O que é a Telemedicina e porque ela vai transformar a sua clínica ou consultório?

Atualmente, é muito comum que nossos dias estejam cada vez mais cheios, repletos de tarefas e compromissos. 

Trabalho, estudos, afazeres de casa, reuniões, família, relacionamentos: são algumas das inúmeras coisas que temos de dar conta no nosso cotidiano. Com tudo isso, muitas pessoas acabam deixando de dar a devida atenção para questões essenciais, como seu bem-estar e sua saúde.

É levando em conta esta realidade que surgem os processos da telemedicina. Visando facilitar a consulta tanto para o paciente quanto para o profissional da saúde. 

A utilização da telemedicina em clínica ou consultório médico, traz muitas vantagens. Conheça esta grande tendência na medicina e descubra como implantar a telemedicina em sua clínica ou consultório médico. 

O que é telemedicina?

O que é a Telemedicina e porque vai transformar sua clínica? | MedPlus

A telemedicina é um processo virtual da medicina que visa complementar o atendimento médico convencional, possibilitando o atendimento à distância, com o auxílio de ferramentas tecnológicas. 

Esse processo, principalmente no Brasil, é muito utilizado para a emissão, via internet, de documentos relacionados ao quadro clínico do paciente, como atestados, receitas, laudos, resultados de exames e outros.

Com o auxílio da telemedicina, tornou-se mais simples e fácil o acompanhamento médico durante algum tipo de tratamento. Mesmo porque, dessa maneira, a comunicação entre clínica e paciente é estabelecida de forma muito mais rápida e prática. 

Com a telemedicina, surgiu a Teleconsulta, ou seja, o atendimento médico virtual. 

Entretanto, ao contrário do que normalmente se pensa, a telemedicina não é uma alternativa que visa substituir a medicina convencional, mas sim um processo complementar. Seu objetivo é agilizar e facilitar alguns processos do atendimento ao paciente.

A telemedicina e a COVID-19

Tendo em vista a pandemia causada pela COVID-19, a telemedicina foi regulamentada temporariamente, através de um ofício do Ministério da Saúde. Este ofício permite a realização de consultas em vídeo virtualmente.

Vale destacar que é importante procurar por sistemas de gestão que tenham essa ferramenta disponível. Assim, o acesso às informações do paciente durante a consulta acontecerá de maneira fácil, permitindo também que o médico salve as novas informações sobre este paciente. 

Além do mais, a utilização de sistemas próprios para telemedicina é regulamentada. Por outro lado, contar com outras ferramentas, como o whatsapp, não é previsto em lei! 

Através de consultas em vídeo com seu paciente para atendê-lo, ele poderá tirar dúvidas sobre o tratamento, ou avisar o médico sobre algum efeito colateral. Vale destacar que essas consultas são apenas um complemento às consultas presenciais! 

Quer saber mais sobre a gestão de clínicas e a COVID-19? Então confira nosso blog e prepare sua clínica médica para os próximos meses

Como a telemedicina funciona?

O que é a Telemedicina e porque vai transformar sua clínica? | MedPlus

A telemedicina funciona através de canais virtuais que possibilitam uma chamada de vídeo e áudio na saúde. Ela conta com três grandes frentes; teleducação, teleconsulta e emissão de laudos à distância. Entenda mais:

Teleducação 

Já neste processo busca-se a capacitação dos profissionais da saúde através de ferramentas tecnológicas e de plataformas de educação à distância. 

O intuito é que o profissional não necessite se deslocar até as unidades/centros de saúde para que possam participar de aulas, palestras, videoconferências, debates e cursos.

Teleconsulta

Se trata da consulta entre o médico e o paciente, de maneira virtual, a fim de garantir que o paciente siga com o tratamento da maneira correta. 

A teleconsulta deve ser feita através de um canal específico de telemedicina. Preferencialmente já integrado ao seu sistema de gestão médico. Isso é possível através do software MedPlus! 

Emissão de laudos à distância 

Essa foi a primeira frente da teleconsulta a crescer em território nacional. Através das informações clínicas constatadas pelos profissionais, os laudos são emitidos de acordo com a necessidade e o quadro clínico do paciente. 

Os laudos são disponibilizados, geralmente, via internet e/ou pelos canais de comunicação estabelecidos entre o profissional e o paciente.

A regulamentação para a teleconsulta

No que diz respeito à regulamentação da teleconsulta, já existem alguns registros digitais obrigatórios para que esse tipo de atendimento seja realizado. 

Confira as diretrizes:

• Identificação das instituições prestadoras e dos profissionais envolvidos;

• Termo de consentimento livre e esclarecido;

• Identificação e dados do paciente;

• Registro da data e hora do início e do encerramento;

• Identificação da especialidade;

• Motivo da teleconsulta;

• Observação clínica e dados propedêuticos;

• Diagnóstico;

• Decisão clínica e terapêutica;

• Dados relevantes de exames diagnósticos complementares;

• Identificação de encaminhamentos clínicos;

• Produção de relatório que contenha toda informação clínica relevante, validado pelos profissionais responsáveis pelo caso;

• Encaminhamento ao paciente de cópia do relatório, assinado pelo médico assistente, com assinatura digital.

Prontuário eletrônico aliado à Teleconsulta

Primeiramente, é necessário destacar que a Portaria 467 diz que é dever do profissional da saúde ser registrado em prontuário clínico para que seja feita a teleconsulta.

Contar com o prontuário eletrônico também facilita o atendimento do profissional, que terá acesso ao prontuário do paciente facilmente. 

Prescrição eletrônica para sua teleconsulta

Com a teleconsulta, não é possível enviar a prescrição médica escrita manualmente para o paciente. E, por vezes, esse paciente não terá tempo de ir até sua clínica ou consultório buscar a prescrição.

Por isso mesmo, é importante contar com a prescrição eletrônica, desta maneira, logo após a consulta, seu paciente poderá receber essa prescrição e dar continuidade ao tratamento. 

Lembre-se de obter uma assinatura digital para validar esses documentos! 

As vantagens de adotar a telemedicina

A telemedicina está diretamente ligada ao processo de telessaúde.

A telessaúde procura facilitar o acesso de pacientes aos seus médicos, a fim de garantir que tratamentos sejam feitos da maneira correta.  Com a adoção da telemedicina todos saem ganhando: 

  • A clínica, com a descentralização dos atendimentos em sua(s) unidade(s); 
  • Os pacientes, com a possibilidade de consultar e se tratar com médicos de outras especialidades, independente de sua localidade; 
  • Os médicos, por poderem seguir sua agenda sem dispensar trabalhos, além de contar com processos de capacitação e formação ao alcance de seu smartphone, tablet ou computador.

Além do mais, vale destacar que a teleconsulta também ajuda a promover a fidelização de pacientes, além de promover a melhora o relacionamento entre a clínica e o paciente. Ambas vantagens são essenciais para que sua clínica tenha bons resultados financeiros, e em sua gestão como um todo. 

Sua clínica já conta com a telemedicina? Possui alguma dúvida sobre este assunto? Então confira nosso eBook e descubra tudo sobre o assunto:

Daiane Gobetti

Analista de Marketing
Formada em Publicidade e Propaganda, faz parte do time de Marketing da MedPlus há quase 2 anos.