Fidelize os pacientes da sua clínica médica

Por Thais Geron em 06 de setembro de 2016.

 

Fidelizar os clientes atuais é mais fácil do que conseguir conquistar novos. É o que pensam muitos especialistas da área da saúde. São tantos profissionais, tantas clínicas médicas existentes em uma localidade, que a fidelização desses pacientes se torna algo necessário para as clínicas.

Porém, existem muitas clínicas médicas que não se preocupam com os clientes e muito menos em torná-los fieis ao seu negócio, o que é um erro. Uma clínica não sobrevive sem clientes. Portanto, a clínica que deseja fidelizar seus pacientes, deve verificar e seguir algumas dicas que podem fazer com que o paciente volte até a sua empresa:

Ambiente – você gestor, já parou para observar se o ambiente da sua clínica é aconchegante? Principalmente a recepção, que é onde os pacientes vão esperar o atendimento. Bons livros, revistas, uma televisão e um cafezinho; isso tudo deve ficar à disposição das pessoas. O ambiente deve transmitir paz e tranquilidade, por isso a decoração e o design também são fatores importantes. Aposte também na luz natural e em vasos de plantas, tudo para deixar o ambiente aconchegante para os seus clientes.

Atendimento ao paciente – o bom atendimento ao paciente deve ser primordial, desde que ele entra na recepção, faz a consulta com o médico e depois vai embora. A recepcionista desempenha um papel importante na clínica, pois é ela que conversa primeiro com o paciente. Ela deve ser cordial, ouvir o que esse paciente tem a dizer e ser prestativa. Vale até oferecer um chá ou uma água a esse paciente para que ele se sinta bem recebido. O médico também deve dar uma atenção especial a este paciente, pois se ele o procurou, é porque confia na clínica e nos profissionais que ali atuam.

Conheça seus pacientes e comunique-se melhor com eles por meio do MedPlus – o MedPlus é um software de gestão médica que auxilia os profissionais nas atividades de rotina das clínicas. Questões que envolvem toda a administração da clínica, como informações financeiras, dados de pacientes, e até mesmo a comunicação entre clínica e pacientes, podem ser facilitadas com o auxílio do programa. Todos esses dados ficam na “nuvem”, ou seja, na internet, e podem ser acessados a qualquer momento por meio de um computador, smartphone ou tablet.

Assim, quando o cliente chegar na clínica, seus profissionais não precisam perder tempo procurando dados desse paciente em documentos de papéis. Eles acessam o programa e conseguem achar rapidamente todo o histórico desse paciente. O programa ainda conta com a “agenda inteligente”, que são agendas integradas, sala de espera virtual, controle de faltas e portal para os agendamentos online. Ou seja, quando o paciente quiser, ele pode agendar uma consulta mais facilmente pela internet, e quando a data estiver próxima, o sistema envia e-mail e SMS para confirmação de comparecimento e lembretes automáticos da consulta.

Com o MedPlus é mais comunicação entre o paciente e a clínica. Além disso, ele ajuda a melhorar o atendimento e a fidelizar clientes também. Com o programa seus profissionais podem desempenhar suas tarefas com mais agilidade e, com isso sobra tempo para se concentrar melhor no paciente. Conte com o MedPlus, siga estes passos, mostre que sua clínica se preocupa com as pessoas e torne seus clientes fiéis ao seu negócio.

Thais Geron

Gerente de Produto
Administradora especialista em Informática em Saúde, com 16 anos de experiência na MedPlus e na área médica.