A importância da qualificação da equipe

Por MedPlus em 24 de dezembro de 2015.

 

Umas das formas de manter o crescimento de qualquer empresa, de qualquer segmento, é possuir uma equipe capacitada e qualificada. Não basta realizar uma contratação pensando apenas na realização de uma demanda específica, mas sim no potencial que os integrantes da equipe tem para assumir posições estratégicas, e complementar e aprimorar as funções para as quais foram contratadas.

E nesse processo, qualificar é fundamental. Investir na qualificação da equipe ainda é visto como um custo por muitos empreendedores, mas suas vantagens podem compensar muito no longo prazo, e se mostrar com um excelente investimento.

Primeiramente, qualificar ajuda a aprimorar a capacidade técnica do colaborador, e isso resulta na melhoria do serviço prestado. Já citamos aqui, por exemplo, a importância da função da secretária em uma clínica médica. Com treinamentos frequentes, o atendimento ao público com certeza será cada vez melhor.

Outro fator positivo para a empresa é que o investimento em qualificação ajuda a reter profissionais talentosos. Além de poder contar por muito tempo com colaboradores competentes, isso também reduz os custos da rotatividade, gerada por demissões e contratações. Na ponta do lápis, qualificar pode sair bem mais barato.

É importante saber também, que o processo de aprimoramento, por assim dizer, já começa no momento da contratação. Antes de integrar um novo funcionário aos quadros da empresa, é imprescindível avaliar se ele de fato atende ao perfil da vaga, se se enquadra aos valores da empresa, e possui potencial para crescimento.

Além disso, e quem sabe o mais importante, o maior exemplo é o líder. A postura do gestor não deve ser contraditória, por isso de nada adianta investir um bom dinheiro em palestras, cursos e treinamentos, se os valores aprendidos não são aplicados por quem está no comando.

MedPlus