COVID-19: prepare sua clínica médica para os próximos meses

O cenário atual de clínicas e consultórios médicos causado pela pandemia da doença COVID-19 coronavírus é um tanto desanimador: muitos pararam de atender. Já os que continuaram, tiveram queda de movimento. 

Isso significa uma queda dos rendimentos. Contudo, as contas continuam chegando e os funcionários precisam receber seus respectivos salários. O que fazer agora?

Tempos de crise, como este que estamos vivendo devido ao coronavírus, trazem desafios, e para superá-los, é preciso encontrar soluções práticas realmente efetivas. 

Uma das maneiras de prevenir a transmissão é mantendo a distância social entre as pessoas. E justamente por isso, as ferramentas do mundo digital se tornam uma boa solução para ajudar a sua clínica ou consultório a manter seu negócio na ativa. 

Preparar sua clínica para que ela esteja engajada ao mundo digital é o que pode fazer seu negócio sair na frente da concorrência. E mais, tornando sua clínica digital, você fortalece seu negócio para o futuro!

Quer saber mais sobre o assunto e como se preparar? Então continue sua leitura! 

Quais os desafios de uma gestão médica perante o coronavírus?

COVID-19: prepare sua clínica médica para os próximos meses

A pandemia causada pela doença COVID-19, traz consigo uma série de desafios para a gestão médica. Conhecer esses desafios é essencial para compreender como encontrar as melhores soluções para sua clínica ou consultório médico.

O primeiro desafio é lidar com a necessidade do distanciamento social entre as pessoas, uma vez que isso afeta a maneira como seu trabalho foi desenvolvido até o presente momento. 

Muitas regiões do país anunciaram estado de emergência, obrigando o fechamento de uma série de estabelecimentos. O que talvez tenha incluído também sua clínica ou consultório médico.

Outra questão que deve ser levada em conta é a situação econômica. 

Muitos gestores se preocupam em manter uma reserva financeira para lidar com momentos de baixa no número de atendimentos. Contudo, outros administradores acabam não se preocupando com esse tipo de situação.

O gestor que fez essa reserva provavelmente terá dinheiro para realizar todos os pagamentos necessários no fim do mês, em um certo período de tempo. 

De toda a forma, com ou sem reserva financeira, é preciso encontrar uma maneira de continuar fazendo atendimentos ao paciente, mantendo um giro financeiro no caixa da sua clínica ou consultório médico.

Diversos processos do setor administrativo demandam investimentos. Portanto, volte ao planejamento de sua clínica e reestruture o que for necessário, cortando custos e pensando quais ações podem ajudar sua clínica ou consultório a permanecer no mercado. 

Fidelização de pacientes

Uma coisa deve ficar bem clara: em um momento de tantas incertezas e inseguranças, não é hora de focar em captar novos pacientes, e sim fidelizar aqueles que já foram conquistados. 

Portanto, neste momento de pandemia e medo das situações causadas pela doença COVID-19, mantenha o relacionamento e ofereça os conhecimentos que você tiver e que possam auxiliar seus pacientes. 

Uma vez que é tão necessário manter a distância entre as pessoas, procure utilizar o marketing para se relacionar e dar dicas para os seus pacientes sobre como agir em relação ao coronavírus. Utilize as mídias digitais para explicar quais os sintomas da doença COVID-19, e como prevení-la. 

Mostre como a sua especialidade médica se relaciona com a nova doença e como seus pacientes podem lidar com os problemas que já tinham neste momento de pandemia.  

Envie para seus contatos e pacientes cadastrados, mensagens avisando que diante de qualquer dúvida sobre como proceder, ou caso a pessoa tenha algum sintoma da COVID-19, ela pode contar com seu atendimento online! 

Faça um planejamento financeiro 

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O planejamento financeiro é essencial para sua clínica, pois com ele você pode ajustar suas contas e gastos para não se afogar em dívidas ou perder pessoas que compõem sua equipe.

Portanto, analise as entradas e saídas do seu caixa. Verifique quanto entrou nos últimos meses e, caso você possua uma reserva financeira, avalie também essa quantia.

Depois, é hora de avaliar seus custos de funcionamento. Existem contas e salários dos seus funcionários a pagar. Faça a soma dessas despesas e verifique a situação financeira.

Lembre-se de que, caso suas atividades estejam sendo feitas remotamente, as contas de luz e água, por exemplo, terão um valor menor do que o comum. 

Repense os investimentos da sua clínica! Seu planejamento deve conter quanto e em que o profissional deve investir no momento. 

Tornar sua clínica mais digital pode facilitar os processos em tempo de quarentena e home office. A tecnologia também pode te ajudar a sair na frente da concorrência quando as coisas voltarem ao normal. 

Justamente por isso, investir em um software de gestão médica completo para sua clínica ou consultório pode ser a melhor opção. 

Invista em Telemedicina

O Ministério da Saúde regulamentou temporariamente a utilização da telemedicina, permitindo a realização de consultas através de mídias, devido à situação causada pelo COVID-19.

Portanto, no momento é possível fazer atendimentos remotos através de mídias virtuais. Procure utilizar ferramentas próprias para telemedicina. Assim, o profissional da saúde contará com a integração da funcionalidade, junto ao prontuário médico do paciente. 

Faça chamadas de vídeo com seu paciente para atendê-lo. Assim, ele estará amparado pelo seu conhecimento neste momento de tantas incertezas e medos. 

Esse tipo de ação promove a saúde do profissional e do paciente também, fortalecendo o relacionamento entre ambos. Isso é ótimo para sua clínica ou consultório médico a longo prazo, pois resulta na fidelização desse paciente! 

Não deixe de cogitar o investimento nessa tecnologia para gerar entradas financeiras no seu caixa. 

Aproveite o período para realizar ajustes em sua clínica ou consultório médico

Consultório médico

COVID-19: prepare sua clínica médica para os próximos meses

Existem muitos processos feitos no dia a dia da clínica que devem ser repensados, não é mesmo? A correria da semana e a falta de tempo entre os atendimentos não deixam muita brecha para que o gestor organize de fato sua gestão.

A dica preciosa é: utilize este tempo para realizar ajustes e análises que em tempos normais você não teria possibilidade de fazer.

A baixa de atendimentos vai acontecer, ou já aconteceu. Agora, é hora de lidar com isso e aproveitar o momento para avaliar quais os gargalos de sua gestão, e melhorar processos.

Procure incentivar sua equipe a fazer cursos para se especializar em suas tarefas. Existem muitas opções de workshops e cursos online, inclusivamente gratuitos, que podem ser bastante úteis. 

É importante que o profissional da saúde faça o mesmo. Uma vez que durante a graduação, o médico não teve matérias sobre como gerir uma clínica ou consultório médico, este pode ser um ótimo momento para estudar mais sobre o assunto! 

A boa notícia é que o MedPlus pode te ajudar com isso! 

Em nosso blog existem muitos conteúdos sobre gestão médica administrativa, financeira e organizacional. Lá também falamos sobre marketing médico, que, como vimos anteriormente, pode ajudar sua clínica a se aproximar dos seus pacientes.

Cecília Galvão

Líder de atendimento
Atua no atendimento da MedPlus há quase 2 anos e possui experiência nas áreas de atendimento ao cliente, suporte técnico, implantação e sucesso do cliente.