Como fazer uma boa gestão do corpo clínico

Para que uma clínica alcance o sucesso em todas as suas funções, é preciso que o gestor esteja atento ao modo como seus pacientes são atendidos e, principalmente, no modo como se relaciona com a sua equipe clínica. Quando o gestor consegue fazer uma boa gestão do corpo clínico, a clínica consegue ter mais eficiência e um diferencial em relação aos demais consultórios.

O corpo clínico faz parte das variadas e necessárias áreas de atuação de uma clínica, como médicos, enfermeiros, secretarias, entre outros. Fazer uma boa gestão de sua equipe é uma tarefa que demanda tempo, atenção e paciência por parte do gestor. Quando realizada, é possível manter a eficiência e o profissionalismo no ambiente organizacional.

Confira a seguir como o gestor pode realizar essa tarefa!

Promova a implementação de um Conselho Administrativo

Para proporcionar uma boa comunicação entre todos os colaboradores da clínica, uma iniciativa é a de promover a implementação de um Conselho Administrativo. O Conselho formará um grupo composto pelo gestor, profissionais do corpo clínico e de outras áreas administrativas e terá como responsabilidade tomar decisões envolvendo as questões gerenciais da clínica.

É uma forma de todos os profissionais se reunirem para analisar o que precisa ser aprimorado e o que é possível fazer de melhor nas variadas áreas da clínica. Além disso, o Conselho possibilita que haja uma melhor comunicação entre todos, sendo um espaço para que os colaboradores tenham oportunidade de fazer sugestões e comentários.

Faça especialização em Gestão de Pessoas

O gestor de uma clínica precisa estar sempre se atualizando em assuntos relacionados à administração de um negócio. Um desses assuntos é a Gestão de Pessoas, área responsável por unir as estratégias de uma empresa com foco no desenvolvimento de seu capital humano. Essas estratégias precisam envolver motivação, treinamento, processos de comunicação, conhecimentos e competências com o objetivo de promover a satisfação da equipe clínica.

Por isso, é recomendável que o profissional busque fazer uma especialização nessa área, estando presente em cursos, treinamentos e palestras para conhecer o assunto com profundidade e aplicá-lo em sua clínica. O gestor será o responsável por desenvolver as estratégias que estejam relacionadas ao corpo clínico e na melhoria do ambiente de trabalho para esses profissionais.

Padronize os procedimentos da clínica

Com diversos funcionários em uma clínica, pode acontecer de haver confusão em relação aos dados e informações sobre os pacientes, procedimentos e protocolos. A padronização dos procedimentos e informações é uma maneira de evitar que erros ocorram e faz com que os colaboradores se sintam confortáveis em seu ambiente de trabalho.

É uma responsabilidade do gestor decidir como será o padrão das diversas funções exercidas em sua clínica, como atendimento de um paciente, preenchimento do protocolo e armazenamento das informações tanto dos pacientes quanto das áreas da clínica.

Tenha a tecnologia como aliada

A tecnologia precisa ser vista como uma verdadeira aliada dos processos internos da clínica, além de ser uma maneira de, indiretamente, o gestor realizar uma melhoria no ambiente de trabalho para toda a equipe.

O Software de Gestão Médica MedPlus apresenta excelentes benefícios para os gestores de clínicas, garantindo que a gestão de todos os setores seja centralizada. Os recursos presentes no software, como a prescrição de medicamentos eletrônica, armazenamento de imagens e arquivos, organização da gestão financeira, entre outros, podem otimizar significativamente o trabalho de gestores e equipe. Entre em contato conosco e saiba o que o Software de Gestão Médica MedPlus pode fazer por sua clínica.

Como você faz a gestão do corpo clínico de sua clínica? Conte para nós nos comentários abaixo!

Thais Geron

Gerente de Produto
Administradora especialista em Informática em Saúde, com 16 anos de experiência na MedPlus e na área médica.