Garanta a segurança dos dados de sua clínica ou consultório médico com o MedPlus!

Por Thais Geron em 11 de fevereiro de 2020.

Um dos principais patrimônios de sua clínica são seus dados. 

Já imaginou perder todas as informações de seus pacientes, seus prontuários médicos e suas contas? Seria um caos, certo?

Pior ainda é quando essas informações vão parar em mãos erradas, prejudicando a privacidade de sua clínica. 

Ter os dados de seus pacientes acessados por pessoas não autorizadas pode gerar problemas jurídicos, financeiros e também de imagem para a sua clínica.

Por isso, as dúvidas são muitas. Mas vamos ajudá-lo a garantir a segurança de danos da sua clínica ou consultório médico!

Qual a importância da segurança de dados na sua clínica médica?

Apesar de os dados digitais serem mais seguros do que os em papel, ainda há muitas preocupações com a sua segurança.

Vivemos em uma era da informação. Quase todo mundo está nas redes e a internet já faz parte até da organização dos negócios – inclusive na sua clínica médica. Junto com todas as vantagens, isso também traz riscos.

Um dos principais é o vazamento de dados, um problema tão grande que neste ano o Brasil vai implantar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O problema de vazamento de informações já era grave, mas agora, com a LGPD, a punição para um empreendimento que deixe vazar informações de seus pacientes é bem mais severa.

Uma clínica que descumpra as obrigações de segurança de dados receberá uma multa de acordo com a gravidade da infração, podendo chegar até o valor de 2% do total do faturamento da empresa (até o limite de R$ 50 milhões).

Além disso, infrações graves podem causar a suspensão ou a proibição das atividades da empresa.

Consciente da necessidade de tomar cuidado com as informações digitais, o MedPlus já está preparando sua equipe com cursos e consultorias sobre Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Mesmo sem as punições da LGPD, o problema de um vazamento de dados da sua clínica pode causar um grande mal-estar com seus clientes, problemas jurídicos e ainda prejudicar gravemente a imagem do seu consultório médico.

Isso tudo reflete em perdas financeiras, perda de tempo e, principalmente, perda de clientela. Por isso, atenção à segurança de dados é essencial.

Mas fique tranquilo! O software médico MedPlus vai te ajudar a manter seguros os dados da sua clínica e dos seus pacientes.

Afinal, um dos diferenciais do MedPlus é a garantia da segurança das suas informações. 

Use um prontuário eletrônico MedPlus

Dê preferência ao prontuário eletrônico, uma ferramenta digital de acesso simples e rápido, que ainda garante um armazenamento com maior segurança.

Todas as informações registradas em prontuários digitais ficam armazenadas na nuvem (online). 

Isso tudo, combinado com a proteção que outros sistemas de segurança que o MedPlus tem a oferecer, garante a proteção dos dados da sua clínica.

Além disso, o prontuário eletrônico ainda oferece recursos como linha do tempo do paciente, protocolos de solicitação de exames e prescrição eletrônica, que vão permitir melhorar seu atendimento e a gestão de sua clínica. 

Prescrição eletrônica aumenta a segurança

O prontuário eletrônico permite que o médico prescreva os medicamentos de forma digital.

A prescrição eletrônica previne erros nas recomendações e na leitura do paciente.

Além disso, as informações ficam protegidas por protocolos altamente seguros, que impedem acessos não autorizados.

Assinatura eletrônica

Uma outra funcionalidade oferecida junto do prontuário eletrônico é a assinatura digital.

Além de facilitar o trabalho da clínica, a assinatura eletrônica é uma ferramenta essencial para a segurança de dados para médicos.

A assinatura digital é uma certificação válida juridicamente que proporciona segurança em transações online.

Ela funciona como uma forma de validar documentos digitais e assegurar a autenticidade do emissor da informação.

É um ponto essencial para a segurança da informação em uma clínica ou consultório médico.

Muitas vezes a assinatura digital é armazenada em um token ou cartão.

Já a certificação digital da MedPlus conta com a solução Certillion Cloud, que a deixa armazenada na nuvem – o único equipamento que você precisa é um smartphone.

Conte com um sistema de gestão em nuvem

Pode ser considerado um sistema em nuvem qualquer sistema que armazena seus dados e arquivos na internet.

A computação em nuvem é tendência em vários ramos empresariais e em clínicas e consultórios otimiza processos, melhora a integração entre setores e clínicas, e aumenta a segurança de um empreendimento.

Para a segurança dos seus dados, a computação em nuvem é ideal.

Sua empresa pode escolher quais arquivos, dados e informações estarão disponíveis para cada pessoa. 

Utilizando senhas e chaves de acesso, você limita quem pode ver certos dados, reduzindo o risco de um vazamento de informações.

Você ainda garante a integridade dos dados. Estando na nuvem, eles jamais serão danificados por fatores como clima, temperatura, dificuldade de localização ou acidentes naturais.

Com o sistema ainda é possível fazer backups diários, garantindo a recuperação dos dados em caso de perda ou furto. Assim, os dados estarão sempre ao alcance da mão.

Níveis de segurança que em sistemas offline, por exemplo, você não possui. 

Em sistemas antigos ou planilhas, as atualizações de segurança são mais difíceis, não há possibilidade de acessar o sistema de qualquer lugar e se houver um incêndio ou furto na sua clínica, o sistema offline tem o mesmo problema do papel: vai ser perdido de forma irrecuperável. 

Por isso, não há dúvida! O software em nuvem MedPlus para sua clínica ou consultório médico é a melhor opção! 

Além de tudo, o software é desenvolvido com a infraestrutura Amazon AWS – uma das opções mais modernas em segurança da informação no mundo.

Uma opção utilizada por empresas internacionais como a Unilever, a Philips e a Netflix.

Todo o sistema é criptografado, ou seja, suas informações são protegidas por codificações cifradas que impedem o acesso de hackers e outros ciberataques.

Segurança também da migração de sistemas

Já usa algum sistema de gestão e quer mais segurança com o MedPlus? Uma preocupação na hora de migrar de sistema é a manutenção e a segurança dos dados que estão sendo transferidos.  

Na MedPlus, a implantação do software conta com uma equipe especializada de migração, que garante a segurança sem que a clínica deva se preocupar com a segurança dos dados.

Todo esse processo de migração é feito junto com a equipe da clínica, para que haja conferência e confirmação de que todas as informações constarão no MedPlus.

Prepare a sua equipe

Não adianta investir em proteção de dados e seguir todas as outras dicas se sua equipe não estiver alinhada.

Oriente-os sobre a confidencialidade, libere o acesso apenas para os dados necessários e, se necessário, invista em um treinamento para a equipe.

O MedPlus permite a criação de senhas diferentes para cada usuário da clínica, desde o médico à secretária – e cada um com diferentes níveis de acesso. 

Assim cada profissional verá apenas as informações necessárias.

Isso fortalece a segurança e reduz o risco de vazamentos de informações por acidente ou mesmo os riscos relacionados a roubo de dados por má fé.

Conheça o que a MedPlus tem a oferecer!

Com tudo que a MedPlus tem a oferecer, a segurança das suas informações serão garantidas e os dados de seus pacientes e de sua clínica estarão sempre protegidos e ao alcance da sua mão.

Entre em contato com a gente! Descubra o que o MedPlus pode oferecer na segurança dos seus dados, na gestão da sua clínica e muito mais.

Thais Geron

Gerente de Produto
Administradora especialista em Informática em Saúde, com 16 anos de experiência na MedPlus e na área médica.