Como colocar em prática a saúde digital agora mesmo na sua clínica médica?

Descubra como colocar em prática a saúde digital em consultórios e clínicas médicas de maneira prática para aproveitar os benefícios que isso pode trazer:

Por Suellen Bosse em 16 de dezembro de 2020.

Por muito tempo se falou sobre a saúde digital, se referindo a isso como o futuro das clínicas médicas. E esse momento chegou.

O processo para se tornar mais digital andou a passos pequenos por muitos anos. Porém, a pandemia de COVID-19 em 2020 trouxe essa necessidade rapidamente para o dia a dia de profissionais da saúde. 

Ferramentas online foram de tendência para essenciais dentro do consultório ou clínica médica. E, atualmente, contar com o papel significa deixar de lado a oportunidade de ter uma gestão mais eficiente e um atendimento de alta qualidade.

A questão é que não adianta ter tecnologia como a agenda online em sua clínica, e sua secretária ou recepcionista seguir usando o papel na hora de agendar seus pacientes. 

Migrar completamente para o digital é um processo pelo qual todos os setores devem passar, e sua equipe precisa acompanhar isso. 

É para que você saiba fazer isso da maneira certa que este artigo foi criado. Aqui você vai encontrar:

Vantagens da tecnologia para sua gestão e para seus pacientes

Ferramentas indispensáveis para sua clínica

Como tornar sua clínica médica mais digital

Continue sua leitura e acompanhe: 

Vantagens da tecnologia para sua gestão e para seus pacientes

Primeiramente é preciso destacar a importância de ser digital e compreender de que maneiras isso pode ajudar sua clínica médica. 

Tecnologia e a gestão de sua clínica 

6 erros de comunicação com pacientes! | MedPlus

Questões administrativas e burocráticas demandam de bastante tempo da sua equipe. Quando esses processos não estão concentrados em um sistema, tudo fica ainda mais demorado. 

O cenário acaba sendo o seguinte:

  • Muitas impressões de documentos são realizadas;
  • Sua clínica acaba armazenando muito papel em grandes armários, ocupando espaço que poderia estar livre para um ambiente mais limpo e organizado;
  • O fluxo de caixa é controlado com uma série de anotações e lançamentos feitos à mão, dependendo do acerto humano; 
  • Sua equipe perde grande parte do tempo para organizar papeladas, anotar em bilhetes e organizar a agenda física.

Com a tecnologia tudo fica em um só lugar. Os lançamentos de pagamentos de clientes, por exemplo, passam a ser feitos automaticamente quando realizados por cartão ou boletos ligados ao seu sistema de gestão. 

Os documentos não precisam mais ser impressos, tudo fica armazenado de maneira segura em nuvem. Contando com o MedPlus você ainda pode ter a assinatura digital para validar esses documentos de maneira fácil e rápida.  

E vale destacar que sem a necessidade de imprimir documentos, você também corta custos. 

Como resultado, sua equipe ganha tempo para se dedicar ao atendimento ao paciente, e o gestor pode acompanhar relatórios para saber como estão os resultados da sua clínica.   

Leia também: A era da saúde digital: como a tecnologia impacta a vida de médicos e pacientes

Tecnologia para melhorar o atendimento aos pacientes

Para os seus pacientes, a tecnologia traz benefícios bem grandes. Primeiramente, a qualidade do atendimento melhora muito, personalizando o momento. Outra vantagem é a redução do tempo perdido nos processos em diversos setores. 

A comunicação de uma clínica médica digital acontece através das redes sociais. Permitindo que o paciente realize o agendamento ou o cancelamento de sua consulta facilmente através de canais já usados por ele no dia a dia. 

SMS, WhatsApp, Instagram e Facebook. A presença da clínica nessas redes sociais melhora o relacionamento com o paciente. 

Além do mais, a agenda online, a prescrição digital e o prontuário eletrônico tornam o atendimento muito mais rápido. E isso é bem importante quando se leva em conta o fato de que a vida dos seus pacientes é bastante corrida, e que todos procuram a economia de tempo.

Saiba mais sobre o assunto lendo o artigo: Atendimento mais digital e mais humano em clínicas médicas é possível?

Ferramentas digitais essenciais para sua clínica médica

Por que ter um prontuário eletrônico em sua clínica médica?

As tecnologias da saúde atualmente permitem que o médico acompanhe a situação do paciente através de wearables: equipamentos que ficam ligados ao corpo dele. Se trata de relógios inteligentes capazes de captar a pressão arterial, respiração e frequência cardíaca. 

Tudo isso auxilia, e muito, no diagnóstico de cada caso, e torna este processo muito mais rápido e certeiro. E isso é essencial quando se trata da vida e da saúde de alguém. 

Também é possível contar com sistemas que lembram os horários que os medicamentos devem ser dados ao paciente. 

A saúde digital está diretamente relacionada com a medicina preventiva. Alguns exames e dispositivos que fazem parte do dia a dia de médicos ajudam a monitorar doenças crônicas, e a visualização facilitada do prontuário eletrônico ajuda o médico a perceber a chegada de algumas doenças muito mais facilmente.  

Para que sua clínica médica consiga ser mais digital, algumas ferramentas se fazem essenciais. Conheça quais são elas:

  • Prescrição digital;
  • Assinatura digital;
  • Emissão de documentos e notas fiscais online;
  • Prontuário eletrônico;
  • Telemedicina;
  • Envio de e-mail e SMS;
  • Utilização de sistema de gestão médica com uma série de funcionalidades integradas. 

Conheça a telemedicina da MedPlus

Todas essas ferramentas podem melhorar o atendimento ao seu paciente. Mas é preciso saber como tirar proveito disso tudo. Para isso, vamos à última parte deste artigo:

Coloque em prática a saúde digital de uma vez por todas em sua clínica médica

Conhecer de verdade as funcionalidades que farão parte do dia a dia da clínica é essencial. Caso contrário, você e sua equipe não migrarão de vez para o digital, sempre dependendo, pelo menos em parte, do papel. 

Por isso, quando for escolher um sistema de gestão para sua clínica, escolha um software que ofereça todas as vantagens citadas no tópico anterior. 

Garanta que a empresa desse sistema irá auxiliar sua clínica na migração, explicando como aproveitar cada uma das ferramentas. 

Para colocar em prática a saúde digital, dois fatores devem ser colocados em ação: 

1- Conheça cada uma das funcionalidades por completo

O médico deve conhecer por completo o sistema e cada ferramenta. Assim, ele poderá gerenciar a clínica e a equipe de maneira eficiente. 

Com o papel sendo deixado de lado de vez, sua clínica irá cortar custos com impressão, canetas, agendas e post-its. Bastará um computador com acesso à  internet para que todos desenvolvam seu trabalho. 

O médico, portanto, deve escolher uma empresa que ofereça o sistema e um suporte que auxilie o profissional da saúde a utilizar cada uma das ferramentas da maneira correta. 

A MedPlus é uma solução completa para sua clínica médica e conta com esse suporte, além de blogs, vídeos e diversos materiais que são disponibilizados para ajudar o médico a tirar proveito das funcionalidades do sistema. 

2- Garanta que sua equipe conheça as ferramentas com as quais trabalhará

É importante lembrar que o médico não é a única pessoa da clínica que irá utilizar o sistema para trabalhar no dia a dia. Por isso mesmo, é importante ensinar sua equipe a aproveitar as diferentes vantagens dele.

Sua secretária ou recepcionista, por exemplo, terá de usar a agenda online, além de outras ferramentas para falar com seus pacientes. Por isso, reúna a parte da equipe que é responsável por essa questão e explique as funcionalidades. 

Caso exista alguém que irá cuidar de questões mais burocráticas, como o financeiro, lembre-se de explicar como utilizar as diferentes ferramentas. 

Com o MedPlus sendo o sistema em sua clínica, é possível indicar os materiais desenvolvidos pela empresa para ensinar sua equipe a utilizar as funcionalidades do sistema! 

Conclusão

Como um bônus para adicionar a esta sua jornada de estudos sobre a saúde digital, confira um eBook que fala sobre pacientes digitais, que irá ajudar sua equipe a melhorar o atendimento da sua clínica médica! 

Suellen Bosse

Gerente de Marketing
Atualmente é Gerente de Marketing, com mais de 15 anos de experiência na área de comunicação e relacionamento, faz parte do time da Sponte há mais de 18 anos.

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