Como a teleconsulta do MedPlus mudou o atendimento ao paciente em clínicas pelo Brasil?

Veja depoimentos sobre como a teleconsulta do MedPlus transformou o atendimento ao paciente em clínicas e consultórios médicos.

Por Thais Geron em 25 de setembro de 2020.

Quando o Conselho Federal de Medicina (CFM) autorizou a aplicação das teleconsultas em clínicas e consultórios médicos, por causa da pandemia de COVID-19, a gestão médica começou a mudar.

A telemedicina transformou os atendimentos. Clínicas puderam ter possibilidades mais digitais, tratamentos mais completos e opções de atendimento online que antes eram usadas muito superficialmente.

E a equipe MedPlus estava atenta para a mudança! Nós estamos sempre trabalhando para oferecer o melhor possível para a gestão médica, com organização e resultados para clínicas. Por isso, dedicamos nossos esforços para ajudar médicos do Brasil todo a aproveitar melhor essa transformação.

Assim que o CFM liberou o uso da telemedicina, nossa equipe já começou a trabalhar em uma ferramenta para que nossos usuários pudessem aplicar as teleconsultas também em seus consultórios médicos.

Logo tínhamos em mãos a primeira versão, que ajudou muitos médicos, mas ainda não estava completa: ela era uma solução paliativa, que logo fomos aprimorando e substituindo até chegarmos à ferramenta de teleconsultas que temos hoje.

A ferramenta de telemedicina do MedPlus: perfeita para um atendimento ao paciente de forma online, totalmente integrada ao prontuário eletrônico e às prescrições digitais. A funcionalidade certa para o período da pandemia de coronavírus, e também para o futuro!

A teleconsulta do MedPlus oferece:

Teleconsulta do MedPlus e o atendimento ao paciente | MedPlus
  • Facilidade no acesso: sem a necessidade do paciente instalar um aplicativo, o atendimento pode ser realizado em qualquer dispositivo conectado à internet;
  • Agendamentos online: a ferramenta de teleconsulta do MedPlus é totalmente integrada à agenda médica do sistema, aceitando agendamentos online e favorecendo a satisfação do paciente, que pode agendar uma consulta pelo site de sua clínica ou através de um link disponibilizado pela sua equipe.
  • Privacidade e segurança em cada consulta: cada atendimento tem um link único e seus dados são protegidos pela criptografia do sistema MedPlus;
  • Envio do termo de consentimento: O próprio sistema envia o termo de consentimento para que o paciente o aceite antes de começar a teleconsulta;
  • Integração ao prontuário eletrônico: O médico acessa a teleconsulta pelo prontuário eletrônico, para registrar o atendimento;
  • Melhor usabilidade: As funcionalidades da teleconsulta do MedPlus são feitas para facilitar o processo, com possibilidades de aumentar a tela, pausar áudio e vídeo e muito mais;
  • Integração com a prescrição médica digital: A prescrição pode ser feita rapidamente e de forma digital durante o atendimento, e enviada por SMS para o paciente;
  • Assinatura digital: A assinatura digital garante a validade jurídica dos documentos médicos e ainda autentica a prescrição, para que seu paciente possa comprar medicamentos controlados;
  • Melhora no atendimento: A opção da teleconsulta permite a proximidade e o cuidado com seu paciente mesmo à distância, aumentando sua satisfação e fidelização.
  • Complemento ao atendimento presencial: A teleconsulta não substitui os atendimentos presenciais. Pelo contrário, ela os complementa, permitindo um tratamento mais pleno de seus pacientes.

A ferramenta de teleconsulta do MedPlus realmente transforma a realidade do atendimento online, e também a relação entre o paciente e a clínica.

Para comprovar a efetividade dessa funcionalidade, temos depoimentos de vários médicos que experimentaram a nossa ferramenta e viram como ela é importante para o atendimento médico digital.

A teleconsulta do MedPlus na prática

Teleconsulta do MedPlus e o atendimento ao paciente | MedPlus

Desde que liberamos a primeira versão da nossa ferramenta de teleconsultas, temos entregado mais organização e resultados para clínicas médicas Brasil afora. E, conforme aprimoramos suas funcionalidades, essa satisfação se espalhou por cada vez mais médicos!

É o que a Dra. Denise da Silva Dias experimentou em seu consultório médico. A Dra. Denise é ginecologista e obstetra em São José dos Campos/SP e vem usando a nossa ferramenta de teleconsultas desde sua primeira versão.

Você pode conferir o depoimento dela em nosso canal no YouTube:

Case de sucesso: Como a teleconsulta do MedPlus contribui com a Dra. Denise da Silva Dias.

A doutora relata que já era usuária do MedPlus e, assim que o CFM liberou a telemedicina, ela já procurou nossa equipe para buscar uma solução integrada. Ela experimentou nossa versão paliativa e já gostou! “A experiência do paciente foi muito positiva”, afirma.

Ela acompanhou também os aprimoramentos e se diz muito satisfeita: “Atualmente a teleconsulta está muito fácil, dentro do prontuário eletrônico, e o paciente está adorando”.

A doutora conta que o atendimento mostrou-se essencial em tempos de pandemia, inclusive para orientar suas pacientes que estivessem com receio de ter contraído COVID-19, avaliando até a possível falta de ar por meio da chamada de vídeo.

