6 dicas para melhorar o atendimento em clínicas médicas

Por Cecília Galvão em 02 de agosto de 2017.

Um atendimento médico eficiente e de alta qualidade vai muito além do contato com o médico. O tratamento que recebe através do telefone, na recepção, o estado de conservação da clínica, pontualidade do profissional, recursos disponibilizados e até mesmo algumas vantagens e diferenciais oferecidos podem fazer toda a diferença para fidelizar os pacientes.

Para “vender” uma boa imagem, a clínica deve se atentar à todas as etapas do paciente no estabelecimento, desde a marcação da primeira consulta até o pós-atendimento, em uma sequência de boas práticas que farão o cliente voltar.

Neste artigo, vamos reunir algumas dicas essenciais para melhorar o atendimento em clínicas médicas. Confira!

1. Priorize a infraestrutura

Este é item fundamental em qualquer empreendimento e em clínicas médicas não seria diferente. Por ser um ambiente relacionado à saúde, um aspecto limpo e organizado é essencial para que o paciente se sinta seguro e confortável. A fachada deve estar em bom estado, com jardins conservados (se houver), transmitindo uma boa imagem do local já na chegada. A sala de espera merece uma atenção especial – móveis discretos e em bom estado, pintura em dia, ar condicionado, revistas atuais e um bebedouro são básicos. Já os consultórios, além de todos os itens da sala de espera, precisam estar absolutamente limpos e equipados de acordo com a sua especialidade.

2. Treine a equipe

Este é um passo primordial para que o atendimento seja eficiente, cordial e atrativo para os clientes. Defina as políticas e valores do estabelecimento e treine a equipe de acordo com essas diretrizes – e isso vale para médicos, recepcionistas, profissionais de limpeza e manutenção, enfermeiros etc. Cursos e palestras ministradas com este foco também podem ser uma boa solução.

3. Entenda as demandas do paciente

Para que o paciente tenha suas demandas plenamente atendidas ao longo do seu atendimento na clínica, é essencial conhecer com alguma profundidade seu perfil e suas expectativas. Dessa forma é possível se antecipar a eventuais frustrações (por conta de algum serviço que não é oferecido ou modo de pagamento que o estabelecimento não trabalha, por exemplo) e atender plenamente às necessidades do cliente.

4. Padronize processos

Todos os processos dentro da clínica devem ser padronizados e precisam obedecer a uma sequência lógica e constante. Com rotinas bem definidas, são reduzidas as chances de erros ou negligência com algum procedimento. É muito comum que pacientes deixem a clínica por sentirem a desorganização no atendimento e tornem-se inseguros em continuar com seu tratamento. Mais uma vez, o treinamento para que a equipe saiba lidar com os processos é fundamental.

5. Não deixe de lado o pós-atendimento

Negligenciar ações de pós-venda é um grande erro que muitas empresas, dentro e fora do setor de saúde, insistem em cometer. Procure manter contato com o paciente mesmo depois do atendimento e nutra esse relacionamento, enviando lembretes de novas consultas, pesquisas de satisfação, felicitações de aniversário etc.

6. Humanize o atendimento

Investir somente no aspecto físico e operacional na clínica ainda não é suficiente para tornar a experiência do paciente plenamente satisfatória durante o atendimento. A relação direta entre cliente e profissional (seja com médicos ou recepcionistas) é fundamental para melhorar o acolhimento na instituição. É necessário superar as expectativas do paciente por meio de um tratamento cordial e atencioso, mostrando interesse pelo histórico de cada indivíduo. Esse cuidado fará com que o tratamento seja mais eficiente, além de trazer potenciais divulgadores espontâneos dos serviços prestados.

Dica bônus: invista em tecnologia

Os softwares de gestão podem ser poderosos aliados para que a clínica consiga atender seus clientes com excelência. As soluções ajudam a controlar de forma eficiente os dados dos pacientes, melhoram a comunicação, aumentam a produtividade, diminuem as chances de erros no gerenciamento ou atendimento, além de facilitar um tratamento personalizado e humanizado.

O MedPlus é um software ERP para gestão médica que atende atualmente mais de 3.700 clínicas, tornando-se uma referência para esse segmento. As soluções disponíveis permitem o gerenciamento de múltiplas unidades de forma unificada e ainda fornecem agendamentos online no Portal do Paciente, prontuário eletrônico, entre outros serviços. Entre em contato e saiba o que a MedPlus pode fazer por sua clínica!

Gostou deste post? Então confira também 4 dicas para aumentar a produtividade de sua equipe médica.

Cecília Galvão

Líder de atendimento
Atua no atendimento da MedPlus há quase 2 anos e possui experiência nas áreas de atendimento ao cliente, suporte técnico, implantação e sucesso do cliente.