4 dicas para aumentar a produtividade da sua equipe médica

Por Cecília Galvão em 03 de maio de 2017.

Ter um consultório médico, trabalhar no atendimento de pacientes e ainda na gestão de todas as atividades é uma tarefa bem árdua, que a longo prazo pode afetar diretamente a produtividade de toda a equipe médica.

Normalmente, isso tende a acontecer devido à sobrecarga de atividades. Você e seu time, precisarão dar conta de muitas tarefas em um curto espaço de tempo, então com o passar dos dias ou das semanas, muitas acabarão ficando acumuladas, entende?

A falta de produtividade prejudica muito sua clínica ou consultório, podendo até impactar diretamente em seu negócio, na forma com que o atendimento é feito e em diversos outros fatores.

Quanto maior a quantidade de trabalho para ser feito, maior será a queda da produtividade de toda a equipe. Como sabemos que o atendimento e o foco no paciente é algo muito sério, queremos te dar algumas dicas para que você mantenha a produtividade de toda a sua equipe em alta.

Será que existe algum segredo para conquistar isso?

A MedPlus tem a convicção que basta um pouco organização para que você consiga aumentar a produtividade da sua equipe médica de uma forma muito bacana. Para isso, separamos alguns dicas que irão te ajudar!

Acompanhe com atenção!

1º Dica – Trabalhe um check-list de tarefas

Normalmente, temos uma grande quantidade de tarefas para executar dentro de um dia de trabalho, no entanto, você consegue visualizar um panorama completo de atividades.

Nesses casos, a utilização de um check-list pode te ajudar a ter uma melhor organização. Principalmente, quando você estabelece uma lista de prioridades, entende?

Você pode fazer em uma simples folha de papel, ou então, utilizando a tecnologia. Já existem muitas ferramentas que permitem a utilização de listas por aplicativos com notificações, status de andamento e até mesmo, a possibilidade de criar gráficos de produtividade.

Esse tipo de ferramenta ajuda muito a aumentar a produtividade de sua clínica de uma maneira geral. Até porque, você pode visualizar como todos estão trabalhando em tem real, basta que seja atualizado.

Um aplicativo bem simples, é o Evernote. Bem básico, mas permite anotações até mesmo do celular. O Trello é outra opção básica também.

2º Dica – Tenha um Sistema de gestão eficiente

Se você prefere utilizar um sistema que vá além de simples aplicativos, o mais indicado é um sistema de gestão, igual ao que a MedPlus tem. Isso porque, quando você automatiza processos, você é capaz de aumentar a produtividade em todas as áreas possíveis.

Pense em quantas áreas poderiam ser beneficiadas com essa aplicação?

Você pode começar automatizando a forma com que sua clínica faz o agendamento de consulta, evitando erros nessa marcação. Pode também, inserir a utilização de prontuários eletrônicos, facilitando muito o armazenamento de informações.

Toda a ferramenta que você coloca para facilitar a organização, com toda a certeza irá impactar nos seus resultados, na satisfação por parte de toda a sua equipe médica e claro, na qualidade final do atendimento ao seu paciente.

A MedPlus conta com um software de gestão capaz de atender todas as necessidades de um consultório ou de uma clínica. Isso facilitará e dará mais agilidade a todos os processos sejam eles internos ou remotamente. Nosso sistema tem uma capacidade de adaptação em diversos dispositivos, isso irá facilitar muito seu acesso.

Caso tenha interesse em conhecer melhor nossos sistema, entre em contato conosco através do formulário ao final desse conteúdo ou então, em um de nossos telefones.

3º Dica – Tenha um tempo de consulta pré estabelecido

Imagine se cada vez que um paciente entrasse no consultório para ser atendido, ele pudesse ficar lá dentro pelo período que quisesse? Certamente, alguns iam passar bem rapidamente e outros, iriam levar mais de um hora, não é mesmo?

Exatamente por esse motivo, você precisa, desde o início, estabelecer o tempo de consulta e se possível, passar essa informação no ato da marcação para o próprio pacientes.

Não ter essa organização fará com que você tenha um atraso em todos os seus atendimento, só aumentando de forma gradativa. Por parecer pouca coisa, mas os últimos atendimentos podem ser os mais prejudicados, causando um excesso de atraso e até mesmo a desistência do atendimento.

Padronize o padrão de seus consultas, pois com isso todos terão o mesmo tempo e atenção. Se for necessário, você pode monitorar esse tempo, colocando um alerta para o momento em que o tempo se esgotar.

Caso você estabeleça esse período, no entanto comece a perceber que ele não está sendo suficiente, faça um monitoramento de quantidade de tempo e depois, aplique uma média entre os pacientes. Isso poderá te ajudar a enquadrar melhor essa questão.

Uma boa dia de produtividade sobre isso é deixar as consultas de primeira vez com um tempo maior de atendimento. E para os retornos, diminuir esse tempo. Costuma funcionar muito bem.

4º Dica – Tenha uma equipe treinada

Por fim, não temos nenhuma dúvida que o treinamento de qualidade de uma equipe é capaz de otimizar o tempo de uma forma bastante importante. Uma equipe treinada atua com mais eficiência e com isso, realiza tarefas mais assertivamente.

Ofereça sempre treinamentos e qualificações para melhorar a vida de todos. Você pode estar achando que está investindo nos profissionais, porém está mesmo investindo na melhoria de resultado de seu próprio consultório.

Além disso, aprender e se capacitar garante uma motivação muito maior e isso, refletirá diretamente no nome de seu negócio.

Gostou das dicas!

Aplique hoje mesmo!

Cecília Galvão

Líder de atendimento
Atua no atendimento da MedPlus há quase 2 anos e possui experiência nas áreas de atendimento ao cliente, suporte técnico, implantação e sucesso do cliente.