Por Jessica Saldanha em 30/09/2021

Entenda a importância do trabalho em equipe para que a gestão médica tenha melhores resultados

Saiba quais os benefícios do trabalho em equipe para obter melhores resultados em uma gestão médica e como promover essa cultura dentro de sua clínica.
Como o trabalho em equipe beneficia a gestão médica? | MedPlus

A gestão médica deve sempre estar em busca de melhorar seus resultados para proporcionar uma experiência de alta qualidade aos seus pacientes, e o trabalho em equipe é essencial para alcançar esse objetivo.

Porém, em muitas clínicas médicas, ainda falta a compreensão do quanto é importante trabalhar em conjunto. Há o compartilhamento do local de trabalho, mas cada profissional acaba se restringindo apenas às suas próprias funções.

Desse modo, a equipe não funciona de forma integrada e conectada, o que compromete o atendimento aos pacientes e dificulta até a gestão médica, a produtividade e a rentabilidade na clínica.

Clínicas e consultórios, assim como qualquer outro negócio, precisam de trabalho em equipe e integração para ter um melhor funcionamento. O foco no trabalho individual, sem uma perspectiva de crescimento coletivo, pode reduzir significativamente o desenvolvimento de sua clínica.

É nesse ponto que o trabalho em equipe mostra as suas vantagens, pois uma equipe médica que executa suas funções em harmonia é capaz de atender melhor os pacientes, além de ser mais produtiva e ágil.

Leia mais: 5 maneiras de melhorar o desempenho de sua equipe clínica

Sendo assim, a gestão médica tem como responsabilidade saber a importância do trabalho em equipe em clínicas médicas. Também é fundamental que busque as principais maneiras de proporcionar tal integração entre seus funcionários por meio da motivação e da comunicação interna.

Preparamos este artigo para explicar o quanto o trabalho coletivo é importante, como a clínica consegue se beneficiar dele e o que fazer para levar essa ideia aos colaboradores.

A importância do trabalho em equipe
Trabalho em equipe: quais são as vantagens na gestão médica??
Como proporcionar o trabalho em equipe em uma clínica médica??
Dicas para a gestão médica promover o trabalho em equipe

A importância do trabalho em equipe

Como o trabalho em equipe beneficia a gestão médica? | MedPlus

Trabalho em equipe significa que todos os profissionais atuarão juntos em prol de um bem maior, nesse caso, um atendimento eficiente ao paciente e a melhoria dos resultados da clínica médica.

Desse modo, o trabalho em equipe sempre se manifestará por meio da reciprocidade, com a interação constante de profissionais de diversas áreas, que precisam se comunicar e articular ideias.

Com os profissionais engajados juntos em uma mesma tarefa, é possível realizá-la com mais dedicação e maior eficiência.

Essa atitude é de grande importância para a clínica, já que é, também, uma maneira de evitar que os profissionais fiquem sobrecarregados ou descontentes com as suas tarefas e responsabilidades.

Além disso, o paciente, por estar diretamente inserido nesse ambiente, é capaz de perceber como a falta de união afeta a equipe médica e acabar escolhendo os serviços de um concorrente.

Os profissionais que trabalham em sua clínica precisam reconhecer e entender a importância do trabalho em equipe, de forma que consigam trabalhar juntos apesar de suas diferenças de ideias, perspectivas de mundo e demais divergências.

As clínicas trabalham com atendimento de pessoas em grande parte de seu tempo, assim, é essencial que a equipe saiba como agir em conjunto nesse setor.

Trabalho em equipe: quais são as vantagens na gestão médica?

O trabalho em equipe é capaz de apresentar grandes vantagens em clínicas médicas, como o aumento de produtividade e organização. 

Confira a seguir quais são os benefícios dessa prática:

  • Capacidade de realizar um atendimento humanizado aos pacientes.
  • Influência na captação de pacientes.
  • Integração entre diferentes setores da clínica e mais produtividade na gestão.
  • Valorização de funcionários e de seus respectivos trabalhos.
  • Troca de experiências entre a equipe médica, o que possibilita a melhoria de serviços oferecidos.
  • Promoção do bem-estar coletivo, de forma que colabore na harmonia do ambiente de trabalho.
  • Melhoria do ambiente interno, em vista que cada integrante em sua especialidade trabalha em busca de metas gerais coletivas, visando o melhor atendimento ao paciente e o crescimento da clínica médica.

Entre tantas vantagens, é possível citar que o trabalho em equipe também beneficia o setor financeiro.

Isso acontece pelo aumento de produtividade da equipe médica, ou seja, os integrantes do time são capazes de executar mais tarefas, e com mais qualidade, em um dia normal de trabalho. Sem mencionar a melhora de atendimento ao paciente, que acontece de forma mais humanizada e atenciosa.

As atividades realizadas pela equipe têm menor probabilidade de falhas, o que também gera economia para a clínica. Visto que toda tarefa mal executada precisa ser refeita e isso gera custos desnecessários para o consultório.

Leia mais: Controle de custos para sua gestão médica

Quando a gestão médica promove o trabalho de forma conectada e integrada, há a diminuição desses equívocos e, consequentemente, de despesas desnecessárias, além de melhorar a experiência do paciente na clínica.

