Sua clínica de olhos já conta com prescrição digital? Por que você deve se preocupar com isso?

Conheça as vantagens da prescrição digital e compreenda porque sua clínica de oftalmologia deve contar com essa ferramenta.

Por Aline Patricia em 09 de julho de 2020.

A rotina de atendimentos de um médico é bastante corrida. O entra e sai de pacientes do consultório torna uma série de processos repetitivos praticamente automáticos. Um desses processos é o preenchimento da prescrição médica. 

Em uma clínica de oftalmologia não há apenas atendimentos. Também são feitos exames, como a dilatação de pupilas, para verificar a situação do paciente e receitar o tratamento correto. Isso torna o dia do oftalmologista ainda mais corrido!

Assim, quando o preenchimento da prescrição médica é feito a próprio punho, com a pressa do médico para não atrasar os outros atendimentos agendados, a caligrafia pode acabar não sendo legível aos olhos do paciente, do farmacêutico ou do profissional da ótica que vai montar os óculos. 

Por essa razão, é preciso contar com ferramentas que auxiliem o dia a dia em uma clínica de olhos. Se fazem necessários não apenas um sistema de gestão, mas  também a prescrição digital. 

O que é prescrição digital?

Sua clínica de olhos já conta com prescrição digital? | MedPlus

Muitas inovações tecnológicas surgiram na medicina graças a um processo chamado de telessaúde. Seu princípio é tornar a medicina mais acessível, reduzindo custos e agilizando o atendimento e o tratamento de pacientes através de tecnologias eletrônicas de informação e telecomunicações. 

Com o tempo surgiram também equipamentos para exames e procedimentos, prontuários eletrônicos e muitas outras ferramentas, como a prescrição digital!

A prescrição digital é a receita médica em formato eletrônico, que pode ser feita e acessada em um sistema online. Ela dispensa o uso de papel, o que é bom para a natureza e para o caixa da sua clínica, e pode ser integrada a prontuários eletrônicos e à assinatura digital. 

Ao receber os resultados do exame do paciente, o oftalmologista pode emitir a prescrição digital simplesmente acessando o sistema em um aparelho conectado à internet. 

Essa prescrição fica armazenada em nuvem de maneira segura e com fácil acessibilidade para a conferência do oftalmologista a qualquer momento. 

Vantagens de contar com a prescrição digital em sua clínica de oftalmologia

A prescrição médica digital é feita através de um aparelho conectado à internet. Portanto, pode ser feita de qualquer lugar! É preciso apenas realizar a assinatura digital para validar as informações ali expostas pelo oftalmologista.

Contando com a integração de um sistema, como o MEMED, a prescrição digital pode ser compartilhada com farmácias, aumentando a assertividade na recomendação do tratamento do médico em relação a cada paciente. 

Essa ferramenta também evita a circulação de receitas médicas falsas. Por muito tempo isso ocorreu. Pessoas sequer iam ao médico e compareciam em farmácias para comprar medicamentos com receitas falsificadas. 

A prescrição digital significa mais segurança tanto para os médicos oftalmologistas quanto para os seus pacientes.

Também é importante destacar que, ao contar com a prescrição digitalizada, oftalmologistas podem receitar medicamentos e substâncias controladas sem medo, uma vez que seus pacientes compreenderão facilmente o que está escrito e como devem realizar o tratamento!

É importante destacar que muitos pacientes, mesmo prestando muita atenção na explicação do médico em relação ao seu tratamento, acabam esquecendo quanto, exatamente, devem tomar de cada medicamento, e por quanto tempo. Por essa razão, a prescrição deve ser legível, como acontece no seu formato digital. 

Outra grande vantagem é para a clínica e o trabalho do médico, que ficam mais otimizados. A prescrição digital é de fácil usabilidade e torna o atendimento realmente produtivo. O oftalmologista preenche os dados facilmente e com maior agilidade do que faria a próprio punho.

Confira também o post 10 benefícios da prescrição digital para clínicas e consultórios médicos.

Prescrição médica aliada à telemedicina 

Sua clínica de olhos já conta com prescrição digital? | MedPlus

Outra ferramenta bastante poderosa que surgiu com o avanço das tecnologias foi a telemedicina

Através da utilização de plataformas para a telemedicina, é possível realizar teleconsultas. Ou seja, uma consulta feita com um paciente da clínica por meio de sistemas de videochamada. 

A teleconsulta funciona de maneira complementar ao atendimento presencial. Mesmo porque, através dela, o oftalmologista não pode realizar os exames necessários.

Atendimentos feitos através da teleconsulta são direcionados a orientar quem já é paciente da clínica e pode estar com dúvidas em relação ao seu tratamento, ou perceber algum sintoma ou efeito colateral em relação à medicação que está utilizando. 

Se perguntando o que a prescrição digital tem a ver com isso? 

Pode ser que a situação do paciente possa ser resolvida facilmente apenas trocando a medicação ou o tratamento. O médico pode tomar essa decisão acessando o prontuário do paciente e verificando o caso dele.

Caso realmente seja necessário receitar uma outra medicação, basta fazer a receita na ferramenta de prescrição digital, especificando o novo tratamento e enviando para o paciente através de SMS ou e-mail. 

Isso significa que, mesmo que seu paciente esteja geograficamente distante de sua clínica, se ele precisar contatar seu oftalmologista e conseguir novos medicamentos, ele poderá fazer isso.

É claro que cabe ao médico também avaliar a situação e requisitar que o paciente se dirija até a clínica, caso a situação dele seja séria demais para resolver através de uma teleconsulta. 

Vale destacar que, ao contar com a teleconsulta aliada à prescrição médica, o paciente se sente mais próximo e seguro em relação ao atendimento da clínica, melhorando a qualidade das consultas realizadas pelo oftalmologista! 

Para conhecer mais vantagens da aplicação da telemedicina confira o nosso post teleconsulta em oftalmologia: por que ter essa ferramenta em sua clínica de olhos?

Conte com um sistema de gestão médica com integração das ferramentas certas para sua clínica de olhos

Como você percebeu nos itens acima, a prescrição médica digital é uma ferramenta bastante poderosa e traz muitas vantagens para sua clínica de oftalmologia. Isso se torna ainda melhor se a ferramenta estiver integrada a outras funcionalidades em um sistema de gestão.

Por essa razão, é preciso saber escolher o sistema ideal para sua clínica. Quando chegar esse momento, procure por um software que ofereça prescrição médica, assinatura digital, prontuário eletrônico, ferramenta para telemedicina e muitas outras ferramentas.

Isso trará diversos benefícios para sua clínica de oftalmologia, melhorando a qualidade dos atendimentos, cortando custos e aumentando a produtividade.

Quer conhecer mais vantagens de contar com um sistema especialista em oftalmologia em sua clínica de olhos? Então confira nosso eBook 100% gratuito:

Aline Patricia

Gerente de Produto
Formada em Administração, há 11 anos atua na MedPlus no atendimento ao cliente e atualmente é Gerente de Produto.