O atendimento e o paciente em clínicas e consultórios médicos no pós-pandemia

Descubra como será o atendimento ao paciente em clínicas e consultórios médicos no pós-pandemia e como lidar com esse novo cenário em sua gestão médica.

Por Thais Geron em 21 de setembro de 2020.

Clínicas e consultórios médicos passaram por um período de adaptação para dar continuidade aos atendimentos presenciais. E a verdade é que tanto os pacientes quanto os profissionais da saúde estão esperando ansiosamente para que este período tenha fim e tudo volte à maneira como era antes.

A questão é que o pós-pandemia trará um novo cenário para o mundo. E dentre tantas incertezas, algumas questões já podem ser previstas.

As ações em clínicas médicas passaram a estar ainda mais focadas no atendimento ao paciente. Já a tecnologia, que muitos não consideram tão importante, será simplesmente essencial.  

Por isso, a gestão médica deve começar a se adaptar o quanto antes, garantindo que tanto a reabertura da clínica durante a pandemia quanto os atendimentos pós-pandemia estejam prontos para esta nova realidade. 

Quer entender melhor esse cenário e saber como adaptar a gestão de consultórios para as demandas que irão surgir? Então continue sua leitura e acompanhe nossas dicas:  

Cuidados para o atendimento ao paciente no pós-pandemia

A prevenção para um atendimento seguro começa antes mesmo do paciente chegar para a consulta.  É preciso realizar uma triagem para saber se ele está com algum sintoma que possa colocar em risco a equipe da clínica, ou até mesmo outros pacientes.

É importante saber se ele teve febre ou temperatura igual ou superior a 38ºC nos últimos dias, tosse ou qualquer outro sintoma respiratório. Caso a resposta seja positiva para qualquer uma das perguntas, o ideal é agendar uma nova data para a consulta.

Já para seus pacientes que são considerados grupos de risco e estão mais vulneráveis a contaminações, a recomendação é adiar qualquer tipo de tratamento presencial que não seja de emergência. Dependendo da situação, a melhor opção é realizar o atendimento ao paciente pela telemedicina.

A higienização das mãos e o uso de máscara se tornam obrigatórios tanto para o paciente quanto para o médico.

Os agendamentos das consultas devem ser feitos em intervalos maiores. Assim as chances de pacientes esperarem na sala de espera diminuem. E também poderá ser feita a higienização do consultório da maneira correta e com calma entre cada atendimento. 

Colocar um tapete umedecido com solução de hipoclorito de sódio também será importante. Assim é possível desinfectar os calçados antes de entrar no espaço da clínica médica. 

Atendimento humanizado em todo o contato do paciente com a clínica

O foco na qualidade do atendimento ao paciente deve ser muito grande por parte de todas as pessoas que trabalham na clínica, desde a secretária ou recepcionista, até o médico atendente.

É importante que todos façam o possível para realizar um atendimento humanizado. Afinal de contas, todos estavam vivendo uma situação bastante complicada devido à pandemia. Muitas pessoas poderão estar com medo de sair de casa ou fragilizadas, afinal ficaram muito tempo sem interagir.

Por isso, todos devem:

  • Serem simpáticos e mostrarem empatia;
  • Saberem ouvir o paciente;
  • Se mostrarem prontos para ajudar o paciente no que for possível;

Acompanhamentos deverão ser mais constantes

Durante a pandemia muitas pessoas acabam infectadas pelo vírus. Mas existem outras doenças bem sérias que precisam de acompanhamento médico constante. Se perguntando como fazer isso de maneira segura? 

Sempre que for preciso realizar um atendimento presencial, tome todas as medidas de segurança. Porém consultas de retorno ou de acompanhamento de um paciente podem ser realizadas através de teleconsultas. 

Esses atendimentos mais constantes também se fazem importantes na medicina preventiva. Ao evitar que seus pacientes fiquem doentes e desenvolvam quadros clínicos mais complicados, você diminui as chances de uma queda na imunidade, o que os deixaria mais propensos a se infectar com o vírus. 

No final das contas um atendimento híbrido se tornará a melhor opção. Afinal, ele mescla todas as vantagens do atendimento presencial e tira proveito de todos os benefícios da tecnologia do atendimento médico. 

Como a tecnologia poderá auxiliar sua clínica médica no atendimento no pós-pandemia

Um atendimento mais digital é uma ótima opção. Afinal seus pacientes têm utilizado muitas tecnologias online no seu dia a dia e se sentem à vontade com esse tipo de opção.

Isso também traz muitas vantagens para sua clínica médica. Principalmente se existirem diversas ferramentas digitais sendo utilizadas para tanto. 

Confira quais são as ferramentas que podem ser encontradas em um software de gestão:

Agenda online

Com ela fica mais fácil organizar sua agenda de atendimentos, levando em conta os intervalos necessários para realizar a higienização do consultório médico entre as consultas, e evitar que pacientes fiquem aguardando muito tempo na sala de espera.

Agendamento online

Permitir que seus clientes realizem o agendamento online também é bem importante. Com ele o contato com a clínica se torna muito mais fácil. 

Isso também diminui os custos com ligações e aumenta a produtividade de sua equipe. 

Você pode conhecer mais sobre os benefícios disso conferindo o post: Saiba quais são as vantagens do agendamento online para clínicas e consultórios médicos

Prontuário eletrônico

Manter um prontuário eletrônico facilita o atendimento pois o médico consegue acessar de maneira bastante clara todas as informações importantes, como históricos e alergias que o paciente tem. 

Prescrição digital

Prescrições tradicionais podem acabar sendo ilegíveis pois médicos geralmente têm pouco tempo para redigir a prescrição e não atrasar o próximo atendimento. Esse problema pode ser evitado com as prescrições digitais.

Com elas, o paciente pode verificar todo o seu tratamento facilmente. O que significa que se ele estiver com alguma dúvida sobre as medicações, que não tirou durante a consulta, poderá encontrar respostas ali. 

Teleconsultas

As teleconsultas se fazem possíveis através da telemedicina e podem ser muito úteis em sua clínica médica. Essa modalidade de atendimento faz com que o médico esteja mais próximo do paciente, realizando o atendimento mesmo que o profissional esteja longe dele. 

Como vimos durante o texto, a ferramenta pode ser fazer bastante útil em diversas situações. Para conhecer mais sobre as vantagens desse atendimento digital a distância, confira nosso eBook:

Thais Geron

Gerente de Produto
Administradora especialista em Informática em Saúde, com 16 anos de experiência na MedPlus e na área médica.