Esse aumento de qualidade no atendimento reflete diretamente na fidelização de seu público e na conquista de novos pacientes.

É fácil perceber que, com uma equipe mais produtiva e com mais pacientes conquistados e fidelizados, há o aumento de receita, um objetivo comum a toda gestão médica. 

Como proporcionar o trabalho em equipe em uma clínica médica?

Como o trabalho em equipe beneficia a gestão médica? | MedPlus

Existem diversas maneiras com que a gestão médica pode estimular o trabalho em equipe entre seus funcionários.

Uma delas é promover um espaço em que os colaboradores possam trocar experiências e analisar suas qualidades e pontos que ainda precisam de melhorias.

Outra maneira é motivar sua equipe por meio de feedbacks e comunicação interna, já que a existência de um canal de comunicação entre profissionais melhora a fluidez do ambiente de trabalho e faz com que tenham mais dedicação para atuarem juntos.

A gestão médica também pode ter a iniciativa de auxiliar seus funcionários a se capacitarem periodicamente.

É uma maneira de fazer com que os profissionais da clínica adquiram novos conhecimentos e habilidades para serem utilizadas em momentos de trabalho em equipe.

Leia mais: A importância da qualificação da equipe

Com a melhoria do trabalho coletivo, a clínica é capaz de alcançar resultados superiores e, assim, captar novos pacientes e fidelizar aqueles que já utilizam os serviços oferecidos.

Dicas para a gestão médica promover o trabalho em equipe

Como o trabalho em equipe beneficia a gestão médica? | MedPlus

Segundo Daniel Godri Junior, especialista em treinamentos de equipes há mais de 16 anos, e que trabalhou com empresas relevantes, como Coca-Cola, Bradesco, Petrobras, Vale, HSBC e Fiat:

“Trabalhar em equipe não significa que todos tenham que fazer tudo, mas sim ter a consciência do todo e do papel de cada um neste todo”.

Tendo essa fala como referência, é possível afirmar que muitos integrantes têm a ideia equivocada sobre trabalho em equipe, pois acham que precisam realizar tarefas fora de sua alçada ou que vão terminar realizando-as sozinhos.

Esse pensamento deriva, em partes, da falta de orientação da gestão médica, que tem uma relevância insubstituível quando se fala em equipes integradas. É preciso liderar a equipe, com orientações e metas claras, e explicar que cada um terá suas responsabilidades, para que, por fim, a clínica obtenha melhores resultados.

Para conseguir executar essa tarefa, há algumas estratégias que a gestão médica pode usar:

  • Organize reuniões rápidas para conversar com o time: o alinhamento de ideias precisa acontecer, seja para o comunicado de avisos, revelação de novos projetos ou troca de feedbacks.
  • Use a tecnologia para promover a sintonia entre os integrantes da equipe: o grande segredo do trabalho coletivo é que cada indivíduo tenha uma ampla visão do projeto final e o seu andamento.

A tecnologia torna essa visão panorâmica uma possibilidade, além de ser um canal para agilizar a comunicação entre os integrantes. O Google Drive e os grupos no Telegram e WhatsApp são alguns exemplos. 

Mas um sistema de gestão médica, com uma agenda médica integrada, é o caminho para conectar todo esse processo e facilitar demais o trabalho em equipe.

Um bom sistema, como o MedPlus, integra todos os processos da clínica médica e, com a agenda, permite que todos estejam cientes das atividades e da rotina diária. Assim, a gestão médica pode se tornar muito mais conectada.

  • Tenha a comunicação como a maior aliada: quando se tem a responsabilidade de organizar uma equipe, saber se comunicar é o caminho para o sucesso.

Os integrantes devem se sentir à vontade com a gestão médica para se comunicarem em casos adversos, como quando houver alguém não cumprindo prazos, ou com baixo rendimento. É essencial filtrar as informações, analisar resultados, executar as mudanças necessárias e saber conversar com quem trouxe a reclamação e com quem precisa rever suas práticas.

  • Seja cauteloso em metas e exigências: claro que o gestor deve explorar o potencial de seu time, mas estabelecer metas desconectadas da realidade apenas resultará em frustração coletiva. 

Traçar metas alcançáveis é primordial, e isso é possível apenas com o auxílio de uma análise de dados precisa. Tenha um sistema de gestão para clínicas médicas capaz de apresentar esses dados para estabelecer metas reais e alcançáveis à equipe, como o MedPlus.

  • Reconheça os projetos bem-sucedidos de sua equipe: quando o consultório obtém sucesso em suas metas, como a conquista de novos pacientes ou queda na inadimplência em sua clínica, o resultado deve ser celebrado como uma conquista coletiva.

Não é preciso fazer grandes celebrações, mas algo simbólico que torne o ambiente mais leve e deixe a equipe com aquela sensação de dever cumprido.O gestor precisa se manter atento para verificar se sua equipe está atuando em conjunto e em prol do consultório médico.

Quer saber mais sobre outras maneiras de alcançar mais produtividade em sua equipe médica? Então acesse nosso eBook gratuito sobre como a agenda médica pode beneficiar sua clínica para obter esse resultado:

Líder de atendimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *