Assinatura Digital no prontuário: segurança para sua clínica ou consultório

O mundo está se tornando cada vez mais digital. E isso está transformando o mercado da saúde também.

Tecnologia nos exames e cirurgias. Sistemas em hospitais, clínicas e consultórios médicos.

Os dados que antes existiam no papel, agora estão armazenados de forma digital.

E isso abre brecha para uma questão: A segurança de dados médicos.

A digitalização de prontuários e até mesmo de documentos burocráticos, acaba requerendo a atenção com a segurança do armazenamento destas informações. Situação que fica ainda mais importante com a LGPD.

Para assegurar que o armazenamento das informações e o manuseio das mesmas, se dá de forma segura, surgiram subterfúgios, como a certificação e a assinatura digital para médicos.

Assinaturas digitais cumprem regulamentações bastante rigorosas.

Principalmente porque elas servem para oferecer mais confiabilidade sobre a identidade do signatário, autenticando os documentos da sua clínica ou consultório médico. 

A segurança das informações quando assinadas digitalmente é garantida pelo uso de uma ID digital.

Esta identidade digital funciona a partir de um certificado e é emitida por uma autoridade de certificação (CA) ou um provedor de serviços confiável (TSP) credenciado. 

Portanto, para ter uma assinatura digital, é necessário antes, ter um certificado digital. Entenda como funciona: 

Certificado Digital para ter a Assinatura Digital

O certificado digital é um arquivo eletrônico, que contém um conjunto de informações para que seja possível identificar uma pessoa física.

Ele reúne dados como nome completo, CPF, e outras informações mais.

Ele é a identidade eletrônica de uma pessoa ou empresa, também conhecido como e-CPF ou e-CNPJ. 

No Brasil, para adquirir a certificação digital é necessário se dirigir a empresas conhecidas como Autoridades Certificadoras. 

Estas empresas são reguladas pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Entidade que regula o uso da certificação digital no Brasil, garantindo a validade jurídica dos documentos, e das informações presentes neles.

Tendo a certificação digital, é possível iniciar o processo para que o médico tenha uma assinatura digital. 

A assinatura digital tem como objetivo, autenticar documentos digitais de forma segura.

Para isso, ele utiliza criptografia. Para que o documento seja validado, ele deve estar de acordo com os padrões da ICP-Brasil.

Como funciona a assinatura digital em laudo médico?

A assinatura digital utiliza criptografia para garantir a segurança e autenticidade nos documentos digitais. 

Quando a assinatura digital está de acordo com os padrões da ICP-Brasil, ela garante a validade jurídica de documentos impressos. 

Esta tecnologia tem auxiliado muito na organização de clínicas, laboratórios e hospitais. Primeiramente pela sua praticidade, mas também por questões legais.

Segundo a Resolução nº 1.821/2007 do Conselho Federal de Medicina (CFM), todos os exames, incluindo laudos e exames de imagem, devem ser mantidos em guarda por 20 anos. 

O Conselho também especifica que a responsabilidade pelo arquivamento destes documentos é das clínicas ou consultórios médicos que os emitem.

Desde 2016, a Anvisa regulamenta a utilização da assinatura digital em laudos médicos.

Justamente por isso, esta tecnologia pode ser uma grande aliada para garantir a validade e a segurança de muitos arquivos a longo prazo.

Todos os documentos emitidos pela instituição podem ser assinados digitalmente. 

Vantagens da assinatura digital em laudo médico

A utilização da assinatura digital em um laudo médico tem duas vantagens principais: 

  • Garante a integridade dos documentos;
  • Otimiza os processos.  

Garante a integridade dos resultados, porque o resultado pode contar com a assinatura de cada um dos envolvidos no processo.

Levando em conta desde o responsável pela coleta do exame até o médico que requisitou. 

Todas essas informações contam ainda com o registro do horário em que cada etapa ocorreu. 

Com as assinaturas de todos os responsáveis, também ganha-se transparência nas atividades desenvolvidas.

Já que ela identifica exatamente cada pessoa envolvida naquele exame, garante-se a autoria dos resultados ali apresentados.

Outro ganho é a redução de espaço físico, pois não se fazem mais necessários armários para armazenar documentos e laudos.

A assinatura digital do MedPlus

Pensando em desburocratizar os processos das clínicas, a MedPlus oferece a assinatura digital do MedPlus em parceria com a Soluti, especializada em Certificação Digital.

A nossa Certificação Digital é a mais inovadora do mercado, já que com a solução Certillion Cloud o seu certificado está armazenado na nuvem, não sendo preciso carregar sempre com você um cartão ou um token. 

Portanto, é preciso estar apenas com o seu smartphone para ter acesso ao seu Certificado Digital, sendo possível economizar tempo em rotina da sua clínica ou consultório médico.

Além disso, os certificados digitais no prontuário eletrônico possuem validade de cinco anos no Software de Gestão MedPlus, podendo ser renovado por mais cinco. 

Ele pode ser usado nos sistemas ERP que contam com a solução Certillion Cloud.

Através da certificação digital no prontuário eletrônico, o médico pode ter agilidade em seus processos de trabalho, já que é possível que as informações sejam atualizadas e acessadas de qualquer lugar e em qualquer momento que for necessário.

Dessa forma, também ocorre uma economia significativa de recursos: não será preciso armazenar documentos impressos nem será necessário que haja deslocamento para transportar tais documentos entre paciente e clínica.

As transações online são feitas de maneira ainda mais segura por conta do sistema utilizado: pode ocorrer somente uma única vez no dia.

Portanto, as informações de seus pacientes são armazenadas com mais segurança em relação aos prontuários em papel, eliminando, assim, uma grande preocupação dos pacientes e dos médicos.

A assinatura digital é uma ótima forma de melhorar a gestão de sua clínica por agilizar processos importantes e manter as informações dos pacientes sempre atualizadas, em qualquer lugar

Com o MedPlus, a sua identidade digital está sempre com você.

É importante lembrar que o prontuário eletrônico armazenado digitalmente possui validade jurídica apenas quando assinado com o certificado digital padrão ICP-Brasil, o órgão incumbido pela gestão e controle de normas e licenciamento das Autoridades Certificadoras e Autoridades de Registro, de acordo com as resoluções MP2.200/01 e CFM 1821/07.

Contate nossa equipe MedPlus para saber mais sobre as vantagens e serviços do nosso software de gestão médica.

Thais Geron

Gerente de Produto
Administradora especialista em Informática em Saúde, com 16 anos de experiência na MedPlus e na área médica.