paciente. Como funciona a jornada dele dentro de sua clínica, passando pela primeira consulta e pela complementação com os demais profissionais?
A partir dessa compreensão, tente oferecer um processo mais agradável, para evitar que o paciente fique confuso e para proporcionar uma boa experiência em todos os momentos — desde o pré-atendimento até o pós-consulta.
Leia também:
A importância do pré-atendimento de pacientes em clínicas médicas
Anamnese médica: tire suas dúvidas sobre a preparação de um histórico do paciente
A importância do período pós-consulta para a fidelização de seus pacientes
Compreenda as necessidades de cada paciente
Cada paciente tem demandas específicas. Por isso, em vez de ter um processo padrão para todos, busque desenvolver um atendimento integrado de acordo com suas necessidades individuais.
Mantenha uma comunicação de qualidade entre a equipe multidisciplinar
Para o trabalho em equipe funcionar, é preciso ter uma excelente comunicação, com agilidade e organização. Afinal, você precisará trocar informações sobre pacientes e situações da clínica todos os dias.
Potencialize o compartilhamento de informações
O atendimento médico de qualidade depende de dados do paciente — histórico de doenças, uso de medicamentos, alergias, tratamentos realizados, etc. Se sua clínica tiver uma equipe multidisciplinar de saúde, isso fica mais fácil, pois os dados de todos os profissionais podem estar integrados.
No entanto, para poder trocar e acessar informações de forma eficiente e ágil, é importante contar com a tecnologia adequada, com um sistema para clínicas e consultórios médicos. Leia mais na sequência:
Como dar mais eficiência ao trabalho de uma equipe multidisciplinar com um sistema para clínicas e consultórios médicos?
A tecnologia de um sistema para clínicas e consultórios médicos é fundamental para o sucesso de uma equipe multidisciplinar porque ela otimiza todo o processo e facilita a comunicação entre a equipe.
O primeiro grande destaque é a possibilidade de usar prontuários eletrônicos compartilhados, com todas as informações necessárias sobre o paciente. Isso dá agilidade para o atendimento, precisão nos diagnósticos e mais integração no cuidado com sua saúde.
Mas o prontuário é só o começo. Com uma agenda digital eficiente e bem organizada, fica mais fácil garantir uma jornada agradável para o paciente, sem que ele precise perder tempo entre diferentes profissionais de sua clínica.
Além disso, a agenda ainda ajuda sua equipe a acompanhar o atendimento do paciente de forma organizada.
Uma plataforma de telemedicina também é uma boa adição à sua equipe multidisciplinar de saúde, porque permite atender aos pacientes rapidamente entre uma consulta e outra, mantendo um acompanhamento adequado dos tratamentos.
Da mesma forma, ferramentas de relacionamento que permitam o envio de mensagens automáticas favorecem o contato com esses pacientes, a adesão ao tratamento e o retorno deles, sempre que necessário.
Assim, com a equipe multidisciplinar certa e a tecnologia adequada, sua clínica está muito mais preparada para oferecer um cuidado completo da saúde para seus pacientes.
Mas, se você ainda quiser aproveitar mais das transformações tecnológicas, confira nosso eBook sobre o assunto: