8 vantagens de usar o prontuário eletrônico

Por Aline Patricia em 08 de fevereiro de 2017.

O que mais ocorre no ramo da saúde é que um paciente precise de atendimentos de diferentes especialidades para que o resultado final seja uma melhor qualidade de vida ou a cura total do seu problema.

Há também a possibilidade da sua clínica ou consultório médico não atender todas as especialidades que seu paciente precise e, com isso, ele tenha que recorrer a outros locais para que ele possa dar continuidade no tratamento, acarretando na necessidade de levar seu prontuário médico com todas as informações e procedimentos.

Transportar essas informações com segurança, fazendo que elas cheguem em mãos da equipe médica da melhor forma possível é tudo o que o paciente mais precisa, porém o prontuário de papel é algo antigo e que, por vezes, pode apresentar muito mais problemas do que soluções.

A começar de que o papel é algo que se danifica com muita facilidade, sendo assim manter nele informações preciosas e importantes sobre a saúde do paciente é quase que algo inaceitável, além disso, seu transporte merece cuidados especiais que nem sempre ocorrem.

Prontuário de papel é coisa do passado e sua clínica ou consultório precisa se atualizar e oferecer tecnologia de ponta aos seus pacientes.

Se você não sabe como migrar ou precisa de ajuda, a MedPlus está aqui para isso, mas antes venha entender as reais vantagens de usar o prontuário eletrônico.

Depois de ler, você vai ter a certeza de que é a solução que estava procurando!

 

1º Vantagem – Informação segura

A primeira grande vantagem é a possibilidade de manter todas as informações do seu paciente em um local seguro, onde só terá acesso pessoas que estejam devidamente autorizadas.

O prontuário de papel, por mais que seja um documento sigiloso, precisa ser arquivado em locais especiais, porém depois de um tempo não há mais garantia da sua confidencialidade.

No prontuário eletrônico não haverá a menor possibilidade de isso ocorrer, pois além de ficar arquivado na nuvem por tempo indeterminado, ele só será acessível através de senha eletrônica que só é dada a quem for previamente autorizado.

 

2º Vantagem – Filtro de informações

Uma vez obtida a senha de acesso, o responsável poderá filtrar pela exata informação que quer obter.

Por exemplo, vamos supor que quem analisará o relatório seja um médico cardiologista, sendo assim é bem provável que ele só queira saber informações referentes a sua área.

No prontuário de papel, ele teria que ler todas as informações para descobrir onde está a parte de seu interesse, já no prontuário eletrônico, basta que ele utilize filtros e em poucos segundos a informação exata estará na sua tela.

 

3º Vantagem – Garantia de acesso remoto

O prontuário eletrônico pode ser acessado de qualquer lugar do mundo, bastando que o interessado tenha acesso à informação, sendo assim será possível que vários médicos e clínicos tenham acesso a informação de forma simultânea, sem precisar esperar chegar o arquivo em suas mãos.

Há doenças que não dão chances de perda de tempo, então o prontuário eletrônico torna-se uma incrível solução.

 

4º Vantagem – Edição e alteração

Uma vez tendo um prontuário médico eletrônico, o responsável pelo tratamento do paciente terá a possibilidade de fazer qualquer edição, anotação ou inclusão de informação de forma rápida, simples e objetiva, bastando que ele tenha um acesso à internet.

Isso é bem bacana em casos de tratamento simultâneo, onde será preciso aliar diferentes tratamentos, cada um em sua especialidade.

 

5º Vantagem – Sistema 100% antifraude

Informação de paciente é algo sigiloso e não pode haver o erro de informação ou o vazamento de forma alguma.

Como dissemos, o prontuário de papel abre essa possibilidade, principalmente se tiver que passar pela mão de várias pessoas até o seu destino final. Sendo assim, o prontuário eletrônico dá uma possibilidade muito maior de segurança de informação, até porque o sistema da MedPlus é totalmente antifraude, o que garante maior segurança e estabilidade independentemente do local que estiver.

 

6º Vantagem – Anexo de exames e documentos

Não apenas de informações do médico e enfermeiros os prontuários médicos são formados, há também a necessidade do acompanhamento de exames.

Há pouco tempo, os médicos pediam que os pacientes levassem nas consultas os exames anteriores, porém isso acabava não ocorrendo, muitas vezes pelo esquecimento do próprio paciente, o que dificultava o comparativo de resultados.

Tá aí mais uma das vantagens de usar o prontuário eletrônico, a possibilidade de anexar exames, anotações e informações complementares do paciente, podendo até ser informado o tipo de medicação que deu alergia em um caso isolado ou um intolerância tardia de alimentos.

 

7º Vantagem – Diminui a possibilidade de erros de informação

A letra do médico nem sempre é tão legível, o que dificultava e muito a leitura por parte de outros colegas e até mesmo de enfermeiros, logo o prontuário eletrônico apresenta mais uma vantagem em relação a isso.

Como tudo é informatizado, basta que o médico ou responsável digite as informações e pronto, será trabalhado um formato padrão de texto, diminuindo totalmente as chances de alguma informação ficar ilegível ou não ser compreendida.

 

8º Vantagem – Informação clara do CRM

Por fim, a última vantagem está diretamente ligada à informações legais do corpo médico.

Por meio de uma assinatura eletrônica, o perfil do médico que atendeu aquele paciente estará diretamente ligado ao seu CRM, o que possibilita a obtenção de maiores informações de contato e garante que tudo esteja seguro.

 

Percebeu como o prontuário eletrônico pode mudar a forma com que sua clínica ou consultório atende seus pacientes?

Quer implementar?

Entre em contato com a MedPlus que a gente resolve pra você!

Aline Patricia

Gerente de Produto
Formada em Administração, há 11 anos atua na MedPlus no atendimento ao cliente e atualmente é Gerente de Produto.