E para os atendimentos normais, a teleconsulta também tem se mostrado uma “mão na roda”. A doutora pede exames e envia prescrições a distância, e tem todos os atendimentos corretamente registrados em seu prontuário eletrônico.

Com isso tudo, ela afirma: “A experiência está sendo de mão dupla. O paciente está gostando muito e eu estou me sentindo segura em atender esse paciente.”

O Dr. Bruno Nogueira também teve essa experiência. Ele é médico especialista em cardiologia em São José dos Campos/SP e também vem usando a ferramenta do MedPlus. Confira seu depoimento no nosso canal do YouTube: 

Case de sucesso: Por que a teleconsulta do MedPlus é importante para o Dr. Bruno Nogueira?

O médico deixa claro que o sistema mostrou-se essencial, principalmente devido às mudanças e dificuldades enfrentadas durante a pandemia.

“Nesse momento de pandemia, com uma mudança muito drástica da atividade profissional, contar com a telemedicina do sistema MedPlus foi muito importante para nós aqui da clínica, para mantermos o cuidado com nossos pacientes”, relata ele.

Dr. Bruno deixou claro que, apesar das dificuldades do período, tem sido possível cuidar de seus pacientes e manter os tratamentos – graças às ferramentas digitais, como a teleconsulta.

“É um momento difícil, diferente, mas através dessa ferramenta temos conseguido manter esse cuidado e atenção a todos os nossos pacientes aqui da clínica.”

Outra doutora que vem aproveitando a teleconsulta do MedPlus é a Dra. Suzana Matayoshi. Você pode ver seu depoimento no YouTube: 

Case de sucesso: Como a teleconsulta do MedPlus contribui com o atendimento da Dra. Suzana Matayoshi

Doutora Suzana é oftalmologista em São Paulo e conta que a pandemia do coronavírus teve um efeito grave para médicos, que precisavam manter seu atendimento, contatando os pacientes, mas com a dificuldade de fazer uma consulta presencial.

Foi isso que a levou a adotar o sistema de teleconsulta do MedPlus, cujo aperfeiçoamento constante ajudou muito seu atendimento médico, inclusive alcançando pacientes distantes.

“Pude atender, orientando pacientes em outras cidades, em outros estados, podendo fazer a prescrição eletrônica digital”, conta ela.

Ela acrescenta ainda: “A gente pode dar um certo conforto para esse paciente que não consegue vir ao consultório médico, principalmente se tratando de pacientes idosos”.  Segundo ela, esses pacientes são frequentes na oftalmologia, e têm maior receio por causa da pandemia.

Para ela, a telemedicina veio para ficar. “Acredito que é mais um valor agregado que a gente pode dar às nossas consultas.”

O médico Alexandre Rosa também aproveita a ferramenta. Ele atua como oftalmologista, especialista em doenças da retina, e é professor da Universidade Federal do Pará, em Belém. Confira seu depoimento no YouTube:

Case de sucesso: De que forma a teleconsulta auxilia o Dr. Alexandre Rosa, médico oftalmologista

Assim como a Dra. Suzana, o Dr. Alexandre considera que a telemedicina veio para ficar. “Nós aqui na clínica temos usado a telemedicina a princípio como uma forma de triar pacientes que não precisem estar presencialmente na clínica”, conta ele.

Essa função foi especialmente útil durante o período de Lockdown em Belém. “Fazíamos consultas de telemedicina para todos os pacientes, e identificávamos quais precisavam se dirigir fisicamente à clínica. Aqueles que não precisavam a gente orientava a permanecer em casa e fazer os cuidados necessários”, relata o médico.

Segundo ele, essa é uma ferramenta essencial para cuidar do paciente, que pode estar em casa e, ainda assim, receber condutas e orientações do médico que já conhece. “Aqui, por exemplo, nós utilizamos muito hoje em dia para o retorno de pacientes”, conta o Dr. Alexandre.

O médico indica ainda uma de suas grandes vantagens: o fato de que o paciente já recebe e assina o termo de consentimento imediatamente.

Ele completa: “Recomendo fortemente que vocês utilizem a ferramenta de telemedicina do sistema MedPlus, que apresenta várias facilidades”. Para ele, essa é uma ferramenta extremamente importante neste momento, tanto para o paciente quanto para o médico.

Tenha a melhor opção em teleconsultas

Como vimos, a teleconsulta é essencial para a gestão médica hoje em dia, não é? Mas para aproveitar essas funcionalidades todas, é preciso saber como contratar um sistema com teleconsulta.

É preciso saber se a ferramenta de teleconsultas é integrada ao sistema e ao prontuário, se há possibilidade de emitir prescrições digitais, se ele tem uma boa usabilidade tanto para o médico quanto para o paciente, e se ele realmente melhora seu atendimento ao paciente.

Confira as funcionalidades da teleconsulta integrada ao MedPlus:

MedPlus: sistema de gestão médica com telemedicina

E se quiser saber ainda mais sobre o assunto, acesse nosso eBook especial, com um guia para aplicar a telemedicina em sua clínica médica.

Thais Geron

Gerente de Produto
Administradora especialista em Informática em Saúde, com 16 anos de experiência na MedPlus e na área médica.